Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 09 - 01/06/2004 

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), que a paz do Sagrado Coração de Jesus esteja na sua alma, e que o silêncio da Santíssima Virgem reine em sua vida.

Nessa Circular tratarei de um assunto de suma importância para a sua vida: a salvação da sua alma.

É importante lembrar diariamente, de que você possui uma alma imortal, e que ela é a parte espiritual do homem, pela qual ele vive, entende e é livre. A alma do homem não morre com o corpo, mas vive eternamente porque é espiritual. Hoje, infelizmente, poucos são aqueles que se preocupam com a salvação da alma, estão mais preocupados com o material do que com o espiritual, e acabam vivendo num vazio total e longe de Deus: “O negócio da eterna salvação é, sem dúvida, o mais importante, e, contudo, é aquele de que os cristãos mais se esquecem” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XII, Ponto I).

Caríssimo (a) benfeitor (a), é grande estupidez esquecer da salvação da alma para correr atrás daquilo que é passageiro; e a salvação da alma deve ser a sua ocupação e preocupação principal: “…operai a vossa salvação com temor e tremor” (Fl 2,12), e: “Só uma coisa é necessária: amar a Deus e salvar a alma” (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, Resumo das Virtudes), e também: “De fato, que aproveitará ao homem se ganhar o mundo inteiro mas arruinar a sua vida? Ou que poderá o homem dar em troca de sua vida?” (Mt 16,26), e ainda: “Aquele que não trabalha para salvar a alma é um louco” (São Filipe Neri).

Prezado (a) benfeitor (a), tudo passa como um sopro, a vida é breve, tudo acaba, e alma só possuímos uma, e se a perdermos, perdemos tudo e seremos as pessoas mais infelizes do mundo: “Se te enganares e te perderes, de que te servirá no inferno haveres desfrutado de todos os prazeres do mundo, teres sido rico e cortejado? Perdida a alma, tudo está perdido: honras, divertimentos e riquezas” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XII, Ponto II).

Feliz daquele (a) que trabalha fervorosamente e com zelo pela salvação da sua alma, e infeliz daquele (a) que despreza a salvação da mesma, esse (a) com certeza comete uma falta que jamais terá retorno: “Não há falta que se possa comparar ao desprezo da salvação eterna” (Santo Eusébio), e: “Todos os demais erros podem ter remédio. Perdidos os bens, é possível readquirir outros por meio de novos trabalhos. Perdido um emprego, pode ser recuperado. Ainda no caso de perder a vida, se salvar a alma, tudo está preparado. Mas para quem se condena, não há possibilidade de remédio. Morre-se uma vez, e perdida uma vez a alma, está perdida para sempre. Só resta o pranto eterno com os outros míseros insensatos do inferno, cuja pena e maior tormento consiste em pensar que para eles já não há mais tempo de remediar sua desdita” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XII, Ponto III).

Caríssimo (a) benfeitor (a), lembre-se da brevidade de sua vida, e trabalhe com fervor para salvar a sua alma, colocando em prática os meios necessários, em especial os três seguintes:

 

1. Evitar o pecado mortal.

A maior de todas as desgraças é o pecado mortal, porque: "Morrer em pecado mortal sem ter-se arrependido dele e sem acolher o amor misericordioso de Deus significa, ficar separado do Todo-Poderoso para sempre, por nossa própria opção livre. E é este estado de auto-exclusão definitiva da comunhão com Deus e com os bem-aventurados que se designa com a palavra  “inferno(Catecismo da Igreja Católica, 1033).

Quem comete o pecado mortal ofende terrivelmente a Deus: “Injuria a Deus, desonra-o e, no que depende dele, cobre-o de amargura(Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XV, Ponto I). E o pior de tudo, é que, aquele (a) que morrer em pecado mortal irá para o inferno logo após a morte, e nunca mais sairá desse mar de fogo: "O ensinamento da Igreja afirma a existência e a eternidade do inferno. As almas dos que morrem em estado de pecado mortal descem imediatamente após a morte aos infernos, onde sofrem as penas do Inferno, “o fogo eterno (Catecismo da Igreja Católica, 1035).

 

2. Conservar e aumentar a graça santificante na alma.

O Pe. Leo J. Trese escreve: "Uma vez recebida a graça santificante no Batismo, é questão de vida ou morte que conservemos este dom até o fim. E se nos ferisse essa catástrofe voluntária que é o pecado mortal, seria de uma terrível urgência recuperarmos o precioso dom que o pecado nos arrebatou, o dom da vida espiritual que é a graça santificante e que teríamos matado em nossa alma.

É também importante que incrementemos a graça santificante na nossa alma; ela pode crescer. Quanto mais uma alma se purifica de si, melhor corresponde à ação de Deus. Na medida em que diminui o eu, aumenta a graça santificante. E o grau da nossa graça santificante determinará o grau da nossa felicidade no céu" (A Fé Explicada, Capítulo IX).

 

3. Crescer sempre no amor a Deus.

No amor a Deus está a nossa verdadeira felicidade e a nossa santificação:

"Toda a santidade e toda a perfeição de uma pessoa consiste em amar a Jesus Cristo, nosso Deus, nosso maior bem, nosso Salvador" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do Amor a Jesus Cristo, Capítulo I).

O primeiro mandamento da lei de Deus ordena que o amemos sem medida:

"Amarás ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Esse é o maior e o primeiro mandamento" (Mt 22,37).

É importante lembrar de que o amor a Deus é o caminho mais curto para o céu, e aquele que O ama de coração está no caminho certo.

Caríssimo (a) benfeitor (a), ame a Deus de coração, somente Ele é capaz de encher a sua alma da mais pura felicidade: "Sou a pessoa mais feliz. Já não desejo nada porque meu ser está saciado com o Deus-Amor" (Santa Teresa dos Andes, Carta 110).

 

Deus lhe pague pela sua preciosa colaboração, rezarei para que o Senhor Deus lhe conceda o cêntuplo aqui na terra, e depois da morte, a eternidade feliz.

Eu te abençôo e te guardo no Sagrado Coração de Jesus, Abismo de Amor e nosso Refúgio seguro.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 09 - 01/06/2004
”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_09.htm

 

  Outras circulares