SEGUNDA MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES

(Mt 15, 32-39)

 

32 Jesus, chamando os discípulos, disse: ‘Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias, que está comigo e não tem o que comer. Não quero despedi-la em jejum, de modo que possa desfalecer pelo caminho’. 33 Os discípulos lhe disseram: ‘De onde tiraríamos, num deserto, tantos pães para saciar uma tal multidão?’ 34 Jesus lhes disse: ‘Quantos pães tendes?’ Responderam: ‘Sete e alguns peixinhos’. 35 Então, mandando que a multidão se assentasse pelo chão, 36 tomou os sete pães e os peixes e, depois de dar graças, partiu-os e dava-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. 37 Todos comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram sete cestos cheios dos pedaços que sobraram. 38 Ora, os que comeram eram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças. 39 Tendo despedido as multidões, entrou no barco e foi para o território de Magadã”.

 

 

Em Mt 15, 32 diz: “Jesus, chamando os discípulos, disse: ‘Tenho compaixão da multidão, porque já faz três dias, que está comigo e não tem o que comer. Não quero despedi-la em jejum, de modo que possa desfalecer pelo caminho”.

 

O Pe. Francisco Fernández Carvajal comenta: “Ao atravessar Jesus a região da Decápole, a notícia ia correndo de povoação em povoação, e a gente apinhava-se à sua volta. A multidão rodeava o Mestre e caminhava com Ele, sem de todo se dar conta de como os lugares onde podiam encontrar provisões, depois de tantas horas, ficavam cada vez mais longe”.

Já fazia três dias que essa multidão acompanhava a Nosso Senhor; a mesma estava como que extasiada em contemplá-Lo e por ouvir os seus ensinamentos.

Ele não bajulava nem enganava ninguém, mas pregava a verdade com autoridade: “Estavam espantados com o seu ensinamento, pois ele os ensinava como quem tem autoridade e não como os escribas” (Mc 1, 22), e: “Eles ficavam pasmados com seus ensinamentos, porque falava com autoridade” (Lc 4, 12).

Infeliz do sacerdote que esconde a verdade do povo com receio de contrariá-lo; esse é um mercenário e não cumpre sua missão de pastor: “... quem se apresentar perante o público como pregador, deverá ficar insensível aos encômios dos outros e jamais desanimar devido às suas críticas; em suas pregações procure apenas agradar a Deus. Só Deus deverá servir-lhe de orientador e fim ao preparar suas práticas; jamais os louvores e aplausos da multidão” (São João Crisóstomo, O Sacerdócio, Livro Quinto, 7), e: “Para ser autêntica, a palavra deve ser transmitida ‘sem duplicidade e sem nenhuma falsificação, mas manifestando com franqueza a verdade diante de Deus’ (2 Cor 4, 2)” (Diretório para o ministério e a vida do presbítero, 45).

O povo apinhava-se à volta de Cristo Jesus, não porque Ele mentia ou pregava uma doutrina falsa e fácil; mas sim, porque ensinava a todos o caminho da Vida Eterna... vivia o que pregava: “... a respeito de todas as coisas que Jesus fez e ensinou desde o início” (At 1, 1).

Será que o povo, que tem sede de Deus, apinha-se à volta de um sacerdote que está sempre a falar em política e de outras coisas terrenas? Claro que não! O povo aproxima somente do sacerdote que lhe ensina as verdades eternas: “Que verdade isto não é! Como é profundamente verdadeiro! Sim, queridos Irmãos, deveis ser santos, não deveis ser uns padres quaisquer, padres vulgares. De outro modo, para bem pouco serve o vosso zelo e os vossos sofrimentos. As ovelhas fugirão de vós e perder-se-ão em grande número. Faz mais um santo só com uma palavra, que um homem vulgar com uma série de discursos. As palavras de um sacerdote santo ferem, abalam o sentimento, transfiguram as almas e renovam-nas  de um modo extraordinário, porque nascem da graça, da oração e da penitência, vêm cheias das graças de Deus. Talvez um sábio possa imitá-las habilmente, mas Deus só fala através da boca de um santo (Mt 10, 20)” (Servo de Deus Eduardo Poppe, Carta aos sacerdotes).

Jesus Cristo, o Bom Pastor, não quis despedir a multidão que O seguia sem dar-lhe alimento: “Não quero despedi-la em jejum, de modo que possa desfalecer pelo caminho”.

