Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

Carta - 01

 

 

Anápolis, 24 de janeiro de 2006

 

Ao jovem Iarley,

Atleta do Sport Club Internacional

Rio Grande do Sul

 

Prezado jogador, que Deus Nosso Senhor esteja sempre na vossa alma imortal: “Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio! (Sl 33,9).

Pratique o esporte e seja um atleta disciplinado e obediente às ordens do treinador, e assim, você será amado e respeitado por todos. Mas existe algo que você jamais poderá esquecer: ser luz entre os seus amigos. Vivemos num mundo voltado para a maldade, e no futebol também existe muita intriga e inveja, por isso, se esforce para dar o bom exemplo para todos, iluminando aqueles que aproximam de você com a luz da caridade e da compreensão: “Sede como luzes no mundo, isto é, como uma força vivificante para os outros homens (Dos Sermões de São Gregório de Nazianzo, bispo).

Caríssimo Iarley, quando surgirem dificuldades na sua vida, seja doença ou perseguição, não perca jamais a confiança e não se desespere, reze com fervor e conte sempre com a ajuda de Deus, porque Ele é Pai e protege aquele que n’Ele confia: “O homem justo há de alegrar-se no Senhor e junto dele encontrará o seu refúgio, e os de reto coração triunfarão (Sl 63,11).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Santíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo: “Todas as mais amargas amarguras não são mais que doçura neste adorável Coração, onde tudo se muda em amor (Santa Margarida Maria Alacoque, Carta 5).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 02

 

 

Anápolis, 24 de janeiro de 2006

 

Ao jovem Michel,

Jogador do Sport Club Internacional

Rio Grande do Sul

 

Caríssimo atleta, que o vosso coração esteja sempre desejoso de conquistar o Céu: “Não tenhas dúvida de que somos peregrinos e caminheiros aqui na terra: nossa pátria é o céu (Das Cartas de São Caetano, presbítero).

 

Jogue o futebol e seja um atleta exemplar, mas não se esqueça de que você possui uma alma imortal, e que somente Deus é capaz de satisfazê-la totalmente. Para ser feliz neste mundo, viva sempre unido a Nosso Senhor Jesus Cristo, pense continuamente nesse Divino Amigo, conte para Ele todas as dificuldades que você está enfrentando, e Ele te ajudará. Lembre-se de que a amizade com Jesus vale mais do que todo o ouro e prazeres do mundo: “É melhor para mim, Senhor, ser atribulado, contanto que estejas comigo, do que reinar sem Ti, banquetear-me sem Ti, sem Ti ser glorificado. É melhor para mim Senhor, mais abraçar-Te na tribulação, ter-Te comigo na fornalha, do que sem Ti estar até mesmo no Céu (Dos Sermões de São Bernardo, abade).

Prezado Michel, não se esqueça de que a vida é breve, ela passa como um sopro, por isso, faça sempre o bem e fuja de tudo aquele que contraria  a Lei do Deus Altíssimo: “Recordai-vos, ó Senhor, de como é breve a minha vida, e de como é perecível todo homem que criastes. Quem acaso viverá sem provar jamais a morte, e quem pode arrebatar a sua vida dos abismos? (Sl 88, 48-49).

Eu te abençôo e te guardo no Coração Boníssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo: “No Coração de meu Jesus quero viver (Santa Margarida Maria Alacoque, Sentimentos dos Retiros, III).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta

 

Carta - 03

 

 

Anápolis, 24 de janeiro de 2006

 

Ao jovem Márcio Mossoró,

Atleta do Sport Club Internacional

Rio Grande do Sul

 

Prezado Márcio, que o vosso coração esteja sempre confiante em Deus: “Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio! Digo ao Senhor: “Somente vós sois meu Senhor: nenhum bem eu posso achar fora de vós! (Sl 15, 1-2).

 

Seja um atleta aplicado, cuide bem de sua saúde e de seu preparo físico, mas não se esqueça de cuidar muito mais de sua alma, porque ela é imortal, e se na mesma não estiver Cristo presente, com certeza você jamais se sentirá feliz e satisfeito: “Se uma casa não for habitada pelo dono, ficará sepultada na escuridão, desonra e desprezo, repleta de toda espécie de imundícia. Também a alma, sem a presença de seu Deus e dos anjos que nela jubilavam, cobre-se com as trevas do pecado, de sentimentos vergonhosos e de completa ignomínia.

Ai da estrada por onde ninguém passa nem se ouve voz de homem! Será morada de animais. Ai da alma, se nela não passeia Deus e com sua voz afugenta as feras espirituais da maldade! Ai da casa não habitada por seu dono! Ai da terra, sem o lavrador que a cultiva! Ai do navio, se lhe falta o piloto; sacudido pelas ondas e tempestades do mar, soçobrará! Ai da alma que não tiver em si o verdadeiro piloto, o Cristo! (São Macário).

Caríssimo jogador, lembre-se com freqüência de que tudo passa nesse mundo tão obscuro e cheio de falsidade, e que a nossa verdadeira morada não está aqui no meio da poeira, e sim, na eternidade feliz: “Nossa pátria é o paraíso (São Cipriano).

Eu te abençôo e te guardo no Coração de Jesus Cristo: “Seu Coração era meu repouso, meu retiro e minha força nas minhas fraquezas (Santa Margarida Maria Alacoque, Carta 27).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Escolher outra carta