Do Tratado 'O Espelho do clérigo' - São João de Capistrano

 

 

A vida do clero bom ilumina e serena

 

Quem foi chamado à mesa do Senhor deve brilhar pelo exemplo de uma vida louvável e correta, longe de toda imundície dos vícios. Sal da terra, para si e para os que convivem honestamente; e luz do mundo, brilhante de discernimento, iluminando os outros, aprendem da excelsa doutrina de Cristo Jesus, ao dizer, não só aos apóstolos e discípulos, mas também a todos os seus sucessores, presbíteros e clérigos: “Vós sois o sal da terra; se o sal perder o sabor, com que se salgará? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens”.

É verdadeiramente pisado pelos homens, qual lodo vil, o clero imundo e sórdido, molhado pela sujeira dos vícios e pegajoso pelas cadeias das ações criminosas; tido por imprestável tanto para si quanto para os outros. Gregório diz: “Sua vida é desprezível, resta ser rejeitada sua pregação”.

“Os presbíteros que presidem bem serão considerados dignos de dupla honra, máxime os que trabalham pela palavra e pela doutrina”. De fato, os bons presbíteros exercem dupla dignidade, quer dizer, material e pessoal, ou temporal e espiritual, ou transitória junto com a eterna; pois embora por natureza habitem na terra sob o mesmo jugo das criaturas mortais, desejam ansiosamente conviver com os anjos nos céus, como aceitos pelo rei, servos inteligentes. Por esta razão como o sol, que surge para o mundo nas alturas de Deus, assim “brilhe a luz” do clero “diante dos homens para que”, vendo suas “boas obras, glorifiquem O Pai que está nos céus”.

“Vós sois a luz do mundo”. A luz não se ilumina a si mesmo, mas lança seus raios a tudo que a circunda; semelhante a ela, a vida luminosa dos bons e justos clérigos, com o fulgor da santidade, ilumina e serena os que a vêem. Por conseguinte, quem foi reservado para o cuidado dos outros, deve mostrar em si de que modo devem eles viver na casa do Senhor.

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Do Tratado 'O Espelho do clérigo' - São João de Capistrano”.

www.filhosdapaixao.org.br/aos_sacerdotes/escritos_aos_sacerdotes_01.htm