Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 04/01/2008 Hora: 14:25:08
Nome: Aleadal Filho
Assunto: Reino de Deus ou Reino dos Céus
e-mail: (excluímos) @ig.com.br
Telefone: (excluímos)
Cidade: Rio de Jeneiro
Estado: RJ
Comentários: Didaticamente como definir tais expressões que se assemelham e se igualam? Sei que terá Jesus respondido a quem Lhe perguntara: \"o reino dos céus não está aqui nem acolá; ele está dentro de vós...\" Todavia, é para se entender mesmo na subjetividade de cada pessoa?

 

Informações: Dia: 04/01/2008 Hora: 15:01:54
Assunto: LIMBO
Comentários: Ir Gabriel, li e gostei de sua explicação a respeito do que seja o LIMBO. Sabe-se que a Ig Católica, como que, aboliu essa expressão para lhe dar novo entendimento. Céu, Inferno, Purgatório (e Limbo) não são literalmente \"lugares\" dimensionais tais como se podem definir em relação à Terra. Mas são todos estados d´alma mediante os quais a alma goza ou sofre a ausência da visão beatífica de Deus. Mais ou menos isto. Terei eu entendido de maneira correta?

 

Anápolis, 09 de janeiro de 2008

 

Ao senhor Aleadal Filho

Rio de Janeiro – RJ

 

Prezado senhor, ame a Deus e estude com afinco a Santa Doutrina Católica: “É um desventurado o homem que conhece tudo, mas não conhece a Deus” (Santo Agostinho).

 

Sobre a passagem Bíblica: “O reino dos céus não está aqui nem acolá; ele está dentro de vós...”

Os fariseus, como outros muitos judeus daquela época, imaginavam o estabelecimento do Reino de Deus como um poder visível, externo, político. Jesus, pelo contrário, ensina que é um poder eminentemente espiritual, sobrenatural, que desde a Sua vinda já está a agir – ainda que a culminação seja depois da Sua segunda vinda ou Parusia, ainda que também seja visível e externo - como é visível a Igreja -. A presença do reino de Deus em cada alma percebe-se através dos efeitos e inspirações que o Espírito Santo comunica. Santa Teresinha explica assim a sua própria experiência: “O Doutor dos doutores ensina sem grandes discursos. Nunca O ouvi falar, mas sei que está em mim. Em todos os instantes me guia e me inspira; mas precisamente no momento oportuno é quando descubro claridades desconhecidas até então. Regularmente não brilham aos meus olhos nas horas de oração, mas no meio das ocupações do dia” (História de uma alma, cap. 8).

 

Quanto ao LIMBO, é a matéria que o senhor leu.

Atenciosamente,

 

Ir. Gabriel do Santíssimo Crucifixo FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar