Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 28/10/2007 Hora: 04:46:57
Nome: (excluímos)
Assunto: Castidade e Mortificação
e-mail: (excluímos) globo.com
Telefone:  (excluímos)
Cidade: Nova Iguaçu
Estado: Rio de Janeiro
Comentários: A Paz de Cristo, Pe. Divino! Estou passando por imensas dificuldades em manter a castidade. Eu e minha namorada, ambos cristãos, temos pecado com nossos corpos. Ela tem (excluímos) anos e se mantém intacta, no sentido de nunca ter havido penetração. Eu tenho (excluímos) anos e mantenho-me fiel a minha namorada, aguardando o nosso casamento de acordo com a vontade de Deus. O problema é que por vezes nos deixamos tocar e dar prazer um ao outro. Não concluímos o ato, mas chegamos a praticar os “preliminares”. Fora que, sempre que caímos dessa maneira, ainda acabo por me masturbar algumas vezes durante os dias seguintes à queda. Não quero que isso ocorra, mas sou fraco e acabo por vacilar em minha fé. Confessei-me já diversas vezes, periodicamente, sobre esses pecados contra a castidade, mas ainda não o consegui vencer de fato, pois torno a cair após algumas semanas. Entristeço-me demais com isso, e acabo por diminuir até mesmo as minhas orações e devoções diárias, assim como os meus estudos sobre a Igreja e seus santos. Dá-me uma fraqueza e vergonha enormes diante de Jesus, e fico morno até que me confesse. Já tenho até mesmo vergonha de confessar sempre os mesmos pecados. Fico ainda mais triste, pois nesse estado, quando pecamos contra a castidade, não posso me aproximar da Eucaristia até que me arrependa, confesse e faça a penitência. É triste ver-me excluído, por minha própria culpa e fraqueza, quando muitos na missa vão receber a Cristo na comunhão. Algumas vezes, antes de levar a minha namorada a pecar comigo - pois eu quase sempre é que insinuo e a estimulo a cair - já aconteceu de me masturbar para que a vontade enfraqueça e eu não a toque ou estimule quando nos encontrarmos. Mas doe-me a consciência e não me aproximo também da comunhão. Mesmo que eu não passe da masturbação, apesar de não saber muito bem se a masturbação é ou não pecado mortal. Na dúvida eu não comungo. Como estou sem emprego faz dois anos e venho passando por muitas dificuldades financeiras, gostaria saber do senhor se seria possível eu conseguir o cilício. Quando eu o tiver, caso o consiga, pedirei instruções ao padre da paróquia que participo, pois já li que tudo isso é preciso antes de começar a usá-lo. Gostaria também – perdoe-me o atrevimento, padre – de saber da possibilidade de conseguir apenas um dos CDs abaixo, pois me pareceram ter relação direta com o pecado que venho enfrentando: 012 - Pregação sobre A Morte, ou 003 - Pregação sobre A Brevidade da Vida, ou 004 - Pregação sobre As Colunas que Sustentam o Matrimônio. Mas caso o senhor ache que outro CD seja mais indicado no meu caso por favor desconsidere os que coloquei acima. Confio em seu discernimento e experiência. Faço parte de uma paróquia da Administração Pessoal São João Maria Vianney, que celebra a missa em latim, e eu e mais dois amigos vamos organizar em breve um estudo em grupo sobre o Rito Tridentino, buscando divulgá-lo em outras paróquias. Nossa meta é conseguir que outros fiéis peçam a seus padres a celebração em latim também em suas igrejas. Com esses grupos pretendemos mostrar a outras pessoas, como leigos, um pouco do Rito, estudando em conjunto sobre a Missa Tridentina. Por isso, acanhadíssimo, ouso ainda pedir ao senhor o CD que ensina sobre a Missa Tridentina parte por parte. Creio que será um excelente recurso para mostrar às pessoas que se dispuserem a estudar conosco, principalmente as que nunca assistiram a missa em latim. Ter um recurso visual será de grande valia, pois muitos não se dispõem a ir até um local onde a missa Tridentina ocorra. Padre, eu não possuo dinheiro para comprá-los, senão compraria com o maior gosto. Não venho agir de má fé com o senhor, de verdade. Estou buscando ajuda com esses recursos. Por isso eu venho lhe pedir, humildemente, o cilício. O CD da Missa Tridentina e um CD com alguma pregação são até secundários, a meu ver. Nunca eu ficaria chateado ou triste se não puder me enviá-los, longe de mim tal coisa! Sei muito bem que devem lhe custar também muitos sacrifícios para disponibilizá-los a um preço tão acessível. E eu só posso lhe retribuir no momento com minhas orações. Caso venha a publicar esta carta, por favor, oculte as nossas idades e o meu endereço e nome. Desde já, rogo a Deus que continue abençoando seu apostolado e paróquia! E que a Virgem Maria lhe proteja com seu manto. Peço suas orações, sua interseção junto a Virgem e Nosso Senhor, para que Ele nos envie forças para superarmos essa imensa fraqueza e vergonha, para que um dia sejamos dignos de receber o sacramento do matrimônio. Dominus sit in corde tuo (excluímos) Avenida (excluímos), nº (excluímos) Bairro (excluímos)– Nova Iguaçu – RJ

 

Anápolis, 06 de novembro de 2007

 

Ao senhor...