Nosso Senhor, cheio de compaixão, quer recompensar a perseverança daquele povo que O seguiu por três dias: “O Senhor, sempre compassivo, era consciente desta situação. Estava comovido também pela perseverança destas gentes, que levam já três dias sem se separarem d’Ele. Tinham chegado já à ribeira do lago, e Jesus e os seus discípulos iam tomar uma barca para passar à margem ocidental. É a hora de despedir as gentes que deviam voltar para suas casas. Mas quer resolver antes o problema do alimento” (Pe. Francisco Fernández Carvajal).

Sigamos a Nosso Senhor, não somente por três dias, mas todos os dias. Ele é o “Caminho, a Verdade e a Vida” (Jo 14, 6), e somente n’Ele encontraremos “palavras de vida eterna” (Jo 6, 68).

 

Em Mt 15, 33- 38 diz: “Os discípulos lhe disseram: ‘De onde tiraríamos, num deserto, tantos pães para saciar uma tal multidão?’ Jesus lhes disse: ‘Quantos pães tendes?’ Responderam: ‘Sete e alguns peixinhos’. Então, mandando que a multidão se assentasse pelo chão, tomou os sete pães e os peixes e, depois de dar graças, partiu-os e dava-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. Todos comeram e ficaram saciados, e ainda recolheram sete cestos cheios dos pedaços que sobraram. Ora, os que comeram eram quatro mil homens, sem contar mulheres e crianças”.

 

Entre a primeira e esta segunda multiplicação dos pães existem algumas semelhanças, como é lógico num milagre realizado em parecidas circunstâncias: uma multidão faminta, sem provisões, alimentada com uns poucos pães e peixes. Mas há outras muitas totalmente distintas: o lugar, os dias que levam sem comer seguindo Cristo, o número dos que participam no milagre, o número de pães e de peixes, e São Marcos assinala-o expressamente com estas palavras de Jesus: Não vos recordais de quantos cestos cheios de bocados de pão recolhestes, quando parti os cinco pães para cinco mil? Responderam-lhe: Doze. E quando parti os sete pães para os quatro mil, quantos cestos cheios de pedaços recolhestes? Sete, responderam. E dizia-lhes: Ainda não compreendes? (cf. Mc 8, 18-20).

Edições Theologica comenta: “Como na primeira multiplicação (Mt 14, 13-20), os Apóstolos põem os pães e os peixes à disposição do Senhor. Era tudo o que tinham. Também se serve dos Apóstolos para fazer chegar o alimento – já fruto do milagre – à gente. Na distribuição das graças de salvação, Deus quer contar com a fidelidade e generosidade dos homens...

É de notar que nas duas multiplicações milagrosas, Jesus dá o alimento em abundância, ao mesmo tempo em que não se desperdiça nada do que sobra. Os milagres de Jesus, além do fato real e concreto que cada um deles é, têm também um caráter de sinal de realidades sobrenaturais. Neste caso a abundância do alimento corporal significa ao mesmo tempo a abundância dos dons divinos no plano da graça e da glória, na ordem dos meios e na ordem do prêmio eterno: Deus dá aos homens mais graças das que estritamente necessitariam. Esta é a experiência cristã desde os primeiros tempos. São Paulo diz-nos que onde ‘abundou o pecado superabundou a graça’ (Rm 5, 20); por isso dirá aos Efésios que ‘a graça superabunda em vós com toda a sabedoria’ (Ef 1, 8); e ao seu discípulo Timóteo: ‘Superabundou a graça de Nosso Senhor com a fé e caridade que está em Cristo Jesus’ (1 Tm 1, 14)”.

 

Em Mt 15, 39 diz: “Tendo despedido as multidões, entrou no barco e foi para o território de Magadã”.

 

Depois de se alimentar, a multidão, contente, dispersou-se. Cada um voltou para sua casa e contava aos seus o prodígio. Jesus subiu com os Doze para a barca e arribou próximo de uma povoação que São Mateus chama Magadã e São Marcos Dalmanuta, que ainda não se conseguiu identificar com certeza.

Já Santo Agostinho (De consensu evangeliorum, 2, 51) pensou que estes dois nomes tão diferentes se referiam a uma mesma paragem. Não é impossível que Magadã seja um erro do copista, que quis escrever Magdala, claramente conhecida na ribeira ocidental do lago.

Outros sugerem que Dalmanuta pudesse ser um casario pertencente a Magdala. Não o sabemos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de junho de 2007

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Segunda multiplicação dos pães”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0036.htm