Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

06 de Dezembro

São Nicolau, Bispo

Grande taumaturgo São Nicolau era natural de Pátara, na Lícia, filho de pais ricos e piedosos, Nicolau era o filho da oração, que Deus lhes dera, após longos anos de matrimônio estéril. Nicolau fugia da companhia de moços; levianos e mais ainda de pessoas do outro sexo. Com o maior cuidado evitava ocasiões de pecar; tanto mais praticava exercícios de penitência, castigando e mortificando o corpo. De preferência lia livros de assuntos religiosos, quer científicos, quer ascéticos. Tendo o preparo suficiente, ordenou-se sacerdote em Mira. Como sacerdote redobrou de amor e dedicação à prática das virtudes e da oração. A grande fortuna que lhe ficou, pela morte dos pais, despendeu-a em benefício dos pobres. Entre estes se achavam três moças, cujo pai, não havendo com que lhes dar sustento, lhes aconselhara a abraçar uma profissão desonrosa. Nicolau, ao saber disto, a horas mortas da noite foi à casa do homem e, por uma janela aberta, introduziu dinheiro suficiente para os dotes das filhas. Por esta obra de caridade salvou uma família inteira do pecado e de perdição. As três jovens, que estavam a caminho para Atenas, e inesperadamente se viram em perigo de vida, São Nicolau apresentou-se como salvador de morte certa. Conseguiu que fosse transformado em igreja o templo de Apolo, no qual os estudantes pagãos costumavam realizar o culto idólatra. é devido talvez a esta circunstância, que em alguns lugares São Nicolau era considerado padroeiro dos estudantes. Depois de algum tempo, foi nomeado Superior de um convento, onde, com muita competência, desempenhou o cargo que lhe fôra confiado.

Quando morreu o bispo de Mira, Nicolau foi eleito seu sucessor. A obediência obrigou-o a deixar o doce remanso da solidão e assumir as responsabilidades de Bispo. Em bem pouco tempo conquistou as simpatias de todos. A grande virtude, o zelo, uma caridade e bondade sem par, o espírito de oração e de sacrifício que distinguiu o ilustre Prelado, fizeram com que crescesse no agrado de Deus e dos homens, e grandes e numerosos foram os milagres, que Deus se dignou de praticar por intermédio do seu servo.

Historiadores gregos dizem que Nicolau confessou a fé em Jesus perante os pagãos, e foi preso pelos sicários de Diocleciano, quando a perseguição que este tirano decretou contra a Igreja, já estava em declínio. O santo bispo recuperou a liberdade e teve a satisfação de ver brilhar a cruz de Nosso Senhor sobre o trono de Constantino. No Concílio de Nicéia (325) assinou, com os outros bispos ali presentes, a condenação da heresia ariana. Nicolau morreu em Mira, no ano de 342. Seu corpo desde 1087 repousa na igreja de São Nicolau em Eari, na Apúlia. São Nicolau é muito venerado no Oriente. É invocado contra o perigo de incêndios, e como padroeiro dos marinheiros.

REFLEXÕES

São Nicolau fazia grandes esmolas, procurando porém encobrir o mais possível a sua liberalidade. Assim praticava a caridade, de acordo com o conselho de Jesus Cristo que diz: “Cuidai de não fazerdes vossa justiça perante os homens, para atrair-lhes a atenção, assim não teríeis a recompensa de meu Pai. Vossa mão esquerda não deve saber o que vossa direita faz”. (Mt 6,1.3). “Aqueles que procuram paga nesta vida, diz Santo Ambrósio, nada guardam para a vida futura; assim acontece que tendo já recebido galardão aqui na terra, nada poderão esperar no outro mundo”. Se, portanto, praticas a caridade, imita o exemplo de São Nicolau, fazendo-a às escondidas, sem que os homens o saibam e te possam elogiar.