Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

Informações: Dia: 16/08/2007 Hora: 21:54:44
Nome: Paulo De Lima
Outro: Mortificação Corporal
e-mail:
(excluímos)@bol.com.br
Telefone:
(excluímos)
Comentários: Salve Maria!!! A sua benção Padre. Queria lhe agradecer pelo cilicio, ele chegou hoje em minha casa. dentro de alguns dias estarei ajudando o instituto.Deus lhe abençõe!!! Sei o que é mortificação corporal, mais gostaria de saber melhor o que é? O que a Igreja diz? Os santos praticavam a Mortificação? Quais são os beneficios? Obrigado!!!

 

Anápolis, 19 de agosto de 2007

 

Ao senhor Paulo de Lima

Congonhas – MG

 

Prezado senhor Paulo, fuja das criaturas e procure unir-se a Deus a cada dia: “Felizes os íntegros em seu caminho, os que andam conforme a lei de Deus!” (Sl 118, 1).

 

Obrigado pelo seu e-mail.

Caríssimo Paulo de Lima: “Pode-se, pois, definir a mortificação: a luta contra as más inclinação para as submeter à vontade, e esta a Deus. É menos uma virtude que um complexo de virtudes, o primeiro grau de todas as virtudes, que consiste em vencer os obstáculos, no intuito de restabelecer o equilíbrio das faculdades, a sua ordem hierárquica. Assim se vê melhor que a mortificação não é um fim, senão um meio; o homem não se mortifica senão para viver uma vida superior, não se despoja dos bens exteriores senão para melhor conseguir os bens espirituais, não se renuncia a si mesmo senão para possuir a Deus, não luta senão para gozar da paz, não morre a si mesmo senão para viver da vida de Cristo, da vida de Deus. A união com Deus é, pois, o fim da mortificação. Assim, melhor se compreende a sua necessidade” (Compêndio de Teologia Ascética e Mística, Ad Tanquerey, 754).

O Catecismo da Igreja Católica diz: “O caminho da perfeição passa pela cruz. Não existe santidade sem renúncia e sem combate espiritual. O progresso espiritual envolve ascese e mortificação, que levam gradualmente a viver na paz e na alegria das bem-aventuranças” (2015).

Leia a vida dos santos e você verá que todos eram mortificados: “…também hoje as almas desejosas de santificação jejuam, vigiam, disciplinam-se, trazem o cilício. Nosso Senhor Jesus Cristo jejuou quarenta dias. São Paulo castigava seu corpo para reduzi-lo à servidão (cf. 1Cor 9, 27). Eis os nossos modelos válidos para todos os tempos! São Francisco de Sales, que não era nenhum velho anacoreta, flagelava-se até o sangue” (Bem-aventurado José Allamano, A Vida Espiritual, Cap. 25).

Por que devemos fazer penitência?

1. Para evitar o inferno.

2. Para evitar o purgatório.

3. Para merecer um bom lugar no Paraíso.

4. Para manifestar o nosso amor a Cristo.

5. Para ajudar o próximo a alcançar a salvação eterna.

6. Para viver na verdadeira paz também neste mundo.

 

Seja devoto de São Gabriel da Virgem Dolorosa (estampa abaixo).

 

 

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar