Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

12 de Abril

Santa   Gema   Galgani,   Virgem

 

A angélica donzela Gema Galgani nasceu aos 12 de março de 1878 em Camigliano, pequeno povoado perto de Luca, (Itália), de pais abastados e profundamente religiosos. Levaram sua filha recém-nascida à pia batismal no dia imediato. Por inspiração superior impuseram à criança o nome de G, pois jóia preciosa da Igreja a de ser nestes tempos de indiferentismo religioso e de recasam moral.

Já na tenra infância deu prova de bom critério, de retidão de coração e de um grande amor à virtude angélica. Pequenina ainda, era incansável em recitar orações e praticar exercícios espirituais. Muitas vezes importunava a

Com sete anos, perdeu a mãe, e pouco depois mãe, com o pedido de lhe contar coisas de Jesus. ficou órfã também de pai. Restabelecida de grave enfermidade, achou agasalho numa família exemplarmente cristã de Luca, da qual veio a ser um verdadeiro Anjo tutelar. Sua modelar conduta, seu recolhimento espiritual, no meio dos trabalhos domésticos, seu amor à oração, seus atos de abnegação e mortificação sem limites, sua humildade, a obediência perfeita, a pureza angelical, o desapego completo de tudo, sua encantadora modéstia e ingenuidade infantil faziam-na parecer antes uma criatura celestial que humana.

               Com a educação profundamente religiosa que de sua boa mãe recebera, muito ainda lucrou com freqüência da escola de religião e como escolar, junto com os estudos profanos adquiriu um amor terníssimo a Jesus Crucificado e ao Santíssimo Sacramento. Seu ardentíssimo desejo de receber Nosso Senhor fez com que lhe permitissem a santa Comunhão muito antes do tempo marcada para suas condiscípulas.

Amiga dos pobres, com os necessitados repartia suas merendas,  socorria sempre que possibilidade para isso se lhe apresentava.

Ansiosa por oferecer-se à justiça divina como vítima expiatória pela conversão dos pecadores, e por eles se sacrificar consumia-a; ambicionava sofrer toda a sorte de dores, e sem o mínimo consolo padecer.

Alma tão santa parecia não poder permanecer no mundo, e trans- portada devia   ser   para   o místico  ambiente   do   claustro, onde, livre dos vendavais   do   século, veria então sob a tutela   paternal do celestial Esposo. Realmente era este o desejo máximo de Gema, desejo  que  tomou  proporções extraordinárias, quando ouviu Nosso Senhor lhe dizer: "A justiça do Pai Eterno reclama   vítimas. Quantas vezes foi-me possível detê-la pela apresentação que lhe fiz de um grupo de almas queridas, valorosas vítimas. Suas penitências, mortificações e atos heróicos aplacaram-no. Ainda agora lhe ofereci algumas vítimas para conciliá-lo; são poucas, porém”. Perguntou Gema, quem eram aquelas vítimas, e Jesus respondeu: “As filhas da minha Paixão.  Ah! se soubesses quantas vezes aplaquei o rigor d meu Pai, apresentando-lhe estas almas!” Esta comunicação fê-la pedir admissão no Convento das Passionistas de Corneto. Seu pedido teve resposta negativa, o que lhe causou imensa dor e tristeza. Não aceita na ordem, fêz privadamente os votos de profissão religiosa. “As Passionistas não quiseram-me em sua comunidade _ dizia Gema  pois com elas eu quero estar, e  estarei depois da minha morte”.

   Em recompensa do grande sacrifício que fez, conformando-se com a negativa das Passionistas, de Deus recebeu graças tão extraordinárias, que em breve chegou ao grau  mais elevado de união com seu Sumo Bem. Êxtase, que teve, eram quase contínuos; permanente era a presença visível do seu Anjo tutelar e o trato íntimo com ele.

 São Gabriel da virgem Dolorosa, Passionista visitava-a com freqüência. Imagem viva do Redentor, recebeu os  sagrados estigmas e foi participante de outros sofrimentos de Jesus na sua Paixão. Assim foi dignada de experimentar em seu corpo as dolorosas sensações do suor de sangue, da flagelação, da coroação de espinhos, a crucificação com toda a agonia e o desamparo de Jesus na cruz. Além disto era atrozmente martirizada pelo demônio.

A sua constituição fisicamente fraca, por muito tempo não podia opor adequada resistência aos ardores do divino amor. Consumida mais por este amor do que por enfermidade, faleceu em Luca, aos 11 de Abril de 1903, na idade apenas de 25 anos. A agonia foi-lhe suavizada pela aparição que teve de Jesus e Maria, acompanhados pelo santo Anjo da Guarda, de São Paulo da Cruz, cuja intercessão pedira nos últimos momentos e de São Gabriel da Virgem Dolorosa.

Logo depois da sua morte tomou grande vulto a devoção à virgem de Luca. Gema Galgani, a angélica donzela secundando o espiritual afeto das almas, suas devotas, confirmou com grandes e contínuos prodígios o crédito de que junto de Deus goza na glória celestial. Reconhecidos vários milagres obtidos pela invocação da Serva de Deus, e afirmadas as heróicas virtudes da mesma, a Igreja não duvidou em permitir a instalação dos processos da sua beatificação e canonização de Gema Galgani, Beatificada pelo Papa Pio XI, teve a glória de canonização proclamada por Pio XII em 2 de maio de 1940.