Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

Carta 023

 

Anápolis, 01 de dezembro de 2018

 

À senhora Vera Lúcia Silva Santana

Bairro Calixtópolis-Anápolis-GO

 

Estimada senhora, é preciso deixar de lado as coisas desse mundo para examinar com sinceridade a própria consciência.  Aquele que se examina “expulsa” da vida os pecados e vícios e entra pelo caminho da luz, da santidade e da perfeição: “Por que adiar para mais tarde o necessário conhecimento próprio? Por que esperar até que as trevas voluntárias sejam dissipadas pela luz brilhante da eternidade? Anos de tua vida passaram-se; inúmeras graças talvez perdeste; é incerto quanto tempo e quantas graças ainda te restam. Por que, pois, se expor a prejuízos que jamais poderão ser reparados? Se neste momento Deus te pedisse contas, poderias dá-las sem receio? Já deste alguma satisfação pelos pecados cometidos e pelas graças desperdiçadas? Se ainda não, quando, enfim, o farás? Os dias voam, e nada de um progresso espiritual?” (Frei Pedro Sinzig).

 

Devemos cuidar com zelo da salvação da nossa alma agora, enquanto o coração ainda está pulsando. Para cuidar da salvação da nossa alma, é importante examinar com sinceridade a nossa consciência todos os dias… até mais de uma vez ao dia.

Devemos nos conhecer “profundamente”… somente assim mudaremos de vida. Como uma pessoa pode crescer na santidade sem se conhecer? Feliz da pessoa que “contempla” com arrependimento os seus pecados e vícios! Essa agrada a Deus e percorre o caminho da luz… o caminho que leva ao céu. Infeliz da pessoa que “cuida” dos seus pecados como se fossem animais de estimação… essa não se salvará.

Deus quer que mudemos de vida, mas respeita a nossa liberdade.

Leia com atenção: Judas 20-23: “Mas vós, amados, edificando-vos a vós mesmos sobre a vossa santíssima fé e orando no Espírito Santo, guardai-vos no amor de Deus, pondo a vossa esperança na misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Procurai convencer os hesitantes; a outros procurai salvar, arrancando-os ao fogo; de outros ainda tende misericórdia, mas com temor, aborrecendo a própria veste manchada pela carne”.

Eu te abençoo e te guardo no Coração de Maria, oceano da mais pura felicidade.

Com respeito,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)