1ª Palestra
A SANTÍSSIMA
EUCARISTIA
(Resumo)
(Pe. Divino Antônio Lopes FP(C))
São Pio X
escreve: “A Eucaristia é um
Sacramento que, pela admirável conversão de toda a
substância do pão no Corpo de Jesus Cristo, e de toda a
substância do vinho no seu precioso Sangue, contém
verdadeira, real e substancialmente o Corpo, Sangue, Alma e
Divindade do mesmo Jesus Cristo Nosso Senhor, debaixo das
espécies de pão e de vinho, para ser nosso alimento
espiritual” (Catecismo Maior, 594).
São Pio X
ensina: “Na Eucaristia está
verdadeiramente o mesmo Jesus Cristo que está no Céu e que
nasceu, na terra, da Santíssima Virgem Maria”
(Catecismo Maior, 595),
e: “Na Eucaristia está aquele
Jesus que Maria deu á luz; que encontraram os pastores
deitado na manjedoura; que Maria e José viram crescer sob
seus olhos; aquele Jesus que atraía e ensinava as multidões,
que fazia milagres, declarava-se a luz e a vida do mundo,
que para salvar os homens morreu na cruz; aquele Jesus que,
ressuscitado, apareceu aos Apóstolos e em cujas chegas pôs
Tomé o dedo; que subiu ao céu, está sentado glorioso à
direita do Pai e, juntamente com o Pai, envia aos fiéis o
Espírito Santo” (Pe.
Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 210, 1).
Jesus Cristo
está presente na Santíssima Eucaristia com toda a sua
divindade e com toda a sua humanidade: “Ainda que a
humanidade esteja presente a modo substancial, e não
corporalmente extensa, está toda inteira na Hóstia
consagrada: corpo e alma, e esta última com suas faculdades,
inteligências e vontade. Por isso, Jesus na Eucaristia
conhece e ama como Deus e como Homem; não é simples objeto
passivo da adoração dos fiéis, mas está vivo: a todos vê,
ouve, responde às suas preces com graças divinas, de modo
que possam ter com o doce Mestre, de que fala o Evangelho,
relações vivas, concretas e que, embora não sensíveis, são
semelhantes às dele com seus contemporâneos de outrora.
Certo é que na Eucaristia está oculta não só a divindade,
mas também a humanidade; todavia, a fé substitui
vantajosamente os sentidos, substitui o que não se vê e não
se toca”
(Pe. Gabriel
de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 210, 2).
São Pio X
escreve:
“A forma do Sacramento da Eucaristia são as palavras usadas
por Jesus Cristo: Isto é o meu Corpo; este é o meu Sangue”
(Catecismo Maior, 598).
A hóstia antes da consagração é pão
de trigo.
Depois da consagração, a hóstia é o
verdadeiro Corpo de Nosso Senhor Jesus Cristo, debaixo das
espécies de pão.
No cálice, antes da consagração, está
vinho com algumas gotas de água.
Depois da
consagração, há no cálice o verdadeiro Sangue de Nosso
Senhor Jesus Cristo, debaixo das espécies de vinho.
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