Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

26 de Fevereiro

 

Santo Alexandre

 

Desde alguns séculos antes de Cristo, havia em Alexandria forte e numerosa colônia judaica. Foi nesta cidade que se deu, já antes de Cristo, a famosa tradução do Antigo Testamento do hebraico para o grego, e que passou à história com o nome de "Setenta". O Cristianismo, segundo uma tradição, entrou em Alexandria com o evangelista Marcos, que teria sido o primeiro bispo daquela sede.

O bispo Alexandre governou esta Igreja, entre os anos 312-326. Nada se sabe da vida dele antes do episcopado, ao passo que é bastante conhecida sua atuação como pastor, ainda mais que seu tempo ficou marcado pelo nascer e firmar-se da primeira grande heresia, o arianismo.

Este nome vem do seu autor, Ario, um sacerdote da Igreja de Alexandria. Ario começou a espalhar entre fiéis, monges e padres uma doutrina em que se afirmava que somente o Pai pode ser chamado Deus, enquanto que Cristo é inferior ao Pai, distinto por natureza do Pai, e portanto criatura, excelente e superior às demais, mas não divina nem eterna.

O bispo Alexandre percebeu o veneno destas afirmações, admoestou seu presbítero, mas tudo inutilmente. Ario continuava a divul­gar sua doutrina. Então Alexandre convocou um sínodo de bispos, mais de cem, que examinaram a doutrina e a reprovaram como contrária ao Evangelho e à tradição da Igreja.

Ario não acatou esta decisão. Andou procurando aprova­ção em outras Igrejas e com outros bispos, de tal modo que a heresia ia se alastrando assustadoramente. O patriarca Alexandre enviou uma carta ao Papa Silvestre expondo a situação e sugerindo a convocação dum concílio ecumênico, que se realizou em Nicéia, Ásia Menor, em 325.

O próprio imperador Constantino, considerando que a união e paz na Igreja eram de muita importância política para a paz do Império, favoreceu a convocação do concílio, colocando à disposição as carruagens do Império para o deslocamento dos bispos. No Concílio de Nicéia, o patriarca Alexandre foi a figura de primeiro plano junto com os representantes do papa. Ele se fez acompanhar por seu fiel diá­cono, Atanásio, que seria seu sucessor na sede episcopal de Alexandria, e o grande defensor da doutrina de Nicéia. Esta doutrina está formulada no Credo, que rezamos na celebração eucarística. De Cristo se afirma: "Filho Unigênito do Pai, Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstanciai ao Pai".

A doutrina de Ario foi declarada herética e o patriarca Alexandre pôde voltar a sua sede a fim de purificá-la do veneno desta doutrina.

De Alexandre se conservam várias cartas de grande impor­tância histórica e doutrinal sobre o início da heresia ariana.

Faleceu em sua sede episcopal, no dia 26 de fevereiro de 326, um ano após o Concílio de Nicéia, deixando ao seu discípulo Atanásio a herança do pastoreio e da luta contra a heresia.