Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 17/12/2007 Hora: 22:09:12
Nome: ELMO CORREA DE LACERA
Assunto: MISSA TRIDENTINA
e-mail: (excluímos) @DIGIMASTER.COM.BR
Telefone: (excluímos)
Cidade: BOM DESPACHO
Estado: MINAS GERAIS
Comentários: Querido Pe Divino, Eu mandei um e-mail ao Bispo da diocese a que pertenço, perguntando-lhe se haverá em nossa diocese alguma missa tridentina. Veja a resposta. Prezado Elmo Lacerda, Em resposta ao seu e-mail, quero lhe dizer que dificilmente haverá em nossa Diocese condições para e celebrar a Missa em latim – como permite o Santo Padre Bento XVI. O motivo é muito simples: o Missal de 1962, como forma extraordinária da Liturgia da Missa, nunca foi juridicamente ab-rogado e sempre continuou permitido, desde que com a autorização da Santa Sé. Entretanto, o seu uso pressupõe uma boa formação litúrgica e o conhecimento da língua latina. Por estes dois pressupostos concretos, já se vê claramente que o novo Missal permanecerá a forma ordinária do Rito Romano, não só porque o diz a normativa jurídica, mas também por causa da situação real em que se encontram as comunidades de fiéis, que têm uma fraca formação litúrgica e nenhum conhecimento da língua latina.. Um fraterno abraço! . Dom Félix Pe Divino, corrigi-me se estiver enganado, pois cheguei a estas reflexões: * Podem os fiéis continuar com uma fraca formação litúrgica, mesmo no novo Missal? * Será que o não conhecimento da língua latina é um obstáculo? Pois, visitando o Santuário de Aparecida na ocasião do CELAM, assisti uma missa junto com vários peregrinos, celebrada na língua espanhola. Notei que todos ficaram muito felizes com a celebração, mesmo não conhecendo esse idioma. * Uma única missa, em uma única igreja, em toda a diocese, pode causar transtornos para as comunidades de fiéis, que têm uma fraca formação litúrgica e nenhum conhecimento da língua latina? O que fazer para conseguir que haja missa tridentina em nossa diocese? Obrigado pela atenção, ELMO CORREA DE LACERDA.

 

Anápolis, 19 de dezembro de 2007

 

Ao senhor Elmo Correa de Lacerda

Bom Despacho – Minas Gerais

 

Caríssimo senhor, jamais fique desanimado diante das dificuldades da vida; lembre-se continuamente do prêmio eterno: “Pois nossas tribulações momentâneas são leves em relação ao peso eterno de glória que elas nos preparam até o excesso” (2 Cor 4, 17).

 

Deus lhe pague pelo e-mail.

Não somente o seu bispo está desobedecendo ao Santo Padre, Bento XVI, centenas de outros inventam a mesma desculpa sobre a “dificuldade” da língua latina. Com certeza, em breve, eles terão que obedecer ao santo Padre.

Quando a Santa Missa Tridentina era celebrada no mundo inteiro, será que todos os católicos eram peritos na língua latina?

É preciso lembrar aos senhores bispos, que mesmo na celebração na língua portuguesa, muitos não sabem responder a Santa Missa; alguns se agarram em certos folhetos modernistas.

Não cabe aos senhores bispos julgarem sobre transtornos, coisa que nunca acontecerá; cabe sim, obedecer ao Santo Padre.

Muitos bispos andam gritando VIVA o PAPA de um lado para o outro e “jurando” amar a Santa Igreja. Tudo mentira! Eles fazem isso para enganar o povo, para o povo pensar que tudo é verdade, e assim, eles trabalham às escondidas contra a Santa Igreja:

 

“Aludimos, Veneráveis Irmãos, a muitos membros do laicato católico e também, coisa ainda mais para lastimar, a não poucos do clero que, fingindo amor à Igreja e sem nenhum sólido conhecimento de filosofia e teologia, mas, embebidos antes das teorias envenenadas dos inimigos da Igreja, blasonam, postergando todo o comedimento, de reformadores da mesma Igreja; e cerrando ousadamente fileiras se atiram sobre tudo o que há de mais santo na obra de Cristo, sem pouparem sequer a mesma pessoa do divino Redentor que, com audácia sacrílega, rebaixam à craveira de um puro e simples homem. Pasmem, embora homens de tal casta, que Nós os ponhamos no número dos inimigos da Igreja; não poderá porém, pasmar com razão quem quer que, postas de lado as intenções de que só Deus é juiz, se aplique a examinar as doutrinas e o modo de falar e de agir de que lançam eles mão. Não se afastará, portanto, da verdade quem os tiver como os mais perigosos inimigos da Igreja. Estes, em verdade, como dissemos, não já fora, mas dentro da Igreja, tramam seus perniciosos conselhos; e por isto, é por assim dizer nas próprias veias e entranhas dela que se acha o perigo, tanto mais ruinoso quanto mais intimamente eles a conhecem” (São Pio X, “Pascendi Dominici Gregis).

 

Escreva ao Santo Padre, Bento XVI.

 

Palácio Apostólico

00120 – Cidade do Vaticano

 

Por favor, não desista! Faça o seu bispo obedecer ao Santo Padre.

Eu te abençôo e te guardo no Coração Puríssimo de Nossa Senhora.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar