Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

-

 

 

Informações: Dia: 20/08/2007 Hora: 13:34:50
Nome: andre valente franco
Outro: ordens franciscanas
e-mail: (excluímos)@zipmail.net
Telefone: (excluímos)
Comentários: prezados irmaos... Feliazmente passei este final de semana na congregacao onde o senhor deus me chama e onde eu farei o pedido para adimissao, por isso gostaria de pedir oracoes para que o superior geral me acolha e me aceite na congregacao e que possa sempre viver o verdadeiro espirito de doacao e penitencia de sao francisco de assis. Agora gostaria de fazer um comentario e ficaria muito feliz se o senhor padre pude-sse comenta-lo: A ordem franciscana fundada por sao Francisco de assis possui realmente o espirito de penitencia, humildade e pobreza na verdadeira consagracao .Mas esse espirito foi perdido pelos franciscanos sem execao da ordens capuchinhas e conventuais o senhor nao acha que as ordens deveriam voltar as raizes santas e austeras? viverem novamente na pobreza e na penitencia? como viveu verdadeiramente sao francisco

 Prezado padre.. Gostaria de saber se o senhor pudesse me mandar o cilicio atravez de meu endereco rua (excluímos)apto (excluímos) bairro pirituba cep (excluímos) sao paulo sp pss. gostaria tambem de saber quanto custa e como devo pagar pois eu nao mecho com banco nem tenho contata, se tem alguma maneira de pagar pelo correio com carta registrada sedex etc... um fraterno abraco.

 

Anápolis, 21 de agosto de 2007

 

Ao senhor André Valente Franco

 

Prezado senhor, entre na Congregação que você encontrou e não fique procurando novidades: “O noviço que passa de mosteiro a mosteiro se parece com um animal que, sob o jugo, é movido para cá e para lá” (Abade Isaías, Apoftegmas).

 

Sobre os Franciscanos, não os conheço, já vi alguns há muitos anos atrás, mas nunca convivi com os mesmos.

Cada religioso tem o dever de obedecer as Constituições de seu Instituto: “Pela sua profissão religiosa, os membros de um Instituto comprometem-se a observar com fidelidade e amor as suas constituições, pois reconhecem nestes a forma de vida aprovada pela Igreja para o seu Instituto e a expressão autêntica do seu espírito, da sua tradição e da sua regra” (Elementos Essenciais da Doutrina da Igreja sobre a Vida Religiosa aplicados aos Institutos Consagrados ao Apostolado, III, 3).

Sobre os Franciscanos: “Pensa na beleza da Regra, dada com tanta sabedoria e luz por homens que o Espírito Santo transformara em templos seus! São Bento, com quanta perfeição organizou sua ordem! São Francisco de Assis, com que virtude fundou a sua! Ele, ao orientar seus frades para a perfeição, escolheu a mais austera pobreza e pessoalmente a viveu com simplicidade. Francisco procurou a humilhação, desprezou-se a si mesmo, não se preocupou em agradar aos outros contrariando minha vontade, amou ser vilipendiado pelo mundo, mortificou seu corpo, destruiu o egoísmo. Francisco cercou-se de dores, afrontas e infâmias por amor do humilde Cordeiro, com o qual viveu crucificado. A tal ponto chegou que, por graça singular, viam-se no seu corpo as chagas do meu Filho. Foi assim que orientou seus frades. Perguntar-me-ás: ‘E as demais ordens, também elas foram fundadas na pobreza?’ Sim, mas cada uma salienta um aspecto particular. Embora todas se alicercem na pobreza, acontece-lhes como aquilo que se verifica com as virtudes: todas elas adquirem sua força na caridade, mas cada homem pratica melhor uma delas, embora todos vivam no amor. Assim acontece com as ordens. O ideal particular de Francisco foi a pobreza; foi orientado no amor a ela que organizou sua ordem com extrema severidade. Iniciou-a com homens já perfeitos, não com pessoas comuns. Eram poucos, mas bons. Eu disse ‘poucos’, porque não são numerosos os que atingem a perfeição. Com o passar do tempo aumentou o número dos seus frades e, por causa das imperfeições, decaiu a prática da pobreza. Isso aconteceu não por defeito da ordem, mas porque apareceram súditos desobedientes e superiores maus” (Santa Catarina de Sena, O Diálogo, Quarta Parte, 36. 3. 2).

Sobre o cilício, lhe enviarei o mais rápido possível. É um presente.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar