Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 04/10/2007 Hora: 20:02:56
Nome: Vitor Augusto Cordeiro Milagres
Outro: Duvida
e-mail: (excluímos) @hotmail.com
Telefone: (excluímos)
Comentários: ( Congonhas, MG) Mais uma vez sua Benção Pe. Divino! Padre, a alguns meses atras eu estive doente e emagreci muito, porem acostumei o comer pouco e continuo a emagrecer. Estou com grande duvida pois preciso comer mais do que como, e tenho medo disso ser gula. Afinal é gula ou não? A gula e também os outros pecados capitais são pecados mortais? Obrigado!

 

Anápolis, 05 de outubro de 2007

 

Ao senhor Vitor Augusto Cordeiro Milagres

Congonhas – MG

 

Prezado senhor, não perca tempo com as coisas do mundo, mas trabalhe fervorosamente para salvar a sua alma imortal: “Estou eu pronto a comparecer perante o meu Juiz” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

 

Caríssimo, preste atenção!

Gula é o amor desordenado dos prazeres da mesa, da bebida ou da comida. Se você está se alimentando para sobreviver, não está pecando. A desordem consiste em procurar o prazer do alimento, por si mesmo, considerando-o explícita ou implicitamente como um fim, a exemplo daqueles que fazem do seu ventre um deus, ou em o procurar com excesso, sem respeitar as regras que dita a sobriedade, algumas vezes até com prejuízo da saúde.

A Gula é pecado grave quando chega a excessos tais que nos torne incapazes, por tempo notável, de cumprir os nossos deveres de estado ou obedecer às leis divinas ou eclesiásticas.

Gula não é só comer muito, mas é também comer somente o que gosta.

Sobre a Ira. Quando a cólera é simplesmente um movimento transitório de paixão, é de sua natureza pecado venial. A cólera, que chega a ódio e rancor, quando é deliberada e voluntária, é pecado mortal.

Sobre a Inveja. Em si, é a inveja pecado mortal.

Sobre a Preguiça. Quando chega a omitir os deveres religiosos necessários à própria salvação, há falta grave. Quando este torpor o não leva a descurar senão deveres, religiosos ou civis, de menor importância, não passa de venial o pecado.

Sobre a Luxúria. Toda vez que se quer ou procura diretamente o prazer mau, o prazer voluptuoso, há pecado mortal.

Sobre a Avareza. A avareza é um sinal de desconfiança de Deus, que prometeu velar sobre nós com paterna solicitude, não nos deixando jamais passar falta do necessário, contanto que tenhamos confiança n’Ele. É, pois, grave de sua natureza este pecado.

Sobre a Soberba. O orgulho (soberba) propriamente dito, o que consciente e voluntariamente usurpa, ainda mesmo implicitamente, os direitos de Deus, é pecado grave, o mais grave até dos pecados, diz Santo Tomás de Aquino, porque não se quer submeter ao supremo domínio de Deus.

Prezado Vitor, reze pelos jovens; eles estão tão VAZIOS que qualquer LIXO os satisfazem.

O MUNDO é um MONTURO, e aquele que o segue se ALIMENTA do esterco oferecido por ele, como por exemplo: novelas, roupas imorais, canções pornográficas, bailes, bebedeiras, etc. Haja porco!

Reze muito, porque a morte não tarda.

Eu te abençôo e te guardo no Puríssimo Coração de Maria Santíssima.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, telefone e cidade do leitor. Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar