JESUS ENTRE OS SAMARITANOS

(Jo 4, 1-42)

 

"1 Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia mais discípulos e batizava mais que João - 2 ainda que, de fato, Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos - 3 deixou a Judéia e retornou à Galiléia. 4 Era preciso passar pela Samaria. 5 Chegou, então, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da região que Jacó tinha dado a seu filho José. 6 Ali se achava a fonte de Jacó. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-se junto à fonte. Era por volta da hora sexta. 7 Uma mulher da Samaria chegou para tirar água. Jesus lhe disse: 'Dá-me de beber!' 8 Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento. 9 Diz-lhe, então a samaritana: 'Como, sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana?' (Os judeus, com efeito, não se dão com os samaritanos) 10 Jesus lhe respondeu: 'Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber', tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva!' 11 Ela lhe disse: 'Senhor, nem sequer tens uma vasilha e o poço é profundo; de onde, pois, tiras essa água viva? 12 És, porventura, maior que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como seus filhos e seus animais?' 13 Jesus lhe respondeu: 'Aquele que bebe desta água terá sede novamente; 14 mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna'. 15  Disse-lhe a mulher: 'Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir mais aqui para tirá-la!' 16 Jesus disse: 'Vai, chama teu marido e volta aqui'. 17 A mulher lhe respondeu: 'Não tenho marido'. Jesus lhe disse: 'Falaste bem: 'não tenho marido', 18 pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade'. 19 Disse-lhe a mulher: 'Senhor, vejo que és um profeta... 20 Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar'. 21 Jesus lhe disse: 'Crê, mulher, vem a hora em que nem sobre esta montanha nem em Jerusalém adorareis o Pai. 22 Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. 23 Mas vem a hora - e é agora - em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura. 24 Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade'. 25 A mulher lhe disse: 'Sei que vem um Messias (que se chama Cristo). Quando ele vier, nos anunciará tudo'. 26 Desse-lhe Jesus: 'Sou eu, que falo contigo'. 27 Naquele instante, chegaram os seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher; nenhum deles, porém, lhe perguntou: 'Que procuras?' ou: 'O que falas com ela?' 28 A mulher, então, deixou seu cântaro e correu à cidade, dizendo a todos: 29 'Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz. Não seria ele o Cristo?' 30 Eles saíram da cidade e foram ao seu encontro. 31 Enquanto isso, os discípulos rogavam-lhe: 'Rabi, come!' 32 Ele, porém, lhes disse: 'Tenho para comer um alimento que não conheceis'. 33 Os discípulos se perguntavam uns aos outros: 'Por acaso alguém lhe teria trazido algo para comer?' 34 Jesus lhes disse: 'Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra. 35 Não dizeis vós: 'Ainda quatro meses e chegará a colheita?' Pois bem, eu vos digo: Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita. Já 36 o ceifeiro recebe seu salário e recolhe fruto para a vida eterna, para que o semeador se alegre juntamente com o ceifeiro. 37 Aqui, pois, se verifica o provérbio: 'um é o que semeia, outro o que ceifa'. 38 Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles'. 39 Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher que dava testemunho: 'Ele me disse tudo o que fiz!' 40 Por isso, os samaritanos vieram até ele, pedindo-lhe que permanecesse com eles. E ele ficou ali dois dias. 41 Bem mais numerosos foram os que creram por causa da palavra dele 42 e diziam à mulher: 'Já não é por causa do que tu falaste que cremos. Nós próprios o ouvimos, e sabemos que esse é verdadeiramente o salvador do mundo".

 

 

Em Jo 4, 1-3 diz: "Quando Jesus soube que os fariseus tinham ouvido dizer que ele fazia mais discípulos e batizava mais que João - ainda que, de fato, Jesus mesmo não batizasse, mas os seus discípulos - deixou a Judéia e retornou à Galiléia".

Edições Theologica comenta: "Já começa a aparecer a hostilidade dos fariseus contra Jesus. O Senhor, como não tinha chegado ainda o  tempo da Sua Paixão, retira-Se para o Norte da Palestina, para a Galiléia, onde o influxo dos fariseus era menor. Com isso Jesus Cristo evita que O matem antes do tempo assinalado por Deus Pai", e: "Deixando a Judéia, quis Jesus evitar a animosidade dos fariseus e a inveja dos discípulos de João. Exemplo de prudência a imitar" (Dom Duarte Leopoldo).

Depois de umas semanas em Jerusalém e noutros lugares da Judéia, Jesus dirigiu-se para a Galiléia acompanhado dos seus discípulos: "Existem duas rotas principais. Uma mais longa, bordeava o Jordão. A outra, que tomará nesta ocasião o Senhor, atravessava a Samaria e seguia o eixo norte-sul pela linha dos cumes. Esta via secundária existia desde sempre. Por ela caminharam os patriarcas, segundo o Gênesis, e aparece expressamente citada na época dos juízes. Tinha a vantagem de atravessar territórios bastante povoados, com água e alimentos, mas contava com um sério inconveniente para o peregrino que ia ou voltava de Jerusalém: passava por aldeias de samaritanos, inimigos tradicionais dos judeus e sempre dispostos a boicotar as peregrinações a Jerusalém. Por isso os galileus desistiam normalmente de tomar este caminho, que em princípio era mais direto" (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

Em Jo 4, 4-6 diz: "Era preciso passar pela Samaria. Chegou, então, a uma cidade da Samaria, chamada Sicar, perto da região que Jacó tinha dado a seu filho José. Ali se achava a fonte de Jacó. Fatigado da caminhada, Jesus sentou-se junto à fonte. Era por volta da hora sexta".

Caminhavam Jesus e os seus discípulos pelo vale limitado pelo monte Hebal ao norte e ao sul pelo Garizin, e estavam já muito próximos de Sicar, a atual Ascar. Esta cidade estava próximo do campo que Jacó deu a seu filho José.

Neste lugar Jacó edificou um altar a Yahvé (Gn 33, 18-20), e o campo deu-o como melhora a seu filho José (Gn 48, 21-22). Aqui foi enterrado o próprio José (Js 24, 32). Também Abraão acampou neste lugar e recebeu a promessa da bênção, antes de chegar a Betel (Gn 12, 6-8).

O Pe. Francisco Fernández-Carvajal escreve: "Chegou a pequena comitiva ao poço em que, séculos antes, Jacó dessedentava os seus gados. Este poço era o fim obrigatório de uma etapa do caminho que se tinha iniciado às primeiras horas do dia. Era à volta da hora sexta, meio-dia, e os discípulos continuaram até à próxima cidade para comprar alimentos. O Senhor, fatigado do caminho, sentou-se junto ao poço. Talvez tenha preferido ficar só", e: "É comovedor observar o Mestre esgotado. Além disso, tem fome: os discípulos foram à povoação vizinha, para procurar algo de comer. E tem sede (...). Quando nos cansemos - no trabalho, no estudo, na tarefa apostólica -, quando encontremos oposição no horizonte, então, os olhos para Cristo: para Jesus bom, para Jesus cansado, para Jesus faminto e sequioso. Como te fazes entender, Senhor! Como te fazes querer! Mostraste-nos como nós, em tudo menos no pecado: para que palpemos que contigo poderemos vencer as nossas más inclinações, as nossas culpas. Porque não importam nem o cansaço, nem a fome, nem a sede, nem as lágrimas... Cristo cansou-se, passou fome, teve sede, chorou. O que importa é a luta - uma contenda amável, porque o Senhor permanece sempre a nosso lado - para cumprir a vontade do Pai que está nos céus" (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, nn. 176 e 201), e também: "A hora sexta, isto é, meio-dia. Admiremos a bondade do Salvador, esperando, apesar da grande fadiga, a esta pobre pecadora, a fim de convertê-la e fazer dela uma apóstola da cidade. Aprendamos a aproveitar, como ele, todas as ocasiões para fazer o bem" (Dom Duarte Leopoldo).

Em Jo 4, 7-8: "Uma mulher da Samaria chegou para tirar água. Jesus lhe disse: 'Dá-me de beber!' Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento".

O descanso do Salvador foi interrompido pela chegada de uma mulher que vinha tirar água do poço, uma samaritana.

Nosso Senhor diz à mulher: "Dá-me de beber!" Ele estava sozinho: "Seus discípulos tinham ido à cidade comprar alimento".

O sacerdote quando vai ouvir os pecados de um penitente deve agir com prudência e estar em um lugar seguro, para que ninguém ouça a confissão; é preciso respeitar o penitente.

Edições Theologica comenta: "Jesus veio salvar o que estava perdido. Não poupará nenhum esforço para o conseguir. Eram proverbiais os ódios entre Judeus e Samaritanos; contudo, Jesus Cristo não exclui ninguém, mas o Seu amor estende-se a todas as almas, e por todas e cada uma vai derramar o Seu sangue. Inicia o diálogo com esta mulher mediante um pedido, que indica a grande delicadeza de Deus com os homens: Deus Onipotente pede um favor à pobre criatura humana. 'Dá-Me de beber': Jesus pede de beber não só pela sede física, mas porque tinha sede da salvação dos homens, por amor a eles. Estando cravado na Cruz voltou a dizer: 'Tenho sede' (Jo 19, 28)", e: "Uma mulher da Samaria. Esta mulher chama-se Potina... Tendo chegado ao poço para tirar água, não reparou, a princípio, no Salvador que ali estava sentado. Mas Jesus lhe fala e pede-lhe de beber, ele que tinha sede daquela alma. Assim os pecadores passam por Jesus, entram nas igrejas, mas indiferentes e descuidados da sua alma. Jesus, porém, lhes fala:- Dá-me de beber, dá-me o teu coração. Ai de quem fechar os ouvidos à doçura da voz de um amigo tão dedicado!" (Dom Duarte Leopoldo), e também: "E veio uma mulher'. Esta mulher é figura da Igreja, ainda não justificada, mas já em vias de justificação; é disso que trata a narrativa. Veio sem conhecer o Senhor, encontrou-o e ele lhe falou. Vejamos o fato e a razão por que 'veio uma mulher da Samaria tirar água'. Os samaritanos não pertenciam ao povo judeu; eram estrangeiros. Faz parte do simbolismo da narração o fato de vir de um povo estrangeiro essa mulher que representava a Igreja, pois a Igreja viria dos gentios, dos que não pertenciam à raça judaica. Ouçamos, portanto, a nós mesmos na pessoa dessa mulher: reconheçamo-nos nela e nela demos graças a Deus por nós. Era uma figura, não uma realidade; mas como ela mesma começou por ser figura, tornou-se realidade. Pois acreditou naquele que queria torná-la uma figura nossa. 'Veio tirar água'. Viera simplesmente tirar água, como costumam fazer os homens e as mulheres" (Dos Tratados de Santo Agostinho sobre o Evangelho de São João), e ainda: "Ó Senhor, para oferecer-nos o mistério de vossa humildade vos sentastes, cansado junto ao poço e pedistes de beber à samaritana. Vós que nela fizestes nascer o dom da fé, vos dignastes ter sede de sua fé; pediste-lhe água e nela acendestes o fogo do amor de Deus. Por isso, supliquemos à vossa imensa misericórdia, abandonarmos as profundas trevas do vício, deixar a água das más paixões, a fim de experimentar, incessantemente, sede de vós que sois fonte de vida, torrente de bondade" (Prefácio ambrosiano, das orações dos primeiros cristãos, 326).

Em Jo 4, 9-12 diz: "Diz-lhe, então a samaritana: 'Como, sendo judeu, tu me pedes de beber, a mim que sou samaritana?' (Os judeus, com efeito, não se dão com os samaritanos) Jesus lhe respondeu: 'Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber', tu é que lhe pedirias e ele te daria água viva! Ela lhe disse: 'Senhor, nem sequer tens uma vasilha e o poço é profundo; de onde, pois, tiras essa água viva? És, porventura, maior que o nosso pai Jacó, que nos deu este poço, do qual ele mesmo bebeu, assim como seus filhos e seus animais?"

Santo Agostinho comenta: "Estais vendo que são estrangeiros: aos judeus não se serviam absolutamente de seus cântaros. E como a mulher trazia consigo um cântaro para tirar água, admirou-se de que um judeu lhe pedisse de beber, pois os judeus não costumavam fazer isso. Mas aquele que pedia de beber tinha sede da fé daquela mulher. Escuta então a quem pede de beber; Jesus lhe respondeu: 'Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber, tu é que lhe pedirias e ele dar-te-ia uma água viva'. Pede de beber e promete uma bebida. Está necessitado e precisa receber e possui em abundância para saciar os outros. 'Se conhecesses, diz ele, 'o dom de Deus'. O dom de Deus é o Espírito Santo. Jesus ainda fala veladamente à mulher, mas penetra aos poucos em seu coração. Já está a ensinar. Que exortação haverá mais suave que esta? 'Se conhecesses o dom de Deus e quem é que te diz: 'Dá-me de beber', tu é que lhe pedirias e ele dar-te-ia uma água viva'. Que água lhe daria, senão aquela da qual se disse: 'Em ti está a fonte da vida?' 'Pois como podem ter sede os que se inebriam da opulência de tua casa?" (Dos Tratados sobre o Evangelho de São João), e: "Desde a separação das dez tribos e a ereção do bezerro de ouro em Samaria, capital do reino de Israel, os samaritanos eram desprezados pelos judeus, e até os seus sacrifícios eram recusados, no Templo. Um judeu nunca falava com um samaritano, e não lhe podia pedir nem mesmo um pedaço de pão ou um copo de água. Este ódio perseverou depois do cativeiro das dez tribos, quando a Samaria foi povoada pelos pagãos. A resposta da Samaritana ao Divino Mestre se encontra também nos lábios de muitos pecadores! Eles não querem relações com Jesus e seus ministros. Adivinha-se o pensamento do Salvador. Sob a imagem de uma água viva, ele quer falar dos bens espirituais, do seu Evangelho, dos sacramentos. Há grande diferença entre a água de um poço e a água viva. A água do poço tira-se, com dificuldade, do fundo onde dorme. A água viva jorra por si mesma à flor da terra, tem movimento, tem vida. O dom de Deus é a graça concedida a esta mulher e, na sua pessoa, a todos os homens, de poder conversar com o Salvador" (Dom Duarte Leopoldo), e também: "A resposta da samaritana torna possível o diálogo e mostra o acolhimento que na sua alma vai tendo a ação da graça: a própria aceitação de falar com Cristo, que era judeu, não deixa de ser o primeiro passo na transformação que começa a operar-se. Depois (v. 11), ao não tomar por banais as palavras de Jesus, dá outro passo na sua abertura à intervenção divina. Afloram os seus sentimentos religiosos, que agora se reavivam ('o nosso pai Jacó', v. 12)" (Edições Theologica).

Em Jo 4, 13-14 diz: "Jesus lhe respondeu: 'Aquele que bebe desta água terá sede novamente; mas quem beber da água que eu lhe darei, nunca mais terá sede. Pois a água que eu lhe der tornar-se-á nele uma fonte de água jorrando para a vida eterna".

Santa Teresa d' Ávila escreve: "Falando à samaritana, dissestes: 'Quem beber da água que eu der, jamais terá sede'. Oh! Como são reais e verdadeiras estas palavras pronunciadas por vós. Verdade eterna! Sim, quem bebe daquela água, já não terá sede de coisa alguma terrena, mas ficará muito mais sequioso das coisas do céu. É um tormento de que mal se pode fazer idéia pela sede natural, neste mundo. Com que ansiedade, Senhor, desejo esta sede, pois seu alto valor me fazeis compreender!" (Caminho 19, 2), e: "Quem receber dessa água, terá em si princípio permanente de vida eterna, a graça santificante que comunica Jesus aos que nele crêem. É ele a fonte inexaurível: quem se aproxima, recebe! Recebe primeiramente por meio do batismo que, no sinal sacramental, repete o simbolismo da água. Mas para beber desta água viva e vivificante, é preciso crer" (Pe. Gabriel de Santa Maria madalena, Intimidade Divina, 69), e também: "A resposta do Senhor é surpreendente e de grande interesse para aquela mulher. Tem diante alguém maior que Jacó; oferece-lhe uma água capaz de saciar a sede de uma vez para sempre. Cristo está a referir-Se à transformação que realiza em cada homem a participação da vida divina, a graça santificante, a presença do espírito Santo, o dom mais excelente que haveriam de receber todos os que cressem n'Ele. São muitas as ansiedades que se agitam no nosso interior, intensos os desejos de felicidade e de paz; quem recebe o Senhor e se une a Ele como os sarmentos à videira (cfr Jo 15, 4-5), não só sacia a sua sede, mas, além disso, transforma-se em fonte de água viva (cfr Jo 7, 37-39)" (Edições Theologica),e ainda: "Quem uma vez gozou dos bens celestes, não tem mais gosto para os da terra. A água que Jesus nos dá tem propriedades maravilhosas: aplaca a sede, extingue as dores da carne, purifica, faz germinar as virtudes, reflete a luz do céu, levanta-nos a alma e a inunda de pensamentos celestes. Jorra com tanta força que nos transporta consigo à eternidade" (Dom Duarte Leopoldo).

Em Jo 4, 15 diz: "Disse-lhe a mulher: 'Senhor, dá-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem tenha de vir mais aqui para tirá-la!"

A samaritana, com bastante ingenuidade, pensa que se refere à água corrente, à que ela necessita cada dia.

Santo Agostinho comenta: "O Senhor prometia à mulher um alimento forte, prometia saciá-la com o Espírito Santo, mas ela não compreendia, e como não compreendesse, que respondeu? Disse-lhe então a mulher: 'Senhor, dá-me dessa água, para que não sinta mais sede nem tenha de vir aqui tirá-la'. A necessidade a obrigava a fatigar-se, mas sua fraqueza recusava a fadiga. Pudesse ela escutar as palavras do Senhor: 'Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei!' Jesus dizia-lhe tudo aquilo para que não mais se fatigasse, mas ela ainda não compreendia" (Dos Tratados sobre o Evangelho de São João), e: "A samaritana não conhece ainda o mistério de que lhe fala Jesus, mas começa a desejar conhecê-lo. Sob o encanto das palavras do Salvador, a pobre pecadora começa a sentir sede dessa água viva que ele promete. - Senhor, lhe diz ela, dá-me dessa água para que eu não tenha mais sede" (Dom Duarte Leopoldo).

Em Jo 4, 16-19 diz: "Jesus disse: 'Vai, chama teu marido e volta aqui'. A mulher lhe respondeu: 'Não tenho marido'. Jesus lhe disse: 'Falaste bem: 'não tenho marido', pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade'. Disse-lhe a mulher: 'Senhor, vejo que és um profeta..."

Jesus falava da graça santificante; por isso enfrenta-se com o obstáculo principal que se opõe a ela: o pecado. "Vai, chama teu marido e volta aqui". A samaritana responde com toda a simplicidade: "Não tenho marido".

A sinceridade da samaritana abre-lhe as portas para a graça. Cristo Jesus conhecia muito bem a sua situação moral: "Falaste bem: 'não tenho marido', pois tiveste cinco maridos e o que agora tens não é teu marido; nisso falaste a verdade".

Feliz do católico que é sincero na confissão. Quem é sincero recebe o perdão dos pecados; aquele que mente comete sacrilégio.

Edições Theologica comenta: "Ainda que a mulher não pudesse ainda captar o sentido profundo daquelas palavras, Jesus aproveita o interesse crescente da samaritana para lhe ir manifestando a  Sua condição divina: conhece a sua vida, os segredos do seu coração, lê na sua consciência. Presta-lhe assim o motivo imediato para a sua confissão inicial de fé: 'Vejo que és profeta'. Aqui está já o começo da sua conversão", e: "Notai a doçura e a habilidade com que Nosso Senhor encaminha esta alma à confissão da sua falta, ao arrependimento e ao perdão. Começa por lhe pedir água, e vai depois, aos poucos, insensivelmente insinuando-se no espírito da pecadora, até desvendar-lhe os grandes mistérios da religião e rendê-la, por fim, ao seu amor. Como um caçador infatigável, Jesus persegue a sua presa, lança-a no caminho da confissão, ajudando-a, animando-a com a sua bondade. Por duas vezes, durante a confissão, acha ele o meio de louvar a samaritana, para melhor vencer a sua repugnância:- Disseste bem: não tenho marido. Nisto falaste a verdade. - Jesus é um médico hábil, um salvador compassivo, um confessor discreto. Que cegueira a do pecador que fecha o coração às influências da sua graça!" (Dom Duarte Leopoldo).

Começou a mulher a chamar-lhe "Senhor..." Agora está convencida de que é um profeta: aquele peregrino conhece a sua vida e os segredos do seu coração, lê na sua alma!

Em Jo 4, 20 diz: "Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar".

Esta mulher que, apesar da sua má vida anterior, tem um sentido religioso profundo, pergunta em que lugar se pode encontrar e adorar a Deus: "Nossos pais adoraram sobre esta montanha, mas vós dizeis: é em Jerusalém que está o lugar onde é preciso adorar".

O Pe. Francisco Fernández-Carvajal escreve: "Era a velha questão, que afetava a essência da vida religiosa daqueles dois povos: a legitimidade do lugar onde devia dar-se culto a Deus. Os judeus consideravam o Templo de Jerusalém como o único em que se devia louvar a Yahvé. O seu Templo era único, e era o centro de tudo. Pelo contrário, os samaritanos reclamavam também a legitimidade para o santuário do monte Garizin, que estava destruído. Se os judeus tivessem ouvido Jesus, ter-se-iam escandalizado: chegou o tempo - disse - em que a adoração a Deus não estará ligada a um lugar concreto, nem a este monte onde se tinha edificado o templo samaritano, nem tão pouco a Jerusalém. A salvação, desde logo, vem dos judeus, mas não é só para eles: é para todos quantos adorem a Deus. O lugar do culto verdadeiro é o coração de cada homem e de cada mulher, em qualquer lugar onde se encontrem. Deus é espírito, e os que o adoram hão de adorá-lo em espírito e verdade", e: "A origem do povo samaritano remonta à época da conquista da Samaria por parte da Assíria, século VIII a. C. (cfr 2 Rs 13, 24-31). Estava constituído por estrangeiros que muito depressa chegaram a fundir-se com os israelitas da região. No fim do exílio de Babilônia procuraram associar-se aos Judeus por raízes de caráter político, e contribuir para a restauração do Templo de Jerusalém, mas não foram aceitos. Desde então a hostilidade entre Judeus e Samaritanos foi permanente (cfr Esd 4, 1 ss.; Jo 4, 9). Nesta ocasião, a samaritana, convencida de estar diante de quem tem autoridade, propõe ao Senhor uma das questões mais vitais que afetavam a vida religiosa de ambos os povos: a legitimidade do lugar onde devia dar-se culto a Deus; os Judeus defendiam que só o Templo de Jerusalém devia considerar-se legítimo; pelo contrário, os Samaritanos reclamavam esta legitimidade também para o santuário levantado no monte Garizin, apoiando-se na interpretação de alguns passos do Pentateuco (cfr Gn 12, 7; 33, 20; 22, 2)" (Edições Theologica).

Em Jo 4, 21-24 diz: "Jesus lhe disse: 'Crê, mulher, vem a hora em que nem sobre esta montanha nem em Jerusalém adorareis o Pai. Vós adorais o que não conheceis; nós adoramos o que conhecemos, porque a salvação vem dos judeus. Mas vem a hora - e é agora - em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade".

