Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

043 / 2017

 

Anápolis, 11 de outubro de 2017

 

Ao senhor Simeão Pereira Neto

Benfeitor do Instituto, Goiânia – GO

 

Estimado senhor, busque a proteção somente em Deus e seja prudente com as criaturas. O coração do homem é falso, interesseiro e muda com facilidade. Aquele que se apoia em Deus jamais será enganado, porque Deus não mente, não engana... não  é falso. Deus é segurança total: “O Senhor é o refúgio do oprimido, seu abrigo nos momentos de aflição. Quem conhece o vosso nome, em vós espera, porque nunca abandonais quem vos procura” (Sl 9, 10-11).

 

Senhor Simeão, não ficaremos aqui nesse mundo para sempre... a vida passa; por isso, lutemos todos os dias para salvar a nossa alma... somos peregrinos aqui nesse mundo; o tempo de conquistar o céu é agora, não depois da morte: “Não temos dúvida de que somos peregrinos e caminheiros aqui na terra; nossa pátria é o céu” (São Caetano).

Feliz da pessoa que deseja ardentemente o céu... que trabalha fervorosamente para conquistá-lo!

Todos os povos acreditam, até os pagãos e índios acreditam no céu, como também os homens mais sábios acreditaram no céu e fizeram o possível para lá chegar um dia. Fizerem o que lhes fora mandado por Deus, e agora estão gozando a recompensa de suas boas obras.

E qual é o prêmio no céu? Em primeiro lugar não há mais sofrimento. Até a lembrança do sofrimento, o medo de acontecer qualquer desgraça acabou. Não podemos mais morrer, não há mais doença, ninguém nos pode causar mal. O nosso corpo fica glorioso e muito bonito, transfigurado, resplandecente como um sol, tudo o que nos poderia causar dor de cabeça e apreensões terminou tudo, tudo. Todos os nossos desejos serão satisfeitos.

Reinará alegria sem sombra de dor ou tristeza. Sabemos que o mundo está cheio de aflição e dor, e, por isso, rezamos na Salve-Rainha: A vós suspiramos gemendo e chorando, neste vale de lágrimas. Na verdade, para a maior parte dos homens, esta vida é um verdadeiro purgatório. No céu, porém, tudo terá fim. São João Evangelista diz: “Já não haverá morte, nem luto, nem clamor, nem dor, porque as primeiras coisas são passadas” (Ap 21, 4). Muitos pensam que no céu tudo se passa como aqui na terra, que aqueles que padecem aqui na terra na outra vida terão que padecer, ou experimentar pouco gozo. Isto, entretanto, não está certo, como bem vimos na história do pobre Lázaro. Não só haverá alegria eterna, gozo dos bens, mas o que é muito importante é a paz de consciência. Os habitantes do céu sabem que cumpriu em tudo a vontade de Deus, estão contentes porque Deus é amigo deles, estão muito mais contentes do que o aluno que sabe não ter feito nenhum erro na prova final e que os professores vão estar muito satisfeitos com ele.

Outra grande surpresa será a visão do nosso anjo da guarda com os outros anjos; o nosso pai e a nossa mãe, as nossas irmãs e irmãos, filhos e parentes nos virão ao encontro para nos abraçar e levar para Deus. Que felicidade todos assim reunidos, bem perto do Pai do céu. Todos nos querem bem, todos nos amam.

Além dos pais e parentes virá ao nosso encontro Nossa Senhora, a nossa boa Mãe do Céu. Virá com os braços abertos para o grande abraço, acompanhada dos anjos e santos... ela nos levará diante do trono de Deus e dirá: Dê a este meu servo fiel, que me honrou na terra, o prêmio prometido. Se ainda houvesse lágrima no céu, de certo que choraríamos de tanta felicidade. Como naquele momento nos parecerá pouco tudo o que tivéssemos de sofrer nesta vida.

E agora vem o principal, o próprio Deus. Aquele que nos  criou, que nos conhece tão bem, tão profundamente. Estamos diante d’Ele. A nossa vontade seria desaparecer diante de tanta majestade, diante de tanto fulgor e brilho; mas Ele tem um olhar tão terno que nos faz com que nos aproximemos com toda a confiança, como um filho se lança nos braços de um Pai querido, após longa ausência. E neste encontro nós queríamos dizer palavras de agradecimento, mas Deus já viu tudo em nosso coração, já não precisamos de palavras, ali os corações falam (Leituras da Doutrina Cristã).

Feliz da pessoa que suporta as provações dessa vida passageira para conquistar o Céu Eterno.

Caríssimo senhor, reze durante os meses de outubro e novembro os Salmos 11, 13 e 14.

Salmo 11: “Eu me abrigo em Deus. Como podeis dizer-me: ‘Foge para os montes, passarinho! Vê os ímpios que retesam o arco, ajustando a flecha na corda, para atirar ocultamente nos corações retos; se os fundamentos estão destruídos, que pode o justo fazer?’ Mas Deus está no seu templo sagrado, Deus tem seu trono no céu; seus olhos contemplam o mundo, suas pupilas examinam os filhos de Adão. Deus examina o justo e o ímpio, ele odeia quem ama a violência; fará chover, sobre os ímpios, brasas e enxofre, e um vento fortíssimo: é a parte que lhes cabe. Sim, Deus é justo, ele ama a justiça, e os corações retos contemplarão sua face”.

Salmo 13: “Até quando me esquecerás, Senhor? Para sempre? Até quando esconderás de mim a tua face? Até quando terei sofrimento dentro de mim e tristeza no coração, dia e noite? Até quando vai triunfar meu inimigo? Atenta, Senhor meu Deus! Responde-me! Ilumina meus olhos, para que eu não adormeça na morte. Que meu inimigo não diga: ‘Venci-o!’, e meus opressores não exultem com meu fracasso. Quanto a mim, eu confio no teu amor! Meu coração exulte com a tua salvação. Vou cantar a Deus pelo bem que me fez, vou tocar ao nome de Deus, o Altíssimo!”

Salmo 14: “Diz o insensato no seu coração: ‘Deus não existe!’ Suas ações são corrompidas e abomináveis: não há um que faça o bem. Do céu Deus se inclina sobre os filhos de Adão, para ver se há um sensato, alguém que busque a Deus. Estão todos desviados e obstinados também: não há um que faça o bem, não há um, sequer. Não sabem todos os malfeitores que devoram meu povo, como se comessem pão, e não invocam a Deus? Eles tremerão de medo lá, sem haver razão de medo, pois Deus está com os justos: vós confundis o plano do pobre, mas Deus é o seu abrigo. Quem trará de Sião a salvação para Israel? Quando Deus mudar a sorte do seu povo, Jacó exultará e Israel se alegrará”.

Leia com atenção essa “historinha”: Estais seguros de vossa salvação?

Frei Gil, o bendito leigo franciscano, temendo pela sua salvação, abandona o mundo. Uma gruta às margens de um rio ofereceu-lhe abrigo, e ali vivia todo consagrado ao serviço de Deus. A água cristalina matava a sua sede, e as árvores ofereciam-lhe seus frutos. O sol surpreendia-o em oração e as estrelas da noite eram testemunhas de suas assombrosas penitências.

Um dia, três cavaleiros, que andavam a caçar, chegaram à gruta de Frei Gil. Este recebeu-os amavelmente, entreteve-se com eles sobre coisas espirituais e notou que, embora bons cristãos, gostavam mais do mundo do que de Deus.

Ao despedirem-se, um deles disse:

‑ Santo bendito, desde hoje recomenda-nos a Deus.

‑ Em verdade, senhores, vós é que haveis de pedir a Deus por mim, porque tendes mais fé e mais esperança do que eu.

‑ Como assim? Nós?

‑ Sim, disse Frei Gil, porque estou aqui retirado de todo trato com os homens, vestido de burel, dormindo no chão, e sempre ando com medo de condenar-me; e vós cercados de prazeres e comodidades, alimentando vícios e paixões, estais tão seguros de vossa salvação! O santo dizia isso ironicamente.

O Santo tinha razão. É preciso assegurar a nossa salvação por meio da penitência, pois Jesus Cristo disse: “Se não fizerdes penitência, perecereis”.

Ninguém tem certeza absoluta da salvação... nem o Papa: “Aquele que morre inteiramente resignado com a vontade divina deixa-nos a CERTEZA MORAL de sua salvação. Mas aquele que não vive unido à vontade de Deus, também não estará resignado na hora da morte e não se salvará” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Rezemos todos os dias pelo Santo Padre, o Papa Francisco: “Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena).

Prezado senhor, obrigado pela ajuda mensal.

Simeão significa: “ele ouviu”, “ouvinte”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo, nosso Rei e Senhor.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS