SEU ASPECTO ESCURECEU-SE

(Lm 4, 8)

 

 "O seu aspecto escureceu-se mais que a fuligem...".

 

Seus jovens eram mais alvos que a neve, mais brancos que o leite, mais rubros de corpo que os corais, sua tez era de safira (Lm 4, 7). O seu aspecto escureceu-se mais que a fuligem, não são conhecidos nas ruas; sua pele se lhes colou aos ossos, ela é seca como lenha (Lm 4, 8).

 

Católico, vivamos nesse MUNDO desapegados de TUDO e de TODOS, porque o Céu vale muito mais do que todas as riquezas e fama aqui da terra.

Quando Santa Cecília foi destinada ao martírio, levantou-se um murmúrio entre aqueles que a conheciam: "Tão bela! Tão rica! Tão moça! E vai morrer!" Porém ela respondeu: "É por uma mocidade, uma beleza, uma riqueza eterna que eu corro alegre a me desfazer desta".

Imitemos o DESAPEGO de Santa Cecília.

Assim também devemos fazer e pensar quando a doença nos priva da saúde, quando a morte nos arranca entes queridos e quando a má sorte nos tira o dinheiro: É para adquirir uma saúde eterna, afetos eternos e riquezas eternas.

Católico, o que são os bens deste mundo em confronto com os do outro? São Paulo Apóstolo escreve: "Penso, com efeito, que os sofrimentos do tempo presente não têm proporção com a glória que deverá revelar-se em nós" (Rm 8, 18).

 

No livro das Lamentações de Jeremias 4, 7-8 diz: "Seus jovens eram mais alvos que a neve, mais brancos que o leite, mais rubros de corpo que os corais, sua tez era de safira. O seu aspecto escureceu-se mais que a fuligem, não são conhecidos nas ruas; sua pele se lhes colou aos ossos, ela é seca como lenha".

São João da Cruz comenta esse trecho dizendo: "Por cabelos, entendemos as afeições e os pensamentos da alma que são mais alvos que a neve, mais claros que o leite, mais vermelhos que o marfim antigo e mais formosos que a safira, quando estão de acordo com a vontade divina. Estas quatro qualidades representam a beleza e a excelência de todas as criaturas corporais; mas a alma e as suas ações lhes são muito superiores e eis por que é comparada aqui aos cabelos que são o ornamento da cabeça. Quando as suas ações são desregradas e dirigidas a fins contrários à lei de Deus, isto é, quando a alma se deixa absorver pelas criaturas, Jeremias assegura que o seu rosto se torna mais negro que o carvão. Todos estes danos e outros ainda maiores, causam na beleza interior da alma os apetites desordenados de coisas do século. Chegam a tal ponto, que se tivéssemos de tratar expressamente da abominável e suja figura que nela deixam, não acharíamos coisa, por mais manchada e imunda, ou lugar tão cheio de teias de aranha e répteis repelentes, nem podridão de corpo  morto, a que pudéssemos compará-la. Porque, embora a alma desordenada permaneça, quanto à sua substância e natureza, tão perfeita quanto no momento em que Deus a tirou do nada, todavia, na parte racional do seu ser, torna-se feia, obscura, manchada e exposta a todos estes males e ainda a grande número de outros. Uma só destas inclinações desordenadas, ainda mesmo não sendo matéria de pecado mortal, é suficiente para manchar, enfear e tornar a alma incapaz de chegar à união perfeita com Deus. Qual não será, pois, a fealdade de uma alma completamente dominada pelas próprias paixões e entregue a todos os seus apetites? Quão afastada estará de Deus e de sua infinita pureza!" (Subida do Monte Carmelo, Livro I, Capítulo IX, 2-3).

 

É grande loucura e estupidez ABANDONAR a Deus, Alegria Infinita, para se apegar às coisas imundas e passageiras da terra.

Feliz do católico que esvazia o coração das coisas terrenas para enchê-lo do Deus Altíssimo. É preciso possuir um coração cheio de Deus e vazio das coisas da terra.

Sabemos que tudo passa, tudo morre, tudo acaba... por que então se apegar às coisas passageiras da terra? "Tudo passa, tudo morre. Logo, para que apegar-me a coisas transitórias que não me levam a Deus, que é o meu fim? As honras, as riquezas não dão a felicidade. Os aplausos, o carinho se apagam e se extinguem por qualquer desengano. Só Deus pode nos satisfazer. Ele é a verdade e o bem imutável. Ele é o amor eterno. Dia virá na vida em que lutarás sem ninguém. Quem será então teu apoio? Deus. A morte também é um abismo de mistérios e tu estarás só com Deus. Por que, pois, apegar-se a criaturas que passam, que são inconstantes, que morrem? " (Santa Teresa dos Andes, Diário 29, 42 e 159), e: "Desapeguemos o coração de todas as criaturas. Quem está agarrado a alguma coisa da terra, ainda que mínima, nunca poderá voar e unir-se todo a Deus" (Santo Afonso Maria de Ligório, A Prática do amor a Jesus Cristo, Resumo das virtudes).

O católico que vive apegado às coisas da terra ainda não conheceu a VERDADEIRA FACE de Deus; ele busca furiosamente a felicidade no mundo, porque, como porco asqueroso e imundo, só sabe olhar para baixo, isto é, para os prazeres momentâneos.

São João da Cruz escreve: "... a alma se deixa absorver pelas criaturas, Jeremias assegura que o seu rosto se torna mais negro que o carvão".

Aquele que ama a Deus de todo o coração já não sente mais atrativo pelas coisas CADUCAS da terra, porque conheceu a Deus, FORMOSURA INFINITA.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 12 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Seu aspecto escureceu-se"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0194.htm