Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Informações: Dia: 11/02/2008 Hora: 13:07:08
Nome: Evandro de Jesus Bispo
Assunto: Felicitações/Solicitação
e-mail: (excluímos) @hotmail.com
Telefone: (excluímos)
Cidade: Laranjeiras
Estado: Sergipe
Comentários: PAX ET BONUM! Foi com grande alegria que descobri este site. Parabenizo o trabalho do Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima. Desde os meus 11 anos de idade nutro uma profunda devoção à Paixão de nosso Senhor. Na cidade onde moro,Laranjeiras, estado de Sergipe, existe uma grande devoção ao Senhor dos Passos e à Nossa Senhora das Dores. Anualmente é realizada com grande fervor e clima penitencial a centenária porcissão do encontro, na quarta feira da Semana Santa. em nossa Paróquia, o mês de setembro é inteiramente dedicado à Nossa Senhora das Dores, sendo este mês chamado de Mês Doloroso, esta devoção foi aqui implantada em 1880. Durante este mês, a comunidade se reune diariamente ante a imagem da Santíssima Senhora das Dores para cantar os seus louvores, utilizam como subsídio textos do Ofício de Nosssa Senhora das Dores, cantos em sua honra, Ladaínha, e 3 textos para meditação (chamados de pontos)além da leitura de um relato histórico relacionado à devoção às Dores de Maria Santíssima( chamado de exemplo). Estes três pontos e o exemplo variam a cada dia do mês, e muito instruem as almas dos fiéis. No entanto, não temos mais os livros originais (impressos)utilizados pelos devotos de outrora, e atualmente são utilizadas cópias manuscritas (que muitas vezes apresentam discordancias). Gostaria de saber se vocês têem conhecimento da devoção do mês doloroso, e poderiam me auxiliar damdo-me indicações de onde eu poderia consegui um exemplar impresso do livro que traz a devoção so Mês Doloroso. Perdõem-me se estendo demais este meu escrito, mas a alegria de ter conhecido vocês me desperta o desejo de compartilhar um pouco de minha fé. Sou franciscano secular (Ordem terceira de S. Francisco), ministro da Fraternidade de Santo Antônio em Aracaju-SE. Aprendi com meu pai São Francisco a venerar A Paixão do Senhor e as Dores de sua Mãe Santíssima, e é nos braços da Senhora das Dores que eu encontro refugio contra o pecado, e forças para lutar pelo reino de Deus neste mundo tão dessacralizado. Gostaria de saber como posso adquirir um cilício. Peço a vocês que continuem firmes neste belo apostolado em favor da liturgia e do nosso belo Canto Gregoriano. Sou Organista, regente do Coral Senhor dos Passos, e Membro da Banda de Música do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Sergipe. Como músico católico sempre procurei valorizar o tesouro riquíssimo da tradição musical da nossa Igreja, infelizmente, Por assumir um grande zêlo pela música liturgica, e por não concordar com ta ntos abusos que se proliferam em nossas liturgias, fui muitas vêzes incompreendido. Peço que orem por mim, para que a cada dia eu possa estar cada vez mais unido aos sofrimentos do Cristo e às dores de nossa boa e carinhosa Mãe. Mater Dolorosa, ora pro nobis! Evandro Bispo OFS

 

                                                                                           Anápolis, 16 de fevereiro de 2008

 

 

Ao senhor Evandro de Jesus Bispo

Laranjeiras - Sergipe

 

 

Caríssimo senhor, lembre-se continuamente de que a VIDA é BREVE; por isso, FAÇA SEMPRE o BEM para conquistar o céu: “Pois nossas tribulações momentâneas são leves em relação ao peso de glória que elas nos preparam até o excesso” (2 Cor 4, 17).

 

Deus lhe pague pelo precioso e-mail.

Parabéns pelo seu trabalho. Fiquei feliz em saber que o senhor é devoto de Nossa Senhora das Dores.

Quanto ao cilício, é preciso que o seu confessor ou diretor espiritual nos escreva autorizando; isso por prudência.

Sobre a Virgem Dolorosa, meditamos suas dores no livro Glórias de Maria, escrito por Santo Afonso Maria de Ligório, e também na Sagrada Escritura.

Prezado senhor, REZE MUITO! A alma que não reza é paralítica: “São Bernardo escreve o mesmo dizendo: ‘Quem somos nós, ou qual é a nossa força para resistirmos a tantas tentações? Certamente era isso o que Deus queria: que nós, vendo a nossa insuficiência e a falta de auxílio, recorrêssemos com toda a humildade à sua misericórdia’. Deus sabe como a oração é útil para conservar a humildade e para exercer a confiança. Por isso, permite que nos assaltem os inimigos que, para nós e nossas forças, são invencíveis, para obtermos com a oração o auxílio para resistir-lhes. Note-se, especialmente, que ninguém pode resistir às tentações impuras da carne, se não se recomenda a Deus no momento da tentação. Este inimigo é tão terrível que, privando-nos nos combates de quase toda a luz, nos faz esquecer todas as meditações e bons propósitos, desprezar a verdade da fé e perder o temor dos castigos divinos. Esta tentação une-se à nossa natureza decaída e nos arrasta com toda a força aos prazeres sensuais. Quem não recorre a Deus, está perdido. A única defesa contra a tentação, diz São Gregório de Nissa, é a oração: ‘A oração é a guarda da pureza’. O mesmo dizia antes dele Salomão: ‘Sabendo eu que de outra maneira não podia ser inocente, sem que Deus me concedesse... dirigi-me ao Senhor e pedi-lhe’ (Sb 8, 21). A castidade é uma virtude que não podemos praticar, se Deus no-lo não concede. Deus, porém, só a concede aos que pedem. Quem pedir, certamente será atendido” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Oração).

FAÇA SEMPRE o BEM. Cuidado para não MORRER com as mãos vazias.

Leia o livro Preparação para a Morte.

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Cristo Jesus.

Atenciosamente,

 

                                                                       Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

Devido ao grande número de e-mails recebidos;
para responder o seu e/ou atender o seu pedido, precisamos do prazo de 1 a 30 dias.

 

Escrever e-mail

 

  Voltar