Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

 

PRESSÃO PSICOLÓGICA MAL TECIDA

 

"Para os medíocres..., o fato de uma idéia ter muitos adeptos é uma garantia de veracidade" (Dom Rafael Llano Cifuentes, Vidas Sinceras)

 

 

 

Depois que o nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP. deixou a Paróquia de Nossa Senhora da Penha, Jaraguá - GO, no dia 23 de janeiro de 1997, ao meio-dia, decidiu permanecer no seu Seminário em Anápolis, e não mais trabalhar com o Exmo. senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, por ele o ter caluniado e incentivado alguns do clero a fazerem o mesmo.

O nosso Pe. Fundador tomou a mesma atitude de Santo Eulógio, sacerdote e mártir, diante do Bispo Recafredo: “Infelizmente os cristãos viram diante de si o péssimo exemplo do Bispo Recafredo que tinha procedido com muita covardia e dado bastante escândalos. Eulógio tanto se entristeceu com isso, que se absteve por algum tempo da celebração da Missa para não ser obrigado a celebrar os santos Mistérios na presença do Prelado, e com este ato sancionar o procedimento indigno do mesmo. O Bispo Recafredo ofendeu-se com o retraimento de Eulógio e ordenou-lhe sob pena de excomunhão, que o acompanhasse à igreja e celebrasse na sua presença. Eulógio achando improcedente tão severa ordem, retirou-se para a França(Cf. “Na Luz Perpétua”, I Vol., 5ª Ed.).

Diante da firmeza e convicção do nosso padre, o senhor Bispo Dom Manoel e o seu Conselho Presbiteral fizeram-lhe pressão psicológica, escrevendo um Comunicado (abaixo) e mandando espalhar aos milhares por toda a Diocese de Anápolis.

O senhor Bispo Dom Manoel Pestana Filho, abusando descaradamente de sua autoridade, ao invés de desfazer as calúnias, como a Moral da Igreja ordena, preferiu fortalecê-las dizendo que o nosso padre foi o "causador do impasse".

Caríssimo leitor, é vergonhoso e escandaloso um Superior trabalhar para destruir alguém e depois se colocar como vítima: "Velho ardil, o do perseguidor que se diz perseguido... atira a pedra e sai gemendo" (São Josemaría Escrivá, Sulco, 641).

 

 

Esse Comunicado, com a intenção de pressionar psicologicamente, em nada abalou o nosso padre, por ele conhecer muito bem as "agulhas tecedoras" de Dom Manoel e seu "cobaia" Conselho Presbiteral.

O nosso padre, em uma carta a Dom Washington Cruz, escreveu: "Como eu disse na entrevista do jornal “O Popular”, se as calúnias forem desfeitas, irei correndo; caso contrário, permaneço como estou" (Carta ao Bispo Dom Washington datada de 06 de outubro de 2001), e ao Cardeal Dom Falcão de Brasília, o nosso padre escreveu também: "Exmo. senhor Cardeal, eu não pretendo mais me aproximar do senhor Bispo Dom Manoel, porque ele mente muito e age covardemente" (Carta II ao Cardeal Dom Falcão datada de 27 de dezembro de 2001).

Caríssimo leitor: "A mentira tem muitas facetas: reticências, cochichos, murmuração... - Mas é sempre arma de covardes" (São Josemaría Escrivá, Sulco, 905).

Observe leitor, no Comunicado ACIMA, de 25 de maio de 2001 (parte sublinhada), que, segundo o senhor Bispo e seu Conselho cobaia, o nosso padre foi o CAUSADOR do impasse. Acredite leitor, que, DEZ MESES depois, em 21 de março de 2002, os MENTIROSOS, TRAPACEIROS e GOLPISTAS trocaram descaradamente as "agulhas e as linhas". Em uma carta (abaixo) escrita pelo Vigário Geral, Mons. Mário Cuomo, falsidade em pessoa, a pedido do senhor Bispo Dom Manoel, JÁ NÃO EXISTIA mais um causador do tal IMPASSE (parte sublinhada), isso, tentando enganar o nosso padre.

As línguas maldizentes, agora com palavras adocicadas, tentam amenizar a situação. Aquele que, segundo eles, havia sido o "causador do impasse", agora é chamado de "caro colega e irmão no sacerdócio" (parte sublinhada): "Ele diz paz ao seu próximo, mas dentro de si lhe prepara uma cilada" (Jr 9, 7), e: "O pior dentre todos os homens é aquele que, sendo mau, finge ser bom e, sendo infame, fala em virtude e pudor" (Santo Agostinho).

 

 

Prezado leitor,  você percebeu como o Bispo Dom Manoel USA e ABUSA covardemente de sua autoridade? Ele se amoita no seu "altar", apaga as "luzes" de sua "auréola", e ordena que os seus cobaias partam para tentar seduzir alguém. Que mascarado!!!

