<%@LANGUAGE="VBSCRIPT"%> PROFANAÇÕES NA SANTA MISSA

 

PROFANAÇÃO DA SANTA MISSA

 

 

Missa-teatro ou se preferir, Missa-LICA, que é uma mistura de LIbertação com CArismática

Celebrada pelo Exmo. e Digníssimo senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, Bispo diocesano de Anápolis - GO.

em 08/12/1995, solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora

 

TERRÍVEL DESOBEDIÊNCIA

 

Ele (povo) quer sentir nas músicas de vossas igrejas o apelo ao louvor de Deus, à ação de graças, à prece humilde e confiante e se sente desconfortável quando esses cantos em sua letra envolvem uma mensagem política ou puramente terrena, e em sua expressão musical não apresentam a característica de música religiosa, mas são marcadamente profanos no ritmo, na linha melódica e nos instrumentos musicais de acompanhamento (João Paulo II, aos Bispos dos Regionais Nordeste 1 e 4 da CNBB, por ocasião da visita ad limina Apostolorum 1995-1996)

 

“Cabe a cada bispo, como regulador, promotor e guarda de toda a vida litúrgica na comunidade eclesial que lhe foi confiada, fazer frutificar a graça de Deus (cf. Decr. Christus Dominus, 15), e por isso é dever de cada um de vós vigiar a fim de que se observem com cuidado e diligência as normas e diretivas que dizem respeito às celebrações, sejam essas comuns a todo o território da Conferência Episcopal ou particularmente a uma Diocese. Uma errada aplicação do valor da criatividade e da espontaneidade nas celebrações, mesmo se típica de tantas manifestações da vida do vosso povo, não deve levar a alterar nem os ritos, nem os textos, nem sobretudo o sentido do mistério que se celebra na Liturgia” (João Paulo II, aos Bispos do Regional Nordeste 3 da CNBB, por ocasião da visita ad limina Apostolorum 1995-1996).

 

Dia em que caiu a MÁSCARA de Tradicional de Dom Manoel Pestana Filho. Conseguiu fingir por vários anos, mas o seu dia chegou.

 

Dom Manoel Pestana Filho: o bispo que foi além do permitido pelo Concílio Vaticano II.