Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 04/02/2008 Hora: 15:34:37
Nome: Willian Mota
Assunto: A Virgindade de Maria, Mãe de Deus.
e-mail: (excluímos) @yahoo.com.br
Telefone: (excluímos)
Cidade: São Paulo
Estado: SP
Comentários: Prezado Padre Divino, Primeiramente que Deus o abençõe e o guarde sempre e me desculpe por estar tomando seu precioso tempo. Gostaria de saber a respeito da virgindade de Maria, pois há uma protestante me disse que Maria não foi sempre virgem. A protestante diz: \"Na blibia está escrito que Maria não conheceu a José até o nascimento de Jesus, deixando claro que somente até o nascimento de Jesus que não conheceu José e que Jesus teve irmão\". O Sr pode me tirar esse dúvida pois sou ingnorante nessa parte. Deus os abençõe. Willian

 

                                                                                            Anápolis, 05 de fevereiro de 2008

 

Ao senhor Willian Mota

São Paulo – São Paulo

 

 

Caríssimo senhor, que a Virgem Maria, Mãe de Deus o ajude: “Donde me vem que a MÃE DO MEU SENHOR me visite?” (Lc 1, 43).

 

Quanto a sua pergunta, Lúcio Navarro explica: “Vejamos agora os textos do Evangelho, sobre os quais se enganam redondamente os protestantes, julgando ver neles uma prova de que Maria não foi virgem depois do parto.

Um deles é o seguinte: Estando já Maria, sua mãe, desposada com José, ANTES DE COABITAREM, se achou ter ela concebido por obra do Espírito Santo.

Tanto a palavra portuguesa COABITAR, como a palavra grega a ela correspondente no texto, isto é, o verbo SYNÉRCHOMAI, tem 2 sentidos, um inocente e outro não.

SYNÉRCHOMAI = reunir-se em um mesmo lugar, habitar junto.

SYNÉRCHOMAI = ter relações carnais.

Se modernamente no português o verbo COABITAR já começa a ser empregado mais neste 2.° sentido, isto nada tem a ver com a questão. Não deixa de haver em português o 1.° sentido; consulte-se para isto qualquer dicionário. Além disto a Bíblia não foi escrita em português; o texto do Pe. Pereira que aí damos não é mais que a tradução da Vulgata, que por sua vez traduz o texto, e no grego há os 2 sentidos.

Fica, portanto, a questão: ANTES DE COABITAREM aí no caso quer dizer: ANTES DE MORAREM JUNTOS ou quer dizer ANTES DE TEREM RELAÇÕES CARNAIS?

Para se resolver esta questão, seria preciso, porém, resolver a outra, a qual não ficou devidamente elucidada: DESPOSADA no texto da Anunciação quer dizer CASADA ou quer dizer apenas NOIVA, DADA EM CASAMENTO?

Se DESPOSADA quer dizer simplesmente NOIVA, como opinam muitos bons intérpretes, então ANTES DE COABITAREM significa simplesmente: antes que o noivo José tivesse levado Maria para a sua casa e começassem a morar juntos sob o mesmo teto. Não há, portanto, nenhuma prova contra a virgindade de Maria Santíssima.

- Mas dirão os protestantes: O senhor mesmo disse que também são muitos os bons intérpretes que afirmam que quando o Anjo anunciou a Maria, ela já estava casada, morando com José na mesma casa. Nesta hipótese então ANTES DE COABITAREM quer dizer evidentemente ANTES DE TEREM RELAÇÕES SEXUAIS. Ora, dizendo isto, o Evangelista mostra que de fato tiveram estas relações depois.

- Quer dizer então que a objeção de vocês vale somente sob condição. Está de pé a objeção somente no caso em que DESPOSADA queira dizer CASADA e MORANDO NA MESMA CASA.

Mas vamos supor mesmo como certo o que é discutido. Vamos supor como assentado de pedra e cal que Maria recebeu a mensagem do Anjo, quando já estava morando com São José na mesma casa e que, portanto, ANTES DE COABITAREM quer dizer ANTES DE TEREM RELAÇÕES CARNAIS.

Mesmo assim, é inteiramente falha a argumentação de vocês.