Nova Iguaçu – RJ

 

Prezado senhor, seja firme e lute com valentia para vencer as tentações contra a carne: “O barro, qualquer chuva o dilui, qualquer enxurrada o carrega para as mil valetas dos caminhos, qualquer depressão do terreno o transforma em charco... A rocha mantém-se firme em face das tempestades, levanta-se como um baluarte diante das ondas furiosas” (Dom Rafael Llano Cifuentes).

Enviar-lhe-ei o material pedido: Cilício, CD sobre a Missa Tridentina e dois CD’s (As tentações de Jesus Cristo e a Existência do demônio); é um presente para você.

Você disse ter dúvida se a masturbação é pecado mortal. Digo-lhe que a masturbação é pecado gravíssimo. Não só a masturbação é pecado mortal, mas também a polução provocada e os toques nas partes íntimas de outras pessoas.

 

Para vencer o pecado contra a carne é preciso:

  1. Querer.

  2. Meditar no amor de Cristo Jesus por ti: “Eu ainda não O amava, e Ele já me tinha Amor... Jesus amou-me desde toda a eternidade, pois desde sempre eu estava presente aos seus Olhos. Via-me, amava-me e preparou-me os seus Dons e as suas Graças” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

  3. Meditar sobre o pecado mortal: “Chama-se mortal porque dá a morte à alma, fazendo-a perder a graça santificante, que é a vida da alma assim como a alma é a vida do corpo. O pecado mortal: 1°. priva a alma da graça e da amizade de Deus; 2°. fá-la perder o Céu; 3°. priva-a dos merecimentos adquiridos e torna-se incapaz de adquirir novos; 4°. torna a alma escrava do demônio; 5°. fá-la merecer o inferno e também os castigos desta vida” (São Pio X, Catecismo Maior, 949 e 950).

  4. Meditar sobre os novíssimos do homem: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso: “Em tudo o que fazes, lembra-te de teu fim e jamais pecarás” (Eclo 7, 36).

  5. Fugir das ocasiões perigosas: “Quem quiser salvar-se, precisa renunciar, não somente ao pecado, mas também às ocasiões de pecado, isto é, deve afastar-se deste companheiro, daquela casa, de certas relações de amizade...” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XXXI, Ponto III).

  6. Rezar muito, principalmente o Santo Terço: “O Concílio de Trento ensina que Deus não manda nada impossível, mas exige que façamos o que podemos e oremos para alcançar a graça de fazer o que por nós mesmos não podemos” (Sess. VI, De iustificatione, c. XI).

  7. Confessar com freqüência: “Quando um se confessa freqüentemente e acusa francamente as faltas ou imprudências cometidas contra a pureza, fortifica singularmente a vontade contra as tentações” (Ad. Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 882, b, 1).

  8. Comungar com freqüência: “... a união íntima com Aquele, que é Deus de toda a santidade, amortece a concupiscência, torna a alma mais sensível. Pela confissão e comunhão freqüente é que São Filipe Néri curava os jovens, escravos do vício impuro” (Ad. Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 882, b, 2).

  9. Estar sempre ocupado: “A ociosidade é má conselheira; o trabalho pelo contrário, absorvendo a nossa atividade inteiramente, afasta-nos a imaginação, o espírito e o coração dos objetos perigosos” (Ad. Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 881, e).

  10. Mortificar o corpo: usar cilício, jejuar com moderação, dormir em tábuas uma vez por semana, etc: “Não sabeis que a carne se rebela quando é acariciada?” (São Godofredo), e: “Os jejuns longos e imoderados muito me desagradam, principalmente quando os observam jovens de tenra idade” (São Jerônimo).

  11. Estar sempre alegre.

  12. Contemplar o crucifixo.

  13. Pedir ajuda ao seu Anjo da Guarda.

  14. Evitar perfumes.

  15. Nunca desanimar.

Faça o propósito de pegar somente na mão de sua namorada.

Avante caríssimo! Não existe vitória sem luta.

Fique atento! A morte não tarda!

Lembre-se continuamente do céu, morada das almas puras.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, telefone e cidade do leitor. Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar