Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta - 01

 

 

Anápolis, 04 de fevereiro de 2005

 

Ao jovem Marcelo Batatais,

Jogador do Cruzeiro Esporte Clube-MG

 

Prezado atleta, que o Espírito Santo esteja na vossa alma.

Se desejas possuíres a verdadeira paz, não a procures no vazio do mundo, porque ele não pode dar algo que não possui; mas  busque-a em Deus, Ele é a Fonte da verdadeira Felicidade.

Lembre-se de que você possui uma alma imortal, e as coisas passageiras jamais poderão satisfazê-la, mas somente as coisas do alto; por isso, busque-as com perseverança: “Se, pois, ressuscitastes com Cristo, procurai as coisas do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus. Pensai nas coisas do alto, e não nas da terra(Cl 3,1-2).

Caríssimo Marcelo, cultive sempre em seu coração o desejo de ir para o céu após a sua morte, não esqueça jamais da eternidade feliz: “Nenhum olho humano viu, nenhum ouvido ouviu, nem o coração pode expressar o que Deus preparou para aqueles que o amam(1 Cor 2,9).

Se você é católico, confesse os seus pecados com freqüência, e assim viverás sempre na graça de Deus.

Seja forte diante das dificuldades, e conte sempre com a ajuda de Deus.

Reze para São Miguel Arcanjo, pedindo-lhe a proteção: “São Miguel, glorioso Príncipe do céu, protetor das almas, eu vos invoco, para que me livreis de toda a adversidade e de todo o pecado, e me façais progredir no serviço de Deus, conseguindo-me d’Ele a graça da perseverança final, para que o vá possuir eternamente. Amém (Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, 1928).

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria, Mar de Felicidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 02

 

 

Anápolis, 04 de fevereiro de 2005

 

Ao jovem Edu Dracena,

Jogador do Cruzeiro Esporte Clube-MG

 

Prezado atleta, que a Fortaleza do Coração de Jesus esteja na vossa alma.

Jogue o futebol, seja um atleta aplicado e responsável, vivendo santamente fora e dentro do campo.

Você deve cumprir bem o seu dever de jogador; viajar com o time, treinar, vibrar com as vitórias, manter a calma e a paciência diante das derrotas, etc., mas não esqueça da coisa mais importante: salvar a sua alma.

Lembre-se de que você possui uma alma imortal, e que a mesma vale mais do que todo o ouro do mundo; por isso, não esqueça de cuidar bem dela, evitando o pecado, e conservando-a na graça de Deus: “No momento da morte só haverá uma pergunta importante: temos graça santificante na alma? Se temos, vamos para o Céu; poderá haver algo para clarificar – ou melhor, limpar – pelo caminho, mas iremos para o Céu, porque teremos capacidade para viver ali. Se não a temos, então não podemos ir para o Céu(Frank J. Sheed, Teologia para todos, IX).

É preciso correr atrás da bola, mas não esqueça de correr também atrás da sua salvação; e com muito mais fervor e entusiasmo.

No futebol às vezes acontece muita violência, por isso, seja devoto dos santos anjos, pedindo-lhes a proteção principalmente durante os jogos. Reze com devoção e fervor todos os dias essa oração: “Anjo santo, amado de Deus, que por divina disposição, havendo-me tomado sob vossa bem-aventurada guarda desde o primeiro instante de minha vida jamais cessastes de defender-me, de iluminar-me e de reger-me, venero-vos como padroeiro, amo-vos como guarda, submeto-me à vossa direção e me entrego inteiramente a vós para ser por vós governado. Peço-vos portanto e vos suplico pelo amor de Jesus Cristo, que, por mais que eu tenha sido ingrato para convosco e surdo a vossos avisos, não me queirais por isso abandonar. Que vos digneis reconduzir-me ao reto caminho quando me transviar, ensinar-me na ignorância, levantar-me na queda, consolar-me quando em aflição, sustentar-me no perigo, até que me introduzais no céu para gozar convosco a eterna felicidade. Assim seja(São João Berchmans).

Não desanime diante das perseguições existentes no futebol, lembre-se de que Deus sabe de tudo, e com certeza te protegerá: “É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança (Sl 145,5).

Avante! Não existirá prêmio para quem ficar choramingando à beira do caminho.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus, Divino Tesouro.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 03

 

 

Anápolis, 04 de fevereiro de 2005-02-04

 

Ao jovem Athirson,

Jogador do Cruzeiro Esporte Clube-MG

 

Prezado atleta, que a Alegria do Coração de Maria Santíssima esteja no vosso coração.

Cumpra bem o seu dever de atleta, mas não esqueça que tudo passa aqui neste mundo, e que a nossa verdadeira morada não é aqui na terra: “Nossa pátria é o paraíso(São Cipriano).

Você deve possuir no coração um fortíssimo desejo de “voar” para o céu após a sua morte, e esse desejo deverá ser cultivado diariamente; porque não existe maior felicidade do que

viver eternamente mergulhado em Deus: “Como será lindo quando o véu cair, finalmente, e gozarmos o eterno “face a face” com Aquele que unicamente amamos. Enquanto isto não acontece, vivo o amor, mergulho nele e nele me perco. É o Infinito, aquele Infinito pelo qual minha alma sente fome(Bem-aventurada Elisabete da Santíssima Trindade).

