Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

063

 

Anápolis, 18 de novembro de 2020

 

À senhorita Dayse Pena dos Reis

Taguatinga-DF

 

Estimada senhorita Dayse, não fique desanimada diante do câncer; mas sim, olhe para Maria Santíssima ao pé da cruz contemplando a Jesus crucificado: “Perto da cruz de Jesus, permaneciam de pé sua mãe” (Jo 19, 25).

 

Nesse mundo, vale de lágrimas, o importante é fazer a vontade de Deus! Deus está por trás de tudo… tudo o que acontece é vontade ou permissão d’Ele… inclinemos a cabeça diante do Criador!

“Perto da cruz…” A Santíssima Virgem foi escolhida por Deus, mas não viveu aqui na terra longa da cruz… ela suportou com paciência, alegria e fé o peso da cruz: “Depois de Jesus, foi ela quem mais sofreu” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O Senhor não prometeu vida fácil aqui na terra para os seus seguidores, nem para sua Santa Mãe.

“Perto da cruz…” A Virgem Maria permaneceu perto da cruz aqui nesse mundo, vale de lágrimas… a sua vida foi um mar de sofrimentos… ela seguiu a Cristo com fidelidade, valentia e perseverança: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me” (Mt 16, 24).

Ela suportou o peso da cruz… não fugiu do sofrimento… não viveu na mordomia. Imitemos o seu exemplo!

Aquele que ama verdadeiramente a Jesus segue-o pelo caminho da cruz.

“Perto da cruz…” Nossa Senhora sempre viveu perto da cruz… a sua vida não foi fácil… passou por muitas dificuldades e provações… viveu em terra estrangeira, Egito, depois de viajar por muitos dias pelo deserto sofrendo sede e passando fome… suportando o calor durante o dia e passando frio durante a noite.

Maria viveu muitos anos no Egito sem reclamar… não se revoltava contra Deus; mas sim, inclinava a cabeça diante da vontade do criador.

“Perto da cruz…” Em Mt 1, 29 diz que São José resolveu deixá-la… e ela não reclamou, mas ficou em silêncio. Muitos pensam que a Virgem Maria sofreu somente no Calvário… não!

É admirável o silêncio de Maria! A sua entrega perfeita a Deus leva-a inclusivamente a não defender a sua honra e a sua inocência. Prefere que caia sobre ela a suspeita e a infâmia, a manifestar o profundo mistério da graça… abandona-se confiadamente no amor e na providência de Deus.

“Perto da cruz…” A Santíssima Virgem sofreu por amor a Deus… com sentimento de inteira e perfeita conformidade com a vontade d’Ele. Aquela que nunca ofendeu a Deus não se afastou da cruz!

Santo Afonso Maria de Ligório escreve: “Jesus e Maria passaram pelo mundo como fugitivos”. Ela sofreu, mas não fugiu da vontade de Deus.

Estamos nesse mundo de passagem, como peregrinos… inclinemos diante da vontade de Deus, principalmente nas horas difíceis.

“Perto da cruz…” A vida de Maria foi um Calvário… um mar de sofrimentos… nunca caminhou longe da cruz: “Os mártires sofreram consolados. Maria padeceu sem consolo… o martírio de Maria excedeu incomparavelmente aos dos mártires todos” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Aquele que segue a Jesus deve percorreu o caminho da cruz… caminho percorrido por Ele e pela sua Santa Mãe.

Maria nos ensina que a escada do céu é “construída” com as cruzes de cada dia.

“Perto da cruz…” A Virgem Santíssima percorreu o caminho da cruz, não da boa vida e da mordomia… suportou tudo com paciência, amor e fé: “Maria é Rainha dos mártires” (Santo Afonso Maria de Ligório).

O martírio de Nossa Senhora superou o de todos os mártires juntos… quem quiser seguir a Santíssima Virgem deve permanecer junto à cruz… sem fugir para caminhos fáceis.

A devoção mariana consiste em imitar as suas virtudes, principalmente a sua fortaleza diante das cruzes.

“Perto da cruz…” Maria seguiu a Cristo Jesus pelo caminho da cruz… serviu-o pelo caminho do sofrimento.

A dor de Maria Santíssima nos ensina que estamos aqui na terra para seguir a Cristo pelo caminho da cruz: “A dor de Maria era suficiente para causar-lhe a morte a cada instante, se Deus não lhe tivesse conservado a vida por um singular milagre” (Eádmero).

O mundo está cheio de falsos devotos de Maria! Caminham sonolentamente pelo caminho largo.

