Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 23/12/2007 Hora: 21:25:08
Nome: kawane mari zanela
Assunto: missa afro
e-mail: (excluímos) @hotmail.com
Telefone: (excluímos)
Cidade: londrina
Estado: parana
Comentários: em minha paroquia ouve uma celebração afro e eu e outras pessoas não gostamos da forma conduzida da missa visto que se difere do que aprendemos na liturgia gostaria de saber se tudo o que acontece nesta missa afro esta de acordo com o cristianismo ecom oque aliturgia nos ensina obrigado aguardarei a resposta

 

Anápolis, 26 de dezembro de 2007

Dia do Mártir Santo Estevão

 

À senhora Kawane Mari Zanela

Londrina – Paraná

 

Prezada senhora, a VIDA É CURTA, por isso, FAÇA o BEM enquanto é tempo: “Assim é a tua vida. O tempo vem correndo e vai-se embora. Numa das mãos traz os paninhos do seu berço e na outra a mortalha para o seu caixão” (Petofi).

 

Deus lhe pague pelo e-mail.

A “missa-afro” é uma BAGUNÇA. Quem participa dessa PROFANAÇÃO OFENDE TERRIVELMENTE a DEUS. Muitas pessoas querem  se aparecer PISANDO o SANGUE de Nosso Senhor Jesus Cristo.

A “missa-afro” desobedece à Liturgia.  

FUJA dessa celebração! Leia o que o Papa João Paulo II escreve sobre a “missa-afro”: “Salta, porém, à vista que se estaria distanciando da finalidade específica da evangelização acentuar um destes elementos formadores da cultura brasileira, isolá-lo deste processo interativo tão enriquecedor, de modo quase a se tornar necessária a criação de uma nova liturgia própria para as pessoas de raça negra. Mais ainda, quando se pretende dar a tal rito litúrgico uma apresentação externa e uma estruturação — tanto nas vestes, como na linguagem, no canto, nas cerimônias e objetos litúrgicos — que acabaram por assumir elementos provindos dos assim chamados cultos afro-brasileiros, sem a rigorosa aplicação de um discernimento sério e profundo acerca da sua compatibilidade com a Verdade revelada por Jesus Cristo.

Assim, por exemplo, é preciso manter uma adequada e prudente vigilância em certos ritos que inspiram a aproximação do augusto Mistério Trinitário ao panteão dos espíritos e divindades dos cultos africanos, chegando-se mesmo, em certos casos, a modificar as fórmulas sacramentais em sua referência Trinitária; mais ainda, deve-se assinalar, corrigindo oportunamente, a introdução no rito sacramental católico — a Santa Missa, mas também em outros sacramentos — de ritos, cantos e objetos pertencentes explicitamente ao universo dos cultos afro-brasileiros. Faz-se necessária e urgente uma corajosa vigilância dos Bispos para a solerte e imediata correção de tais excessos, sempre que eles se manifestem.

A Igreja Católica tributa um sincero respeito em relação aos cultos afro-brasileiros, mas considera nocivo o relativismo concreto de uma prática comum de ambos ou de uma mistura entre eles, como se tivessem o mesmo valor, pondo em perigo a identidade da fé cristã católica. Ela se sente no dever de afirmar que o sincretismo é danoso ali onde a verdade do rito cristão e a expressão da fé podem facilmente ser comprometidas aos olhos dos fiéis, em detrimento de uma autêntica evangelização” (Discursos do Santo Padre aos Bispos brasileiros, Nordeste 3, por ocasião da visita ad limina Apostolorum, 1995-1996).

Leia sobre o MARTÍRIO de SANTO ESTÊVÃO, capítulos 6 e 7 dos Atos dos Apóstolos, e IMITE a FORTALEZA desse jovem diácono.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar