Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima


  30 de Dezembro

São Sabino

O Martirológio Romano hoje comemora a memória de São Sabino, bispo de Assis, que morreu mártir nas perseguições romanas.

A hagiografia cristã enumera vários santos com o nome de Sabino e, curiosa coincidência a maioria deles derivam o seu nome de uma região perto de Roma, que antigamente chamava-se Sabina. O santo comemorado hoje teve as mãos amputadas, foi submetido a bárbaras torturas e açoitado até morrer. Este foi o preço de sua fidelidade a Cristo a fim de conseguir a coroa da imortalidade gloriosa. Nada mais nos foi transmitido dele.

Contudo, temos notícias mais abundantes de outros santos de nome Sabino, entre os quais o mais famoso foi o bispo de Piacenza, perto de Milão, na Itália. Este santo foi contemporâneo e amigo do grande bispo de Milão Santo Ambrósio com o qual teve numerosa correspondência. Sabino, quando diácono, foi encarregado de levar oficialmente uma carta sinodal aos bispos do Oriente. Eleito bispo de Piacenza, distinguiu-se pelo seu saber, pelo zelo pastoral e pelas suas exímias virtudes que foram enaltecidas mais tarde pelo grande Papa Gregório Magno, que inclusive narra um comovente milagre por ele realizado para salvar a cidade de Piacenza por ocasião de uma enchente do Rio Pó. A história eclesiástica assinala a presença de São Sabino em vários sínodos de bispos, como o de Aquiléia em 381, de Milão em 387 e de Roma em 390.

Sua morte ocorreu por volta do ano 420 e sua festa litúrgica foi fixada para o dia 11 de Dezembro.

Nossa curiosidade em relação à história dos santos nos leva a registrar mais outro Santo Sabino muito conhecido e venerado sobretudo na Itália do Sul, onde foi bispo no século VI. Por sua sabedoria e prestígio foi escolhido pelo Papa Agapito para ser seu legado junto ao Imperador Justiniano, em Constantinopla, e definir importantes questões religiosas. Durante seu pontificado, que teve a duração de cinqüenta anos. Sabino dedicou-se, sobremaneira, à evangelização do seu povo: organizou as comunidades paroquiais, construiu igrejas, e foi para todos modelo de virtudes. Ele foi contemporâneo e amigo de São Bento, o grande fundador do monarquismo ocidental. O Papa Gregório Magno elogiou altamente sua santidade e seu espírito profético. Faleceu por volta do ano 566 e sua festa foi colocada no dia sete de fevereiro.

Para completar a lista, o Martirológio Romano comemora também outro Sabino, que morreu mártir em Brescia. A cidade de Catânia conta entre seus bispos um São Sabino que regeu aquela Igreja no século VIII. Enfim a cidade romana de Spoleto honra-se de venerar São Sabino mártir na perseguição de Diocleciano e que teve tanta popularidade que mereceu ser incluído nos famosos mosaicos da antiga Basílica de Santo Apolinário, em Ravena.

Para honra do devoto sexo feminino, é justiça relembrar também Santa Sabina, ilustre mártir cristã da Igreja romana. Era uma nobre senhora, viúva de um alto oficial e tinha uma residência na colina do Aventino, bem no coração da Cidade Eterna, onde dava amparo e hospedagem aos cristãos no tempo das perseguições. Ela própria morreu mártir, a espada, sob o imperador Adriano, por volta do ano 125. Sua festa litúrgica foi posta no dia 29 de agosto. No lugar de sua residência foi construída em sua honra uma basílica que é uma das mais características da Antiguidade. Nesta basílica o papa costuma todos os anos inaugurar o período quaresmal com a cerimônia da bênção das cinzas. Tudo isso depõe em favor da grande popularidade que gozava seu culto na Igreja Romana.