“Perto da cruz…” Maria, concebida sem pecado, nunca ofendeu a Deus e também nunca caminhou longe da cruz… o seu Coração Imaculado “navegou” num “oceano” de dor e de sofrimento: “Maria, diante das dolorosas penas de seu amado Jesus, padeceu muito mais do que se tivesse sofrido toda a sua Paixão” (Bem-aventurado Amadeu).

“Perto da cruz…” Nossa Senhora é forte! Ela disse “sim” no dia da Anunciação e não “fugiu” dele… não retrocedeu diante das provações, dificuldades e obstáculos. O seu “sim” foi sincero e autênticoperseverou até o fim: “Por ocasião do grande sacrifício do Cordeiro Imaculado, que morria por nós na cruz, poderíamos ter visto dois altares: um no Calvário, no corpo de Jesus, outro no Coração de Maria. Enquanto que o Filho sacrificava seu corpo pela morte, Maria sacrificava sua alma pela compaixão” (Arnoldo de Chartres).

“Perto da cruz de Jesus…” A Santíssima Virgem permaneceu “perto da cruz de Jesus” ela contemplou a São Dimas e Gestas, também crucificados no Calvário, mas permaneceu perto da cruz de Jesus… Ele é o Salvador!

Maria permaneceu perto da cruz de Jesus, cheia de dores… mas não desanimada… não reclamou… se inclinou diante da vontade de Deus… o Senhor sabe o que faz! Muitos abandonam a Deus nas horas difíceis… ela permaneceu firme!

“Perto da cruz de Jesus…” A Virgem Santíssima sofreu por amor a Deus: “Sofrer de nada vale se não for por amor a Deus” (Santo Tomás de Aquino).

Ela não deixou Cristo sozinho na cruz! Sofreu contemplando o sofrimento do Senhor. O verdadeiro amor não busca o mais fácil e cômodo.

Os inimigos do Senhor estavam perto da cruz e a Santíssima Virgem não perdeu tempo com eles. Quem ama a Jesus não abre espaço para a maldade.

“Perto da cruz de Jesus…” Muitos estavam perto da cruz de Jesus… bons e maus: Maria Santíssima, Maria Madalena, João Evangelista… os soldados, judeus e outros. Não basta estar perto da cruz do Salvador, mas é preciso amá-lo… muitos “sofrem para a própria condenação” (Santo Agostinho).

A Santa Maria amava a Cristo; enquanto que os inimigos odiavam o Senhor.

Aquele que suporta a cruz com paciência, amor e fé… caminha para o céu com segurança.

“Perto da cruz de Jesus…” São João Maria Vianney diz “que todos têm que sofrer”. Santo Agostinho diz que “bons e maus têm que sofrer”. Uns sofrem para o inferno porque não sofrem “perto da cruz de Jesus”; mas sim, sofrem cometendo o pecado e prejudicando o próximo.

Será que os terroristas sofrem “perto da cruz de Jesus?” Não! Sofrem para a própria condenação… não por amor a Deus e para conquistarem o céu. Não basta sofrer; mas é preciso sofrer por amor a Deus!

“Perto da cruz de Jesus…” Aquele que sofre com os olhos fixos em Jesus… unido ao Senhor, não desanima nem retrocede; mas sim, continua a caminhada para o céu com fé, alegria, coragem e perseverança.

É grande sabedoria manter-se unido a Jesus… perto da sua cruz nas horas de provações… o Senhor sofreu e a nossa vida não pode ser diferente… somos “ovelhinhas” do Senhor, Cordeiro Inocente, não podemos buscar uma vida fácil e cômoda.

“… permaneciam”. Não somente Nossa Senhora permanecia perto da cruz do Senhor… outras pessoas também permaneciam perto d’Ele.

O exemplo de Maria foi seguido por um grupo de pessoas piedosas. A Virgem Santíssima não abandonou o Cordeiro Inocente nas horas difíceis… seguiu-o até o fim… não se afastou do Calvário… não se desesperou nem desanimou. Quem ama a Jesus de todo o coração permanece sempre perto d’Ele.

“… permaneciam”. Nossa Senhora permaneceu no Calvário repetindo o “sim” dado no dia da Anunciação… a sua fidelidade ao Senhor é total, não pela metade… o seu amor por Jesus é encantador… sofre, mas não foge do sofrimento… permaneceu ao lado do Filho… a ovelhinha não se afastou do Cordeiro Imaculado.

Imitemos o exemplo de Maria Santíssima! O nosso sim a Deus deve ser total… na alegria e na dor!

No Coração Doloroso de Maria a senhora encontrará força para suportar com paciência as dores do câncer. Conte com nossas orações.

Deus lhe pague pela colaboração.

Eu te abençoo e te guardo nos Corações de Jesus e Maria.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Outras cartas