Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 09/01/2008 Hora: 19:24:40
Nome: Vanilda Modesto
Assunto: AGRADECIMENTO E PEDIDOS
e-mail: (excluímos)@yahoo.com.br
Telefone: (excluímos)
Cidade: Congonhas
Estado: Minas Gerais
Comentários: Padre Divino a sua bençaõ, quero te agradecer pelo véu e cílicio. Padre estou em duvida por causa do véu pois como a CLarice te falou do nosso paroco,PADRE como devo usar o cílicio,quero usar pela libertaçaõ do meu cíumes meu casamento não vai nada bem. Estou com dificuldades de perdoar meu esposo. Estou com depressaõ naõ sei mas o que faço.

 

Anápolis, 10 de janeiro de 2008

 

À senhora Vanilda Modesto

Congonhas – Minas Gerais

 

Prezada senhora, tenha muita paciência diante das provações da vida; desespero não resolve nada: “Bem-aventurado o homem que suporta com paciência a provação! Porque, uma vez provado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam” (Tg 1, 12).

 

Para um CASAL VIVER BEM, é preciso que exista o RESPEITO MÚTUO.

O respeito mútuo é uma exigência natural. Amor e respeito se condicionam e se completam. Respeito é impossível sem amor, e vice-versa. Para que possa haver respeito íntimo, indispensável é, que o estado pré-nupcial não tenha sido prejudicado e maculado com vícios e pecados abomináveis. Indispensável ainda é o cuidado em evitar desinteligências provocadas por faltas voluntárias contra o bom tom, pelo esquecimento das regras de boa educação. O CIÚME, grande inimigo que é da felicidade conjugal, é incompatível com o respeito recíproco. Motivado que é pela desconfiança na virtude da outra parte, não raras vezes prepara o caminho para a infidelidade não mais imaginária mas real. “Não tenhas ciúmes de tua amada esposa, para não lhe ensinares o mal contra ti” (Eclo 9, 1).

O CIÚME é uma FACA que vai matando a vida conjugal. É preciso jogá-la fora.

Muitas senhoras casadas são INSUPORTÁVEIS; tentam ESFOLAR o marido na unha, e depois querem se passar por vítimas.

A mulher casada deve ser o SOL da FAMÍLIA: A família tem um brilho do sol que lhe é próprio; a esposa. Ouvi o que a Sagrada escritura afirma e sente a respeito dela: A graça da mulher dedicada é a delícia do marido. Mulher santa e pudica é graça primorosa. Como o sol que se levanta nas alturas do Senhor, assim o encanto da boa esposa na casa bem-ordenada (Eclo 26, 16. 19. 21).

Realmente, a esposa e mãe é o sol da família. É sol por sua generosidade e dedicação, pela disponibilidade constante e pela delicadeza e atenção em relação a tudo quanto possa tornar agradável a vida do marido e dos filhos. Irradia luz e calor do espírito. Costuma-se dizer que a vida de um casal será harmoniosa quando cada cônjuge, desde o começo, procura não a sua felicidade, mas a do outro. Todavia, este nobre sentimento e propósito, embora pertença a ambos, constitui principalmente uma virtude da mulher. Por natureza, ela é dotada de sentimentos maternos e de uma sabedoria e prudência de coração que a faz responde com alegria às contrariedades; quando ofendida, inspira dignidade e respeito, à semelhança do sol que ao raiar alegra manhã coberta pelo nevoeiro e, quando se põe, tinge as nuvens com seus raios dourados.

A esposa é o sol da família pela limpidez do seu olhar e o calor da sua palavra. Com seu olhar e sua palavra penetra suavemente nas almas, acalmando-as e conseguindo afastá-las do tumulto das paixões. Traz o marido de volta à alegria do convívio familiar e lhe restitui a boa disposição, depois de um dia de trabalho ininterrupto e muitas vezes esgotante, seja nos escritórios ou no campo, ou ainda nas absorventes atividades do comércio ou da indústria.

A esposa é o sol da família por sua natural e serena sinceridade, sua digna simplicidade, seu distinto porte cristão; e ainda pela retidão do espírito, sem dissipação, e pela fina compostura com que se apresenta, veste e adorna, mostrando-se ao mesmo tempo reservada e amável. Sentimentos delicados, agradáveis expressões do rosto, silêncio e sorriso sem malícia e um condescendente sinal de cabeça: tudo isso lhe dá a beleza de uma flor rara mas simples que, ao desabrochar, se abre para receber e refletir as cores do sol.

Ah, se pudésseis compreender como são profundos os sentimentos de amor e de gratidão que desperta e grava no coração do pai e dos filhos semelhante perfil de esposa e de mãe!” (Da Alocução do Papa Pio XII a um grupo de recém – casados).

Ao invés de usar o cilício, reze o Santo Rosário todos os dias pela paz na sua família.

Quanto ao véu, não tenho nada a dizer. Gosto de trabalhar com pessoas corajosas.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus.

 

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar