Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

-010-

O exemplo edificante dos católicos do Sudão crucificados por fidelidade à Igreja

 

"Eu instilarei terror nos corações dos infiéis, golpeai-os acima dos seus pescoços e arrancai todas as pontas dos seus dedos. Não fostes vós quem os matastes; foi Alá" (Alcorão, Sura 8: 13-17).

 

 

Ainda que possam ser hostilizados por todos os lados, os católicos têm o auxílio especial da graça que os anima na fidelidade e os convida a serem cada vez mais fervorosos. Um exemplo edificante é dado pelos católicos do Sudão muito sofridos e muito esquecidos no Ocidente.

Bandos de guerrilheiros fazem incursões nas regiões cristãs do Sudão e, mais recentemente crucificaram vários deles, informou “The Catholic Herald” de Grã-Bretanha. Um deles foi cravado numa árvore e mutilado. Outros seis foram pregados em madeiros, jogados no chão e mortos. Os cadáveres foram recuperados perto da aldeia de Nzara. As testemunhas descreveram uma “cena de crucifixão grotesca”.

Dom Eduardo Hiiboro Kussala, bispo de Tombura-Yambio, contou que os guerrilheiros irromperam na igreja de Nossa Senhora da Paz em Ezo, sul do país, durante uma novena e profanaram a Hóstia, o altar e o prédio anexo escravizando 17 pessoas na maioria jovens.

Um deles foi crucificado na árvore e outros 13 estão desaparecidos segundo a associação “Ajuda à Igreja que Sofre” que socorre os cristãos perseguidos.

O bispo diocesano explicou que o ataque se deu na festa da Assunção de Nossa Senhora: “Os atacantes claramente queriam fazer mal ao povo porque sabiam que estava rezando”.

Os guerrilheiros pertencem ao Exército de Resistência do Senhor, considerado terrorista pelos EUA e que pratica um culto sincretista ao fundador, o qual diz ser porta-voz do Espírito Santo.

O prelado encaminhou uma denúncia ao governo de Khartum (capital do Sudão). Porém as chances de ser atendido de modo eficaz são mínimas. Khartum está nas mãos de muçulmanos fanáticos que praticam análogos crimes contra os cristãos.

Os católicos fizeram três dias de oração e penitência. Na principal cerimônia, 20.000 fiéis peregrinaram mais de três quilômetros, revestidos de saco e portando cinzas.

 

 

Católico, rezemos pelo Exmo. senhor Bispo Dom Eduardo Hiiboro Kussala, bispo de Tombura -Yambio (Sudão- África), e pelos católicos de sua Diocese que são terrivelmente perseguidos.

 

 

Caso o leitor necessite da fonte, peça e a enviaremos.

 

“O sangue dos mártires é semente de novos cristãos” (Tertuliano).

 

Católico, reze todos os dias pelos cristãos que são perseguidos pelos muçulmanos. Reze também pela conversão dos próprios muçulmanos: "Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem" (Mt 5, 44).

 

O Papa lembra que em muitos países, os fiéis (estima-se que 200 milhões de cristãos) são “discriminados e perseguidos por causa do nome de Cristo”.

 

 

Outras