Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

054 / 2018

 

Anápolis, 06 de março de 2018

 

À senhorita Antonieta Vieira Gomes

Benfeitora do Instituto, Brasília – DF

 

Prezada senhorita, não deixe de caminhar para o céu por causa das “montanhas” que surgem pelo caminho… o céu é um “oceano” de felicidade… alegria que não passa… mas para “mergulhar” nele é preciso passar pelas “montanhas” das provações: “O céu é a nossa pátria, lá Deus nos preparou o repouso numa eterna felicidade. Passamos pouco tempo neste mundo, mas neste pouco tempo temos muitas dores a sofrer” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Lute para vencer… o tempo não volta! Muitos contentam somente em lutar; para entrar no céu é preciso lutar para vencer. A dificuldade, por “furiosa” que seja… se “ajoelha” diante da força de vontade. Para vencer sempre é preciso lutar todos os dias com muita força de vontade… e com os olhos fixos no Deus que tudo pode.

Para se salvar é preciso lutar principalmente contra o pecado… pecado venial e pecado mortal… depois do pecado mortal, a maior desgraça que existe no mundo é o pecado venial. Feliz da pessoa que luta continuamente para evitar o pecado… principalmente contra as recaídas. Essa “ferida” exposta não pode agradar a Deus… o nosso Criador “admira” muito as “cicatrizes” na nossa alma… elas só aparecem quando as “feridas” foram “cicatrizadas” com os remédios da contrição perfeita e do propósito firme.

Cuidado com os traidores… discípulos de Judas Iscariotes! Judas está “vivo” em todos os ambientes… também entre os parentes.  Todo traidor é horrível! Mas o traidor frio, calculista, “manso”, lerdo… é o pior de todos. Judas Iscariotes é mestre nessa “Escola!”

 

Caríssima, leia essa passagem da Sagrada Escritura durante o Tempo da Quaresma (At 2, 22-36).

 

“Homens de Israel, ouvi estas palavras! Jesus, o Nazareu, foi por Deus aprovado diante de vós com milagres, prodígios e sinais, que Deus operou por meio dele entre vós, como bem o sabeis. Este homem, entregue segundo o desígnio determinado e a presciência de Deus, vós o matastes, crucificando-o pela mão dos ímpios. Mas Deus o ressuscitou, libertando-o das angústias do Hades, pois não era possível que ele fosse retido em seu poder. De fato, é a respeito dele que diz Davi: Eu via sem cessar o Senhor diante de mim: ele está à minha direita, para que eu não vacile. Por isso alegra-se o meu coração e minha língua exulta. Mais ainda, também minha carne repousará na esperança, porque não abandonarás minha alma no Hades nem permitirás que teu Santo veja a corrupção. Deste-me a conhecer os caminhos da vida: encher-me-ás de júbilo na tua presença. Irmãos, seja permitido dizer-vos com toda franqueza, a respeito do patriarca Davi: ele morreu e foi sepultado, e o seu túmulo encontra-se entre nós até o presente dia. Sendo, pois, profeta, e sabendo que Deus lhe havia assegurado com juramento que um descendente seu tomaria assento em seu trono, previu e anunciou a ressurreição de Cristo, o qual na verdade não foi abandonado no Hades, nem sua carne viu a corrupção. A este Jesus Deus o ressuscitou, e disto nós todos somos testemunhas. Portanto, exaltado pela direita de Deus, ele recebeu do Pai o Espírito Santo prometido e o derramou, e é isto o que vedes e ouvis. Pois Davi, que não subiu aos céus, afirma: Disse o Senhor ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu faça de teus inimigos um estrado para teus pés. Saiba, portanto, com certeza, toda a casa de Israel: Deus o constituiu Senhor e Cristo, este Jesus a quem vós crucificastes”.

 

Leia com atenção essa “historinha”: Por ter quebrado um vaso.

Um rico de Roma convidou à sua mesa o imperador Augusto. Durante o festim, um escravo quebrou um vaso de cristal, pelo que seu patrão o condenou à morte. Indignado, Augusto quebrou todos os talheres, dizendo: “Cruel! Ignoras que a vida de um homem é mais preciosa que todos estes talheres?”

Deus, às vezes, faz o mesmo com algum pecador: tira-lhe todos os bens para que abra os olhos e veja o grande mal que fez, porque, se os deixa com ele até o fim, o castigo será mais terrível.

 

Estimada senhorita, obrigado pela ajuda financeira. Alimentamos aproximadamente 200 crianças todos os dias; exceto aos domingos.

Rezamos pela senhorita todos os dias.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Jesus, uno as minhas dores às tuas, os meus sofrimentos aos teus. Concede-me a graça de estar sempre contente na situação em que me colocaste. Bendirei teu santo nome e tudo o que me acontecer” (São João Maria Vianney).

Rezemos todos os dias pelo Papa Francisco, sucessor de São Pedro e “doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena).

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

 

 

OUTRAS CARTAS