Daí não se segue forçosamente que houve tais relações depois. O fito do Evangelista é apenas frisar que não houve intervenção humana no nascimento de Jesus; e ele podia muito bem ter dito isto, mesmo sem cogitar de maneira alguma no que sucedeu ou podia ter sucedido depois. Nem sempre quando se diz: ANTES DE FAZER uma coisa, se segue que a coisa depois foi feita.

Podemos citar inúmeros exemplos.

Já São Jerônimo, argumentando contra Helvídio, apresentava as seguintes frases:

 

ANTES DE ALMOÇAR NAQUELE PORTO, embarquei para a África.

Paulo apóstolo, ANTES DE CHEGAR À ESPANHA, foi preso.

Helvídio, ANTES DE FAZAR PENITÊNCIA, morreu.

 

Daí não se segue que depois voltei àquele porto para almoçar. Não se segue que Paulo tivesse chegado à Espanha, nem que Helvídio, depois de morto, tivesse feito penitência.

 

Cornélio Alápide lembra as seguintes frases:

 

Ele, ANTES DE ENVELHECER, estava cheio de cabelos brancos.

Este menino, ANTES DE ATINGIR A IDADE VIRIL, já é um sábio.

 

Daí não se concluí que ele tenha envelhecido, pode até ter morrido antes disto, mas o fato é que teve cabelos brancos antes de envelhecer. Nem se conclui que o menino tenha que atingir a idade viril para a frase ser verdadeira: a frase exprime apenas o que o menino é de inteligência precoce, pode muito bem morrer antes de tornar-se homem, como muitas vezes acontece com os precoces.

 

Observa Calmet:

 

‘Diz-se todos os dias que: Um homem morreu ANTES DE EXECUTAR SEUS PROJETOS. Segue-se daí que os tenha executado depois da morte? Que: Um juiz condenou o réu, ANTES DE OUVI-LO. Segue-se que o tenha ouvido, depois de condená-lo?’

 

Realmente, caros amigos, nós dizemos:

Os alunos, ANTES DE PRESTAREM O EXAME, foram aprovados e diplomados; o trem espatifou-se, ANTES DE CHEGAR À ESTAÇÃO DE TAL CIDADE; quando é claro que, depois de diplomados, os alunos não prestarão mais exames e que o trem espatifado não chegou ao seu destino.

E que dizemos: Os protestantes, ANTES DE ESTUDAREM A FUNDO AS QUESTÕES BÍBLICAS, se põem a doutrinar; não cogitamos se no caso eles irão depois estudar a fundo ou não estas questões bíblicas.

Em todos estes casos ANTES DE FAZER equivale apenas a SEM FAZER:

Embarquei para a África SEM ALMOÇAR; Paulo foi preso SEM TER CHEGADO à Espanha, Helvídio morreu SEM FAZER PENITÊNCIA; ele, SEM ENVELHECER, estava com cabelos brancos; o menino, SEM SER HOMEM FEITO, já é um sábio; o homem morreu SEM EXECUTAR os seus projetos; o juiz condenou o réu SEM OUVI-LO; os alunos foram diplomados SEM PRESTAREM EXAME; o trem espatifou-se SEM CHEGAR àquela estação e os protestantes se põem a doutrinar SEM ESTUDAREM A FUNDO AS QUESTÕES BÍBLICAS.

A frase do Evangelho quer dizer apenas: Estando já Maria, sua mãe, desposada com José, SEM COABITAREM, se achou ter ela concebido do Espírito Santo. Seja qual for o sentido que se queira dar à palavra COABITAR, isto em nada atinge no caso a virgindade de Maria Santíssima”.

 

Senhor Willian, se Maria Santíssima possui essa RENQUE de filhos, INVENÇÃO dos PROTESTANTES; pergunto-lhe:

 

1. Quando o Menino Jesus ficara no Templo (Lc 2, 41-5); onde estava a “FILHARADA” de Nossa Senhora? O Menino Jesus já tinha 12 anos; onde estavam os seus outros irmãozinhos?

2. No Calvário, Cristo Jesus entregou Maria Santíssima aos cuidados de São João Evangelista (Jo 19, 27); por que Cristo não a entregou à RENQUE inventada pelos PROTESTANTES?

3. Em Jo 20, 17, Jesus diz à Maria Madalena: “Vai, porém, a meus IRMÃOS e dize-lhes...”.

Em Jo 20, 18 diz: “Maria Madalena foi anunciar aos DISCÍPULOS...”

 

Em São Marcos 6, 3 diz: “Não é este o carpinteiro, o filho de Maria, irmão de TIAGO, JOSÉ, JUDAS e SUMÃO?”

Os PROTESTANTES usam desse trecho para arranjarem uma FILHARADA para Nossa Senhora.

Analisemos um por um:

 

TIAGO

 

Esse Tiago que encabeça a lista é um APÓSTOLO, pois diz São Paulo aos Gálatas: “Não vi nenhum apóstolo, mas somente Tiago, o irmão do Senhor” (Gl 1, 19).

Temos 2 Apóstolos com o nome de TIAGO: TIAGO MAIOR e TIAGO MENOR.

TIAGO MAIOR era irmão de São João Evangelista, e ambos FILHOS de ZEBEDEU: “E também de Tiago e João, filhos de Zebedeu...” (Lc 5, 10).

TIAGO MENOR, que era irmão de Judas, era filho de ALFEU. Entre os Apóstolos, que são enumerados por São Mateus, estão: TIAGO, FILHO de ZEBEDEU e TIAGO FILHO de ALFEU (Mt 10, 2-3).

Que tem a ver Nossa Senhora com ZABEDEU e ALFEU? Logo, este Tiago, IRMÃO do SENHOR, não é seu filho.

 

JOSÉ

 

Comparando-se os Evangelhos, se vê claramente que este TIAGO e este JOSÉ que encabeçam a lista são PRIMOS de Jesus, e o TIAGO é o Apóstolo TIAGO MENOR. Enumerando as mulheres que estavam juntamente com Maria ao pé da cruz, Mateus, Marcos e João as identificam da seguinte maneira:

 

MATEUS 27, 56: “Maria, mãe de TIAGO e de JOSÉ; Maria Madalena; a mãe dos filhos de Zebedeu.

MARCOS 15, 40: “Maria, mãe de TIAGO MENOR e de JOSÉ; Maria Madalena; Salomé.

JOÃO 19, 25: “... a irmã de sua mãe, Maria, mulher de Cléofas; Maria Madalena”.

Por aí se vê que a mesma Maria que é apresentada por São João como tia de Jesus é apresentada por São Mateus e São Marcos como MÃE de TIAGO MENOR e de JOSÉ. E é claro que não se trata de Maria Salomé, que é a MÃE dos filhos de ZEBEDEU e, portanto, é MÃE de TIAGO MAIOR.

TIAGO MENOR e JOSÉ são, portanto, PRIMOS de Jesus e são os PRIMEIROS que ENCABEÇAM a lista: TIAGO, JOSÉ, JUDAS e SIMÃO.

 

JUDAS

 

De fato o Apóstolo JUDAS TADEU era IRMÃO de TIAGO MENOR, pois ele diz no começo de sua Epístola: “Judas, SERVO de Jesus Cristo e IRMÃO de Tiago” (Jd 1). Tanto o Evangelho de Lc 6, 16 com os Atos dos Apóstolos 1, 13, para diferenciarem JUDAS TADEU de Judas Iscariotes, chamam a JUDAS TADEU: Judas, irmão de Tiago.

 

SIMÃO faz parte do mesmo grupo.

 

Veja como a VIDA PASSA! Janeiro de 2008 JÁ PASSOU, passou para NUNCA mais voltar. FELIZ do católico que o APROVEITOU para FAZER o BEM; e INFELIZ do católico que o JOGOU FORA. O mês de fevereiro está indo a “GALOPE”, não percamos tempo; CADA SEGUNDO que passa, a nossa VIDA fica mais CURTA: “Os meus dias como sombras vão passando, e aos poucos vou murchando como a erva” (Sl 102, 12).

Reze pela CONVERSÃO dos PROTESTANTES.                        

O senhor já PERCEBEU que muitos protestantes escrevem para o nosso site se passando por católicos? Só enganam os cegos iguais a eles.

Ame a Santíssima Virgem.

No Tempo da Quaresma, medite a Paixão de Jesus Cristo no Evangelho de São João.

 

Eu te abençôo e te guardo no Coração da Virgem Maria.

 

Atenciosamente,

 

                                                                              Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

 

Escrever e-mail

 

  Voltar