O nosso Pe. Fundador, como sempre, aceitou o diálogo (carta abaixo), e mais uma vez não se vendeu aos caluniadores que queriam colocar "panos quentes", aconselhando-o a beber, goela abaixo, as calúnias, e colocar uma pedra por cima de tudo: "Um ambiente em que não se sabe que terreno se está pisando, em que é preciso adivinhar sempre segundas intenções, em que só o esperto é que singra, torna-se irrespirável, um verdadeiro inferno" (Pe. Francisco Faus, A Língua).

 

 

Caríssimo leitor, percebeu a FALCATRUA elaborada por Dom Manoel e seu Conselho cobaia, unicamente com a intenção de fazer pressão psicológica ao nosso Revmo. Pe. Divino Antônio Lopes FP.? Não é essa uma ATITUDE ESCANDALOSA para pessoas que pregam o Evangelho e que têm a missão de salvar almas?

Como fica para um Bispo e seu Conselho distribuírem milhares de folhetos em uma Diocese, acusando um sacerdote, e DEZ MESES APÓS, escreverem uma carta totalmente contraditória? Onde estão a personalidade e o caráter de tais pessoas? "Por seu comportamento desvendarão seu verdadeiro caráter" (São João Crisóstomo, O Sacerdócio, Livro III, 14).

Agora pergunto! Por que espalharam milhares de folhetos contendo o Comunicado, e não fizeram o mesmo com a carta (assinada pelo Mons. Mario Cuomo), entregando-a secretamente ao nosso padre? Por que escreveram em um papel amarelo e não no timbrado da Cúria? É muito simples! Dom Manoel fez o que lhe é próprio, jogou toda a responsabilidade para o Conselho cobaia, para que o seu "altar" não fosse chamuscado.

Você entende o jogo sujo e contraditório de tais religiosos? "A mentira é como a névoa e como a neblina: é mudadiça, variando constantemente os seus formatos" (Pe. Francisco Faus, A Língua).

Você acha correta essa CONTRADIÇÃO PROPOSITAL entre pessoas que celebram a Santa Missa e que pregam a Palavra de Deus?

Prezado leitor, conheça mais sobre esse assunto lendo atentamente a "Carta Exegética", principalmente o comentário sobre as mentiras ditas no Comunicado (acima) escrito pelo Exmo. Dom Manoel Pestana Filho e seu Conselho Presbiteral.

Leitor, como é ridículo um bispo ABUSAR de sua autoridade. Será que ele pensa que a MITRA, o BÁCULO e a AUTONOMIA lhe salvará a alma? Por ser bispo, será que o mesmo se sente dispensado de comparecer perante o TERRÍVEL Tribunal de Deus? Santo Agostinho, que foi bispo, mas um bispo santo e não um amante da poltronice, não pensava assim: “Nós, porém, além de cristãos, tendo de prestar contas a Deus de nossa vida, somos também bispos e teremos de responder a Deus por nossa administração” (Início do Sermão sobre os pastores).

Será que um bispo terá que prestar contas a Deus por atrapalhar um trabalho piedoso de um padre? Claro que sim! Principalmente se foi por inveja: "Somos responsáveis por aquilo que fazemos, que não fazemos, E QUE IMPEDIMOS DE FAZER" (Cardeal Suhard).

O que dizer então, de um bispo, que além de atrapalhar um trabalho piedoso por inveja, ainda calunia o sacerdote e ordena que outros o caluniem? Será que um homem desse terá um fim feliz? "Olha o que sentencia deles o Espírito Santo: 'Ficarão confusos e envergonhados todos os forjadores de erros; todos serão cobertos de opróbrio'. Sentença que se cumprirá inexoravelmente" (São Josemaría Escrivá, Sulco, 586).

Caríssimo leitor, o PODER dado a um bispo, não faz com que o mesmo deixe de ser um homem. Ele continua sendo homem e terá, como já foi dito, que prestar contas a Deus de sua administração: " Quanto a nós, a quem o Senhor, por sua benevolência e não por mérito nosso, estabeleceu neste cargo de que teremos DIFÍCEIS contas a dar" (Santo Agostinho, início do Sermão sobre os pastores).

Diante de tantas CONTRADIÇÕES e MENTIRAS, dei como título a essa página "PRESSÃO PSICOLÓGICA MAL TECIDA": "Se a verdade é o terreno de Deus, a mentira é o território do diabo" (Pe. Francisco Faus, A Língua).

 

Disse Jesus: "... bendizei os que vos amaldiçoam, orai por aqueles que vos difamam" (Lc 6,28).

A Santa Igreja Católica Apostólica Romana ordena: "Toda falta cometida contra a justiça e a verdade impõe o dever de reparação, mesmo que seu autor tenha sido perdoado" (Catecismo da Igreja Católica Apostólica Romana, 2487).

 

 

Esta página está sujeita a alterações (documentos, comentários, etc.) com o objetivo de enriquecê-la.

 

Todos os documentos mostrados nesta página,

encontram-se nos arquivos do nosso Instituto.

 

 

NENHUMA CALÚNIA, MENTIRA OU VELHACAGEM FICARÁ ENCOBERTA

"Pois nada há de encoberto que não venha a ser descoberto,

nem de oculto que não venha a ser revelado" (Mt 10, 26).