Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

 

O Tríduo Reparador é a coluna dorsal do Instituto, porque o mesmo é de natureza reparadora: Quantos, abrasados pelo amor de Jesus padecente, aplicaram o ânimo a estas considerações, não poderão deixar de reparar com maior empenho a honra de Cristo, expiar as culpas próprias e alheias e procurar a eterna salvação das almas... Deste espírito nasceram muitas famílias religiosas de ambos os sexos, que, de dia e de noite, sucessivamente, por fazerem as vezes do Anjo consolador de Jesus no horto (Pio XI, Miserentíssimus Redemptor, 19 e 20).

É no Tríduo Reparador que o religioso do Instituto mergulha na Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e nas dores de Maria Santíssima, o centro de sua vida espiritual: Jesus é chamado Rei das dores e Rei dos mártires, porque em sua vida mortal padeceu mais que todos os outros mártires. Assim também é Maria chamada com razão Rainha dos Mártires, visto ter suportado o maior martírio que se pode padecer depois das dores de seu Filho (Santo Afonso Maria de Ligório, Glórias de Maria, Parte II, Tratado II, I, Primeiro Ponto, 1).

Viva o religioso semanalmente a espiritualidade do Tríduo Pascal.

No Instituto o Tríduo Reparador inicia-se às quintas-feiras e encerra-se aos domingos.

Nas quintas-feiras, das 21:00 à 00:00 h., reza-se em desagravo à Santíssima Eucaristia; a esse horário de oração dá-se o nome de Getsêmani: Enquanto comiam, Jesus tomou um pão e, tendo-o abençoado, partiu-o e, distribuindo-o aos discípulos, disse: 'Tomai e comei, isto é o meu corpo'. Depois, tomou um cálice e, dando graças, deu-lho dizendo: 'Bebei dele todos, pois isso é o meu sangue, o sangue  da Aliança, que é derramado por muitos para remissão dos pecados...' Então Jesus foi com eles a um lugar chamado Getsêmani (Mt 26, 26-28. 36).

Nas sextas-feiras, das 12:00 às 15:00 h., reza-se em desagravo ao Sagrado Coração de Jesus; a esse horário de oração dá-se o nome de Calvário: E, quando chegaram ao lugar chamado Calvário, lá O crucificaram (Lc 23, 33).

Aos sábados, das 06:00 às 09:00 h., reza-se em desagravo ao Imaculado Coração de Maria, sob o título de Nossa Senhora das Dores; a esse horário de oração dá-se o nome de Soledade: Como se sabe, a Santa Igreja consagrou à Virgem o sábado, porque nesse dia ela se conservou firme na fé, depois da morte de seu Filho... se pode mostrar aos sábados especial amor a Nossa Senhora, por meio de algum exercício de piedade (Santo Afonso Maria de Ligório, Glória de Maria, Parte II, Tratado IV, IV).

O religioso do Instituto vive no domingo, das 06:00 às 09:00 h., a alegria da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo; a esse horário de oração dá-se o nome de Mistério do Amor: Após o sábado, ao raiar do primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria vieram ver o sepulcro. E eis que houve um grande terremoto: pois o Anjo do Senhor, descendo do céu e aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se sobre ela. O seu aspecto era como o do relâmpago e a sua roupa, alva como a neve. Os guardas tremeram de medo dele e ficaram como mortos. Mas o Anjo, dirigindo-se às mulheres, disse-lhes: 'Não temais! Sei que estais procurando Jesus, o crucificado. Ele não está aqui, pois ressuscitou, conforme havia dito. Vinde ver o lugar onde ele jazia (Mt 28, 1-6).

O religioso, observando o Tempo Litúrgico, viverá o Tríduo Reparador da seguinte forma:

No Tempo do Advento e Tempo do Natal não se reza o Tríduo.

No Tempo Comum reza-se o Tríduo completo.

No Tempo da Quaresma reza-se: Getsêmani, Calvário e Soledade.

No Tempo da Páscoa reza-se o Mistério do Amor.

O religioso viverá o Tríduo Reparador a partir do Noviciado.

 

 

Natureza Finalidade Membros Vida Espiritual Trabalho Tríduo Vida Comum Observância

 

Escolher Tema

 

Venha pertencer ao nosso Instituto