Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano

 

 

Movimento Missionário

Lanceiros de Lanciano

 

 

O Movimento Missionário Lanceiros de Lanciano, foi fundado no dia 15 de setembro de 1985, Memória de Nossa Senhora das Dores, na Paróquia de São João Batista, Vila Formosa – Diocese de Anápolis-GO, pelo seminarista Divino Antônio Lopes, hoje sacerdote.

Este Movimento é uma piedosa Associação de católicos praticantes e fervorosos: Não se salva contudo, embora incorporado à Igreja, aquele que, não perseverando na caridade, permanece no seio da Igreja «com o corpo» mas não «com o coração». Lembrem-se todos os filhos da Igreja que a condição sem igual em que estão se deve não a seus próprios méritos, mas a uma peculiar graça de Cristo. Se a Ela não corresponderem por pensamentos, palavras e obras, longe de se salvarem, serão julgados com maior severidade (Lumen Gentium, 39), e: Fiéis ao Evangelho e graças à sua força, unidos a quantos amam e promovem a justiça, têm a realizar aqui na terra uma obra imensa, da qual prestarão contas Àquele que a todos julgará no último dia. Nem todos os que dizem «Senhor, Senhor» entrarão no reino dos céus, mas aqueles que cumprem a vontade do Pai e põem seriamente mãos à obra (Gaudium et Spes, 93), que buscam ardentemente a santidade: Porquanto, é esta a vontade de Deus: a vossa santificação (1 Ts 4, 3), trabalhando com perseverança e fidelidade à Lei de Deus, e à Santa Doutrina da Igreja Católica Apostólica Romana, para promover a glória de Deus e a salvação das almas: Nada mais frio do que um cristão que não se preocupa com a salvação dos outros (São João Crisóstomo, Homilia 20, 4: Pg 60, 162 – 164), no fiel cumprimento dos deveres cristãos, oferecendo ao mesmo tempo um meio seguro para preservar os membros do contágio corruptor do século, isto é, viverem e morrerem santamente: Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus (Tg 4, 4), e também: ...não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos, renovando a vossa mente, a fim de poderdes discernir qual é a vontade de Deus, o que é bom, agradável e perfeito (Rm 12, 2).

O Movimento é Missionário, porque: A atividade missionária é o maior e o mais santo dever da Igreja (“Ad Gentes”, nº 29), e é também vontade da Igreja que cada católico seja missionário: Convençam-se por isso vivamente todos os filhos da Igreja de sua responsabilidade para com o mundo. Fomentem em si espírito verdadeiramente católico. Empenhem-se com afinco na obra da evangelização (“Ad Gentes”, nº 36).

Os membros do Movimento recebem o nome de Lanceiros, porque lanceiro é um soldado armado de lança: Tende de prontidão, desde a terceira hora da noite... duzentos lanceiros, para irem até Cesaréia (At 23, 23). O Lanceiro é um soldado de Cristo, que sem respeito humano, visita povoados, cidades e fazendas, de casa em casa, de rua em rua: Deveis ser uma Igreja que procure as pessoas, que as convide não somente no chamado geral dos meios de comunicação, mas no convite pessoal, de casa em casa, de rua em rua, num trabalho permanente, respeitoso mas presente em todos os lugares e ambientes (Discurso do Papa João Paulo II aos Bispos brasileiros por ocasião da visita ad limina Apostolorum 1995 – 1996), com uma única intenção: levar almas para serem prisioneiras do Sagrado Coração de Jesus: O adorável Coração de Jesus quer estabelecer seu reino de amor em todos os corações, destruir e arruinar o de Satanás (Santa Margarida Maria de Alacoque, Carta 118).

O Lanceiro é um soldado de Cristo que luta contra a ignorância religiosa das pessoas que não conhecem a verdade: Meu povo será destruído por falta de conhecimento (Os 4, 6); e a arma que ele usa para matar esta ignorância é a lança ou a espada que é a Palavra de Deus: Pois a Palavra de Deus é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; penetra até dividir alma e espírito, junturas e medulas... (Hb 4, 12), o Catecismo da Igreja Católica, Dogmática e outros escritos, piedosos e fiéis, legitimamente aprovados pela Igreja Católica Apostólica Romana.

Lanceiro de Lanciano, porque cada membro tem, como uma das finalidades (como veremos adiante), propagar o Milagre Eucarístico de Lanciano.

Lanciano é uma cidade italiana: Lanciano, antigamente chamada Anxa, Anxia, Anxanum ou Ansanum, como se encontra nomeada em monumentos epigráficos e outros documentos até ao ano 1000, era uma das principais cidades dos Frentani (Trecho extraído do livro “O Milagre Eucarístico de Lanciano, de Bruno Sammaciccia”).