Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

A Paixão de Jesus é incentivo para os fracos

 

 

A Bendita e Santa Paixão de Jesus Cristo nos ensina a carregarmos a cruz sem reclamar, porque Ele nos deu esse grande exemplo: E ele saiu, carregando a sua cruz (Jo 19, 17).

A Paixão de Jesus nos ensina também que o sofrimento vale mais do que todas as riquezas da terra, principalmente quando é suportado com amor e alegria: Sofrer de nada vale, se não for por amor a Deus (Santo Tomás de Aquino), e: Deus ama a quem dá com alegria (2 Cor 9, 7).

A Sagrada Paixão de Jesus nos ensina ainda a sofrermos em silêncio, a carregarmos a nossa cruz sem reclamar, a sofrermos sem murmurar e a não maldizer os perseguidores: Quando injuriado, não revidava; ao sofrer, não ameaçava (1 Pd 2, 23).

Só vive realmente a Paixão de Jesus quem sofre sem desanimar, quem carrega a cruz com paciência e amor, quem vê n’Ela a salvação e não a condenação e quem a beija como se beija uma grande graça.

A Paixão de Jesus nos convida a carregarmos a cruz com generosidade e disponibilidade, a não questionarmos se vale ou não a pena sofrermos por amor a Deus e as almas. Ela nos ensina a abraçarmos a cruz imediatamente e não ficarmos adiando para amanhã aquilo que podemos sofrer hoje.

A Paixão de Jesus nos convida a procurarmos a cruz com ansiedade e fé, com a mesma ânsia que o garimpeiro procura o ouro no fundo de um rio.

Aquele que vive a Paixão de Jesus não fica acomodado à beira do caminho adiando o sacrifício de carregar a cruz; mas a exemplo de Jesus Cristo a carrega, porque essa é a condição exigida pelo Mestre para quem O quiser seguir: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me (Mt 16,24).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C)

Anápolis – Go, 14 de novembro de 1998