Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

Carta 05

 

Anápolis, 08 de março de 2011

 

À Sua Santidade

Papa Bento XVI

“Doce Cristo na terra” (Santa Catarina de Sena)

 

Santo Padre, lutemos corajosamente contra os inimigos da Santa Igreja e jamais desanimemos diante de suas ameaças: “O cristão nasceu para a luta, e quanto mais encarniçada se apresenta, tanto mais segura há de ser a vitória com o auxílio de Deus” (Leão XIII, Encíclica Sapientiae Christianae, 19).

 

Depois de PENSAR, REPENSAR, REZAR MUITO e me ACONSELHAR com o diretor espiritual, decidi escrever-lhe essa carta que há tempos deveria ter escrito.

O mundo inteiro acompanhou a “caça” aos bispos pedófilos e aos que acobertaram padres pedófilos; muitos renunciaram, mas nem todos.

Na Irlanda renunciaram os bispos: Eamonn Walsh, Raymond Field, Jim Moriarty, Donal Murray e John Magee.

Na Alemanha renunciou o bispo Walter Mixa.

Na Bélgica renunciou o bispo Roger Vangheluwe.

Nos Estados Unidos renunciou o Cardeal de Boston, Bernard Law.

Na Polônia renunciou o arcebispo Juliusz Paetz.

Parabéns Santo Padre pela vossa coragem e zelo pelas almas; um meio para acabar com a pedofilia seria colocar uma emenda no Código de Direito Canônico excomungando automaticamente quem cometesse tal pecado.

Querido Pastor, está completando hoje dois meses que o bispo Dom Manoel Pestana Filho faleceu. Esse bispo, quando estava à frente da Diocese de Anápolis-GO, RECEBEU e ACOBERTOU PADRES PEDÓFILOS em sua Diocese e não foi punido pela Santa Sé, isso porque não fora denunciado pelos bispos do Centro-Oeste; com certeza todos ficaram em silêncio e bem que mereciam ser punidos agora.

Santo Padre, colocarei alguns DOCUMENTOS que comprovam que Dom Manoel RECEBEU e ACOBERTOU o Frei Tarcísio Tadeu Sprícigo, pedófilo, em sua Diocese; esses documentos estão na internet para quem quiser conhecer.

Dom Manoel Pestana Filho recebeu em sua Diocese o Frei Tarcísio Tadeu Sprícigo já sabendo que o mesmo havia cometido pedofilia em outra Diocese, de onde fora afastado (vide matéria).

 

 

Afastado da Igreja Católica entre 1995 e 1997 por causa de denúncias de abuso sexual contra menores no Paraná e interior de São Paulo, o frei escreveu – logo após seu retorno – que “o garoto mais lindo, excitante, lábios grandes e carinhoso está sendo atraído por ele. “Fortemente, sexualmente e com infinita paixão por mim e não agüenta mais sem mim”. Tarcísio se definiu nas anotações como “o mais jovem, excitante, agradável e bonito.”

 

http://br.answers.yahoo.com/question/index?qid=20100314081459AAmOnt5

 

 

Mesmo sabendo que este Frei dera escândalo em outras dioceses, o Bispo Dom Manoel o recebeu em Anápolis e lhe deu toda liberdade para celebrar na catedral, nas Paróquias e fazer programas em rádios.

O Frei não tardou em repetir o escândalo também na Diocese de Anápolis entre os anos de 2001 e 2002 (vide matéria).

 

 

Alcançou repercussão nacional sentença proferida na sexta-feira passada (18) pela juíza Ana Maria Rosa Santana, de Anápolis, que condenou o frei Tarcísio Tadeu Spricigo, de 48 anos de idade, a 14 anos e 8 meses de reclusão, em regime integralmente fechado, por atentado violento ao pudor contra os menores L., de 13 anos, e W. , de 5 anos. Os crimes ocorreram entre os anos de 2001 e 2002. Na sentença, a juíza descartou a tese da defesa, que pleiteou a absolvição do acusado ao argumento de que ele não teria sanidade mental para avaliar sua conduta. Para a magistrada, o frade demonstrou, nas audiências, ser "lúcido e lampeiro".

"Tanto o acusado tinha consciência de ilicitude de suas condutas e das suas conseqüências que alertou suas vítimas para não falarem nada para ninguém, pois se assim procedessem, ele seria preso", observou a juíza. Lembrou ainda que, abusando da confiança que lhe fora conferida pelos familiares das vítimas em função de sua condição de religioso, Tarcísio Tadeu fez os dois menores jurarem, diante da imagem de Jesus Cristo, que manteriam os fatos em segredo. Na denúncia, o Ministério Público (MP) sustentou que o frei é contumaz na prática de crimes contra a liberdade sexual, tendo sido inclusive condenado pelos mesmos crimes na comarca de Agudos (São Paulo).

 

Abuso de confiança

As famílias dos dois menores abusados sexualmente eram pobres. Segundo a denúncia, L. era coroinha na capela onde o frade atuava e, aproveitando-se dessa ligação, pediu para a família do menor permitir que este passasse a morar com ele, ao argumento de que se sentia muito só e que seria bom para L., vez que o ajudaria com os deveres escolares. Um mês após o adolescente ter se mudado para a paróquia, Tarcísio passou a assediá-lo, beijando-o e tentando manter, com ele, atos diversos da conjunção carnal, tendo inclusive se masturbado por diversas vezes nas pernas de L.

O fato somente foi descoberto porque o rapaz começou a ficar agressivo, diminuiu seu rendimento escolar e passou a ingerir bebida alcoólica. Um dia, embriagado, contou o fato à sua mãe, com riqueza de detalhes, dando início à investigação policial. No caso de W., o frei se prontificou a dar aulas de violão para a criança e, durante esse tempo, também o abusava sexualmente da mesma forma que agira com L. Ambos os casos configuram violência presumida, pois as vítimas eram menores, e as circunstâncias agravantes - no caso, a reincidência (crime continuado), o abuso de autoridade (religiosa) e o fato de envolver menor de idade - contribuíram para o aumento da pena a ele imposta.

 

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/140473/frade-pedofilo-e-condenado-a-14-anos-de-prisao

 

 

Santo Padre, mesmo diante desse gravíssimo pecado, o Bispo Dom Manoel fez de tudo para acobertar esse Frei escondendo-o da justiça (vide matéria).

 

 

 

 

Não entendo como um bispo que apoiou e acobertou esse Frei que escreveu um diário tão horroroso tenha ficado sem uma punição. Nem todos os bispos que foram punidos cometeram tão grande crime.

Os bispos do Centro-Oeste deveriam ser punidos agora por não tê-lo denunciado.

Além de ACOLHER e PROTEGER um Frei pedófilo em sua Diocese, também permitiu que um padre da Ordem dos Cônegos Regulares da Santa Cruz fosse superior de seu Seminário Maior por muito tempo, mesmo sabendo que ele saía para noitadas com uma mulher, com a qual mora até hoje aqui em Anápolis (vide matéria da Revista Imagem Atual).

O padre e a mulher estão no circulo vermelho, e o esposo no circulo verde.

 

 

 

 

 

Diante desses escândalos, por que Dom Manoel não foi punido pela Santa Sé como foram punidos os demais?

Ainda há tempo de punir os bispos do Centro-Oeste e o Conselho Presbiteral que não o denunciou na época.

Santo Padre, peço que abençoe os meus religiosos e a mim.

 

Filialmente,

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.