Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

07 de Abril

São João Batista de La Salle

 

João Batista de La Salle foi um insuperável educador que mereceu da Igreja ser declarado patrono principal de todos os mestres e professores, que se ocupam sobretudo das crianças e adolescentes.

Nasceu duma família de magistrados em Reims, no dia 30 de abril de 1651. Era a época de Luís XIV, o rei sol, do máximo esplendor político da Franca, mas época também de decadência moral e de grande miséria entre o povo humilde. João Batista desde pequeno aspirava ao serviço sacerdotal e iniciou os estudos eclesiásticos. Mas, ao perder cedo seus pais, tornou-se chefe de família com a responsabilidade de cuidar dos irmãozinhos. Tudo isso ajudou na formação de sua personalidade ao sacrifício, mas atrasou sua ordenação sacerdotal, que se deu na idade de 27 anos.

Em seus anseios pastorais, sentia-se comovido pela situação de abandono em que viviam as crianças, sem instrução ou educação, constrangidas desde pequenas a trabalhos superiores à idade. Desta constatação lhe nasceu a idéia de dedicar-se à educação das crianças pobres. Desprendeu-se de tudo, renunciou ao título de cônego que lhe podia garantir uma posição folgada e, distribuindo aos pobres os bens da família, entregou-se totalmente à atividade educativa. Para isso, procurou colaboradores com os quais mais tarde fundou nova família religiosa, unicamente dedicada à instrução e educação das crianças e adolescentes, os ‘Irmãos das Escolas Cristãs’.

Esta sua obra, inovadora e arrojada, no início suscitou fortes oposições, sobretudo por parte dos jansenistas e huguenotes. Mas a obra por ele fundada mostrou pujante vitalidade, pois correspondia às exigências dos tempos.

Os caminhos dos santos, às vezes, nos desconcertam: João Batista de La Salle ia apoiar sua obra educativa mais na confiança da Providência Divina do que nos recursos materiais humanos. Embora ele fosse padre, a sociedade por ele fundada devia ser composta de leigos religiosos, irmãos consagrados ao ideal tão delicado e precioso da e, livres dos compromissos do ministério sacerdotal.

Esta sua obra marca um passo importante na vida religiosa da Igreja. Era o primeiro Instituto de base leiga, a fim de que os religiosos se dedicassem exclusivamente ao apostolado da educação das crianças. Assim, preparou o caminho para outros institutos seculares, como os maristas.

Igualmente revolucionária foi sua ação no campo do e: pela primeira vez lecionou-se nas escolas em língua materna, com classes formadas, com orientação profissional, levando a cabo pela primeira vez a formação sistemática dos professores através do curso normalista. Realizou assim uma verdadeira revolução no ensino da juventude, de tal modo que foi considerado o precursor do ensino popular generalizado.

O objetivo primário da sua pedagogia era transformar a arte de educar em apostolado cristão. ‘A ciência infla, só a caridade edifica’, diz o Apóstolo São Paulo. Transformar a ciência em caridade, em caminho para a fé, eis o ideal do educador cristão!

João Batista de La Salle tinha têmpera de santo: dedicava-se com afinco ao seu trabalho, passava longas horas em oração, penitenciava-se duramente. Faleceu no dia sete de abril de 1719, com 69 anos de idade.

Foi canonizado pelo Papa Leão XIIl, em 1900. Sua obra, contudo, continua com seus religiosos espalhados pelo mundo inteiro e que superam o número de doze mil membros. Chegaram ao Brasil em 1909 e dirigem colégios em trinta cidades.