Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 
Informações: Dia: 10/10/2008 Hora: 21:56:20
Nome: Antonio Onety
Assunto: esclarecimento
e-mail: (excluímos) @yahoo.com.br
Telefone: (excluímos)
Cidade: Rio de Janeiro
Estado: RJ
Comentários: Não tive competência para responder ao que me perguntaram: Em Romanos 8,26 diz que o Esp Santo é intercessor; noutras ocasiões, que Ele leva até Deus ou ao Trono nossas súplicas; noutras que devemos pedir ao Esp Santo que ore por nós ou conosco... Dúvida: Sendo Ele Deus (na SS Trindade), será cabível Deus interceder a Deus?! Algumas explicações de carismáticos que encontrei na internet não me satoisfizeram nem me aclararam a mente. O Pe. Divino poderia dar-me orientação? Grato.
 


Anápolis, 03 de novembro de 2008

 

 

Ao senhor Antônio Onety

Rio de Janeiro – Rio de Janeiro

 

Prezado senhor, FUJA das vaidades oferecidas pelo mundo inimigo de Deus e das almas imortais: “Um momento de prezar... e depois?... depois uma eternidade de tormentos!” (Santo Antônio Maria Claret).

 

O senhor pediu a explicação de Romanos 8, 26: “Assim também o Espírito socorre a nossa fraqueza. Pois não sabemos o que pedir como convém; mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inefáveis”.

 

PIB comenta: “O Espírito Santo, pelo fato de habitar em nós, é fiador de nossa esperança, pois conhecendo nossa fraqueza de não sabermos rezar, sugere-nos o que devemos pedir a Deus e até reza em nós, suscitando-nos a oração interior, que não precisa de expressões orais e é sempre bem aceita a Deus”.

 

O Pe. Juan Leal comenta: “Nestas expansões de nossa alma, intervém o Espírito Santo para dirigi-la de um modo agradável a Deus. E assim mesmo o Espírito 1. Socorre em ajuda de nossa fraqueza 2. A alma cristã é incapaz para expressar-se com uma súplica que iguale a sua aspiração. O Espírito Santo vem em nossa ajuda e presta sua colaboração, porque nós não sabemos como pedir como convém 3. O Espírito não só põe em nossa alma as disposições requeridas, mas que intercede por nós.  O resultado desta intercessão são gemidos que não podem traduzir-se em palavras e, por conseguinte, não correspondem a idéias claras de ordem natural ”.

1. O Espírito é, evidentemente, o Espírito Santo, distinto de nós, que habita em nós. Não é, na realidade, um novo personagem que entras em cena, posto que vive em nós e vem em nossa ajuda (Lagrange, p. 211; Schelkle, p. 305).

2. Em que consiste nossa fraqueza? Segundo alguns autores antigos, em dois pontos: não sabemos o que pedir nem como pedir. Cf. Cornely, p. 440; este autor opina que a fraqueza consiste em que não sabemos o que pedir. Talvez seja mais conforme ao contexto a opinião de Lagrange (p. 211): não sabemos como pedir.

3. Como orar a Deus, que disposições adotar para tocar seu coração? Jesus o ensinou no Pai-Nosso; porém isso não dissipa as angústias da súplica. Fatigada por seus esforços, descontente do que vai dizer, a alma não diz nada determinado, e é o Espírito quem ora nela (Lagrange, p. 211).

 

O Catecismo da Igreja Católica ensina: “O próprio Espírito Santo ‘intercede por nós... pois é segundo Deus que ele intercede pelos santos’ (Rm 8, 26-27)(n.° 2634).

 

Leia a Carta Encíclica “Dominum et vivificantem” de João Paulo II, e você ficará bem esclarecido.

 

LEIA e MEDITE ATENTAMENTE o livro Preparação para a Morte. Não perca essa PRECIOSA oportunidade.

 

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor.

Atenciosamente,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

 

 

 

Aviso aos leitores

 

Só responderemos os e-mails que constarem o nome completo, cidade e telefone (se não tiver telefone, coloque um outro para contato). Faltando um desses itens, o e-mail será excluído imediatamente.

 

Devido ao grande número de e-mails recebidos;
para responder o seu e/ou atender o seu pedido, precisamos do prazo de 1 a 30 dias.

 

Escrever e-mail

 

  Voltar