Jesus não Se limita a responder a pergunta, mas aproveita a ocasião para confirmar o valor dos ensinamentos ministrados pelos profetas e reafirmar assim a verdade revelada: "Os Samaritanos ignoram grande parte dos desígnios divinos porque prescindem de toda a revelação que não se acha nos cinco primeiros livros das Sagradas Escrituras, na Lei de Moisés; os Judeus, pelo contrário, estão mais próximos da verdade ao aceitarem todo o Antigo Testamento. Mas uns e outros devem abrir-se à nova Revelação de Jesus Cristo. Com a chegada do Messias, que ambos os povos esperavam, e que é a verdadeira morada de Deus no meio dos homens (cfr Jo 2, 19), inicia-se a Nova Aliança, que é definitiva, e em que Garizin ou Jerusalém ficam superados; o que agrada ao Pai é que todos aceitem o Messias, Seu Filho, o novo Templo de Deus, com um culto que brota do coração do homem (cfr Jo 12, 1; 2 Tm 2, 22) e que o próprio Espírito de Deus suscita (cfr Rm 8, 15)" (Edições Theologica), e: "Isto é, o Messias, que deve nascer entre os judeus. O conhecimento de Deus se achava quase de todo obscurecido entre os samaritanos, principalmente depois que se misturaram com os pagãos. Os judeus, pelo contrário, conservaram melhor as suas tradições de fé" (Dom Duarte Leopoldo).

"Mas vem a hora - e é agora - em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e verdade, pois tais são os adoradores que o Pai procura. Deus é espírito e aqueles que o adoram devem adorá-lo em espírito e verdade".

Dom Duarte Leopoldo comenta: "Os cristãos, espalhados por todo o mundo, renderão a Deus um culto mais conforme à sua natureza, isto é, um culto que consiste sobretudo em atos de fé, esperança e caridade. Eles não oferecerão mais, como os judeus, sacrifícios grosseiros, mas a vitima verdadeiramente santa, Jesus Cristo no Sacramento da Eucaristia. Verdadeiros adoradores quer dizer sinceros, dignos do nome de adoradores do verdadeiro Deus. Os cristãos adoram a Deus em espírito porque não restringem o culto que lhe é devido a um lugar determinado, como os samaritanos ao Garizin, e os judeus ao templo de Jerusalém. Deus pode e deve ser honrado em toda parte, porque está em toda parte, ainda que deva ser particularmente adorado nos lugares que, para esse fim, lhe foram reservados. Os cristãos adoram em verdade, porque não fazem consistir o culto nas cerimônias legais que eram apenas sombras da realidade que hoje temos. Adoram em verdade ou com verdade, porque substituem a circuncisão, as purificações mosaicas, os sacrifícios de animais, pelas purificações e, sobretudo, pelo sacrifício do coração, oferecendo a Deus, como diz São Paulo, todo o seu corpo com uma hóstia viva, santa e digna da Majestade divina".

Em Jo 4, 25-26: "A mulher lhe disse: 'Sei que vem um Messias (que se chama Cristo). Quando ele vier, nos anunciará tudo'. Desse-lhe Jesus: 'Sou eu, que falo contigo".

Flávio Josefo diz-nos que os samaritanos aguardavam a chegada do Messias, que designavam com o nome de Ta'eb, o que há de vir (Antiguidades, XVIII, 4, 1).

A mulher intuiu que o peregrino judeu era um profeta. Suspeitou que tinha diante de si o Messias. De qualquer modo, Jesus revelou-lhe o que tinha ocultado às turbas: "Sou eu, que falo contigo". Declara que Ele é o Messias, o Cristo, e fá-lo dizendo: "Sou eu", como Yahvé se tinha revelado a Moisés. Estas palavras na boca de Jesus dirigem-se a uma revelação não só do seu messianismo, mas também da sua divindade.

Edições Theologica comenta: "A samaritana chegou à última etapa da sua conversão: do reconhecimento dos seus pecados passou a aceitar a doutrina verdadeira: adorar o Pai em espírito e em verdade. Mas ainda lhe falta reconhecer Jesus como o Messias; ela confessa com simplicidade a sua ignorância neste ponto. Diante desta disposição favorável, Jesus revela-Se com clareza como o Messias: 'Sou Eu que estou a falar contigo'. As palavras do Senhor são particularmente significativas: declara que é o Messias, e fá-lo dizendo 'Eu sou', expressão que evoca a que Yahvé tinha empregado para Se revelar a Moisés (cfr Ex 3, 14), e que na boca de Jesus aponta para uma revelação não só do Seu messianismo mas também da Sua divindade (cfr Jo 8, 24. 28. 58; 18, 6)".

Em Jo 4, 27 diz: "Naquele instante, chegaram os seus discípulos e admiravam-se de que falasse com uma mulher; nenhum deles, porém, lhe perguntou: 'Que procuras?' ou: 'O que falas com ela?"

Dom Duarte Leopoldo escreve: "A admiração dos apóstolos mostra quanto Jesus era reservado em seus hábitos", e: "Jesus Cristo, Nosso Senhor, foi, ao longo da Sua vida sobre a terra, coberto de impropérios e maltratado de todas as maneiras possíveis. Lembrais-vos? Diziam que Se comportava como um revoltoso e afirmaram que estava endemoninhado (cfr Mt 11, 18). Noutra altura, interpretaram mal as manifestações do Seu Amor infinito e classificaram-No como amigo de pecadores (cfr Mt 9, 11). Mais tarde, a Ele, que é a própria penitência e a própria temperança, lançam-Lhe à cara que frequentava a mesa dos ricos (cfr Lc 19, 7). Também Lhe chamam depreciativamente fabri filius (Mt 13, 55), filho do trabalhador, do carpinteiro, como se isso fosse uma injúria. Permite que O rotulem de bebedor e comilão... Deixa que O acusem de tudo, exceto de que não é casto. Não o deixou dizer isso, porque quer que nós conservemos com toda nitidez esse exemplo: um modelo maravilhoso de pureza, de limpeza, de luz, de amor que sabe queimar todo o mundo para o purificar. Gosto de me referir à santa pureza, contemplando sempre a conduta de Nosso Senhor, porque Ele a viveu com grande delicadeza. Reparai no que relata São João quando, Jesus, fatigatus ex itinere, sedebat sic supra fontem (Jo 4, 6), cansado do caminho Se sentou à borda do poço (...). Mas, mais do que a fadiga do corpo, consome-O a sede de almas. Por isso, ao chegar a samaritana, aquela mulher pecadora, o coração sacerdotal de Cristo derrama-se, diligente, para recuperar a ovelha perdida, esquecendo o cansaço, a fome e a sede. Ocupava-Se o Senhor com aquela grande obra de caridade, quando os apóstolos voltaram na cidade e mirabantur quia cum muliere loquebatur (Jo 4, 27), ficaram surpreendidos por estar a falar a sós com uma mulher. Como era cuidadoso! Que amor à virtude encantadora da santa pureza, que nos ajuda a ser mais fortes, mais rijos, mais fecundos, mais capazes de trabalhar por Deus, mais capazes de tudo o que é grande!" (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, 176).

Em Jo 4, 28-30 diz: "A mulher, então, deixou seu cântaro e correu à cidade, dizendo a todos: 'Vinde ver um homem que me disse tudo o que fiz. Não seria ele o Cristo?' Eles saíram da cidade e foram ao seu encontro".

A atenção desta mulher centra-se exclusivamente em Jesus. Ele enche tudo. Esquece-se do motivo pelo qual foi ao poço e corre à povoação a comunicar a sua grande descoberta: "Os Apóstolos, quando foram chamados, deixaram as redes; esta deixa o seu cântaro e anuncia o Evangelho, e não chama somente um, mas remove toda a cidade" (São João Crisóstomo, Hom. sobre São João, 33).

Católico, se você possui verdadeiramente a Nosso Senhor, deixe o comodismo e o apego às coisas da terra e seja um fervoroso missionário; dize a todos que Jesus Cristo é Deus, e que somente n'Ele é possível encontrar a verdadeira felicidade e segurança.

Hoje, são milhões aqueles que já ouviram falar de Cristo Jesus; fizeram a primeira Comunhão e a Crisma, mas vivem adormecidos na "poltronice". O que esses infelizes dirão a Deus na hora do terrível Julgamento?

Edições Theologica comenta: "A transformação que a graça opera nessa mulher é maravilhosa. O pensamento da samaritana centra-se agora somente em Jesus e, esquecendo-se do motivo que a tinha levado ao poço, deixa o seu cântaro e dirige-se à aldeia, desejando comunicar a sua descoberta... Toda a conversão autêntica projeta-se necessariamente para os outros, num desejo de os tornar participantes da alegria de se ter encontrado com Jesus", e: "Não somente a samaritana se converte, mas torna-se ainda uma apóstola. Estas almas ardentes são sempre extremadas: ou fazem grande bem, ou causam males incalculáveis; provocam incêndios violentos ou iluminam docemente. A samaritana deixa aos pés de Jesus o cântaro e... o pecado. Ali viera criminosa e volta purificada, viera buscar água e volta cheia de graça" (Dom Duarte Leopoldo).

Em Jo 4, 31-38 diz: "Enquanto isso, os discípulos rogavam-lhe: 'Rabi, come!' Ele, porém, lhes disse: 'Tenho para comer um alimento que não conheceis'. Os discípulos se perguntavam uns aos outros: 'Por acaso alguém lhe teria trazido algo para comer?' Jesus lhes disse: 'Meu alimento é fazer a vontade daquele que me enviou e consumar a sua obra. Não dizeis vós: 'Ainda quatro meses e chegará a colheita?' Pois bem, eu vos digo: Erguei vossos olhos e vede os campos: estão brancos para a colheita. Já o ceifeiro recebe seu salário e recolhe fruto para a vida eterna, para que o semeador se alegre juntamente com o ceifeiro. Aqui, pois, se verifica o provérbio: 'um é o que semeia, outro o que ceifa'. Eu vos enviei a ceifar onde não trabalhastes; outros trabalharam e vós entrastes no trabalho deles".

Jesus Cristo amou ardentemente e cumpriu com toda a perfeição a vontade do Pai. Ele pôde dizer ao entrar no mundo: "Eis que venho, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10, 7; Sl 40, 7). E só Ele pode afirmar: "Eu faço sempre o que agrada a ele", ao Pai. Na oração da sua agonia, acolherá com plenitude esta vontade: "Não se faça a minha vontade, mas a tua, e entregar-se-á a si mesmo pelos nossos pecados segundo a vontade de Deus" (Gl 1, 4). E em virtude desta vontade somos santificados (Hb 10, 10).

Se o discípulo deseja imitar o seu Senhor, esta há de ser a sua atitude profunda, ainda que alguma vez não entenda de todo as coisas que sucedem à sua volta e que Deus permite para um maior bem. Não serão poucas as vezes em que deverá realizar atos de identificação com o querer divino. E virá então a paz e a serenidade à sua alma. O seu 'alimento', o que lhe dá fortaleza, é também a segurança de estar a fazer na vida a vontade do Pai (V. J).

"Ainda quatro meses e chegará a colheita..." Alguns só dão a esta frase um sentido proverbial (cfr J. COLLANTES, La más antigua interpretación de Jo 4, 35, em Estúdios eclesiásticos 27 (1953), pp. 339-345). A ceifa tinha lugar a princípios de junho. Se os campos estão já a ponto para a colheita, devemos encontrar-nos no mês de Maio. A Páscoa teve lugar em Abril. Jesus deve ter estado só umas semanas em Jerusalém e em lugares próximos da cidade antes de empreender este regresso à Galiléia (V. J).

Edições Theologica comenta: "O Senhor aproveita a ocasião para falar de um alimento espiritual: cumprir a vontade de Deus. Acaba de realizar a conversão de uma mulher pecadora, e isto sacia as ânsias do Seu espírito. A conversão das almas há de servir de alimento aos Apóstolos e também a todos os que pela ordenação sacerdotal são associados sacramentalmente ao ministério de Cristo (cfr 1 Cor 4, 9-15. 2Cor 4, 7-12; 11, 27-29). A missão apostólica umas vezes é sementeira, sem frutos iminentes, e outras vezes, colheitas do que outros semearam. Os Apóstolos colherão o que Patriarcas e Profetas e sobretudo Cristo semearam com generosidade. E, por sua vez, terão de preparar o terreno, com a mesma entrega, para que outros possam colher".

Em Jo 4, 39-42 diz: "Muitos samaritanos daquela cidade creram nele, por causa da palavra da mulher que dava testemunho: 'Ele me disse tudo o que fiz!' Por isso, os samaritanos vieram até ele, pedindo-lhe que permanecesse com eles. E ele ficou ali dois dias. Bem mais numerosos foram os que creram por causa da palavra dele e diziam à mulher: 'Já não é por causa do que tu falaste que cremos. Nós próprios o ouvimos, e sabemos que esse é verdadeiramente o salvador do mundo".

O Pe. Francisco Fernández-Carvajal escreve: "E foram ao poço onde estava Jesus. Passaram a tarde com Ele. E pediram-lhe que se detivesse mais tempo com eles. E Jesus ficou ali nada menos de dois dias. As conversões foram abundantes. Todos se esqueceram de que aquele peregrino era judeu e eles samaritanos. Diante de Jesus desapareceram ódios e preconceitos de séculos. Uns dias antes deste encontro ter-lhes-ia parecido impossível. São João diz-nos: 'Bem mais numerosos foram os que creram por causa da palavra dele e diziam à mulher: 'Já não é por causa do que tu falaste que cremos. Nós próprios o ouvimos, e sabemos que esse é verdadeiramente o salvador do mundo'. São João não nos fala do que aconteceu naqueles dois dias na povoação samaritana, mas devemos supor que as conversões foram duradouras. Pouco depois da Ascensão, dois dos discípulos, Pedro e João, voltarão à Samaria para confirmar os convertidos que tinham sido catequizados com mais pormenor pelo diácono Filipe e outros (At 8, 5-8). Alguns, sem dúvida, recordariam os dias em que o Senhor permaneceu com eles".

O episódio apresenta todo um processo de evangelização que se inicia com o entusiasmo da samaritana.

Santo Agostinho comenta: "Tal como acontece hoje aos que estão fora e não são cristãos: começam os seus amigos cristãos por dar-lhes notícias de Cristo, como fez aquela mulher, tal como faz a Igreja; depois vêm a Cristo, isto é, crêem em Cristo por esta notícia e, finalmente, Jesus fica com eles dois dias, e com isto crêem muito mais e com mais firmeza que Ele é na verdade  Salvador do mundo" (In Ioann. Evang., 15, 33).

Católico, imite o exemplo da samaritana. Quanto bem pode fazer às almas um católico fervoroso; vale mais um católico santo do que mil católicos medíocres.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 30 de agosto de 2007

 

 

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Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Jesus entre os samaritanos"

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