Caríssimo jogador, faça sempre o bem e evite tudo aquilo que ofende a Deus. Não fique desanimado diante das dificuldades da vida, levante a cabeça e olhe com confiança para o céu, e peça a ajuda de Deus.

Cuidado com os “coices” dos adversários, não pague “coices” com “coices”, mas jogue com muita prudência e categoria, e assim você agradará aos torcedores. Reze todos os dias pedindo a proteção de São Rafael Arcanjo, principalmente antes dos jogos: “São Rafael, glorioso Arcanjo, Medicina de Deus; eu vos chamo e invoco, para que cureis toda a cegueira e todas as enfermidades da minha alma, e me ajudeis a fugir dos pecados, que causam tantos males. Amém (Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, 1928).

Seja forte e corajoso! Não fique desanimado diante das dificuldades da vida. Rezarei sempre por você e pela sua família.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima, Mar de Felicidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 04

 

 

Anápolis, 04 de fevereiro de 2005

 

Ao chileno Maldonado,

Jogador do Cruzeiro Esporte Clube-MG

 

Caríssimo atleta, que o Amor da Santíssima Trindade esteja na vossa alma.

Pratique o esporte com entusiasmo, mas não se esqueça de crescer no amor a Deus, porque a vida sem Ele não tem sentido.

Santa Teresa dos Andes, sua conterrânea, escreve: “Se Deus a cada instante se dá a nós com amor infinito, não cabe a nós, criaturas miseráveis, dar-nos a Ele com todo o nosso ser, de modo que todas as nossas obras dirigidas a Ele com toda a intensidade de amor de que somos capazes? (Carta 40), e a mesma ainda diz: “Quando se ama tudo é alegria, a cruz não pesa, o martírio não se sente, vive-se mais no céu que na terra(Carta 104).

Você sabe que existe muita competição no futebol, inclusive muita inveja por parte dos incompetentes. Esses, os invejosos, não conseguem subir na vida jogando futebol, então, usam da língua para tentar derrubar aqueles que se destacam: “Os coveiros enterram os mortos. O invejoso enterra os vivos(Pe. Orlando Gambi, Paz e Bem, pág. 78).

Prezado Maldonado, cuidado com os invejosos; ande sempre na presença de Deus e Ele te protegerá.

Seja devoto de São Miguel Arcanjo, rezando todos os dias essa oração, principalmente antes dos jogos: “São Miguel, glorioso Príncipe do céu, protetor das almas, eu vos invoco, para que me livreis de toda a adversidade e de todo o pecado, e me façais progredir no serviço de Deus, conseguindo-me d’Ele a graça da perseverança final, para que o vá possuir eternamente. Amém(Manual do Devoto de Nossa Senhora Aparecida, 1928).

Rezarei sempre pelo seu sucesso.

Eu te abençôo e te guardo no Imaculado Coração de Maria, Mar de Felicidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 05

 

 

Anápolis, 04 de fevereiro de 2005

 

Ao jovem Fred,

Jogador do Cruzeiro Esporte Clube-MG

 

Prezado atleta, que a Doçura do Imaculado Coração de Maria esteja na vossa alma.

Lembre-se de que a salvação da alma é a coisa mais importante nesse mundo, é o “negócio” dos “negócios”: “Salvar a minha alma é negócio urgente – negócio preso a esta vida, e ai de mim se não estiver feito quando sobrevier a morte e soar a hora do Juízo(São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

Prezado atleta, jogue o futebol, mas não se esqueça de que tudo passa, que a vida é breve e que a morte não manda recado; e que logo após a morte virá o terrível Juízo: “E como é um fato que os homens devem morrer uma só vez, depois do que vem um julgamento(Hb 9,27), e: “...o juízo particular se efetua no mesmo instante em que o homem expira, que no próprio lugar onde a alma se separa do corpo é julgada por Nosso Senhor Jesus Cristo, o qual não delega seu poder, mas vem ele mesmo julgar esta causa (Preparação para a Morte, Consideração XXIV, Ponto I). Não deixe jamais o barulho do mundo afastar essa grande e terrível verdade do vosso coração.

Viva santamente, andando sempre na presença de Nosso senhor, tendo-O por Amigo fiel, e assim, não temerás a hora da morte: “É verdade que podemos morrer de repente, sem ter oportunidade de receber os Santos Óleos, mas aqueles que procuraram viver sempre cumprindo a vontade de Deus não devem preocupar-se demasiado com isso, pois os sacramentos são apenas um meio(Pe. Leo J. Trese, A caminho do céu, pág. 42).

Seja devoto dos santos anjos, e eles te protegerão dentro e fora do campo. Reze todos os dias essa oração:

Anjo santo, meu conselheiro, inspirai-me;

Anjo santo, meu defensor, protegei-me;

Anjo santo, meu fiel amigo, pedi por mim;

Anjo santo, meu consolador, fortificai-me;

Anjo santo, meu irmão, defendei-me;

Anjo santo, meu mestre, ensinai-me;

Anjo santo, testemunha de todas as minhas ações, purificai-me;

Anjo santo, meu auxiliar, amparai-me;

Anjo santo, meu intercessor, falai por mim;

Anjo santo, meu guia, dirigi-me;

Anjo santo, minha luz, iluminai-me;

Anjo santo, a quem Deus encarregou de me conduzir, governai-me (Archibald Joseph Macintyre, Os Anjos, uma Realidade Admirável, Cap. 23).

Avante! Não existe vitória sem luta.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus Cristo, Doçura das almas devotas.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta