Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 03 - 24/01/2001

 

Caríssimo (a) benfeitor (a): "Quando houver um pobre em teu meio, que seja um só dos teus irmãos... não endurecerás teu coração, nem fecharás a mão para com este teu irmão pobre" (Dt 15, 7).

Os religiosos do Instituto não pedem esmolas por esporte ou por diversão, e sim, por necessidade. Sabemos que a vida é breve e que para fazer o bem precisamos da sua preciosa e indispensável colaboração; sem a qual é impossível construir as casas das quais necessitamos para abrigar crianças, adolescentes, jovens e idosos.

Rezo para que o (a) senhor (a) faça a doação de coração; lembrando de que a recompensa que Deus lhe dará é bem maior que a doação que está fazendo.

Escreverei dois exemplos sobre o sacrifício de pedir esmolas; e te aconselho a meditar sobre cada um, e depois reze agradecendo a Deus por Ele ter lhe livrado de tal situação.

 

l- "É melhor dar que pedir, dizia o santo Cura D'Ars. Uma só vez tive de mendigar, quando empreendi uma viagem ao túmulo de São Francisco Regis, e saí-me muito mal: tinham-me por um ladrão e não queriam dar-me nem pão, nem abrigo. Precisei pedir a comutação de meu voto a um dos padres, para não ter que pedir esmolas no meu regresso ".

2- Santa Micaela do Santíssimo Sacramento, viscondessa e fundadora das Irmãs Adoradoras, sabia por experiência o que é pedir esmolas, pois muitas vezes teve de fazê-lo para manter seus colégios de jovens desamparadas.

Assim escrevia em março de 1860: "Ontem, minha amiga, receberam-nos tão mal, que fiquei doente. Particularmente uma senhora foi cruel; nas sete casas que visitamos fomos mal recebidas". E dias depois: "Isto vai muito bem; saí mais quinze dias a pedir esmola casa por casa, e tenho o consolo que recebemos o suficiente para que tudo corra bem, com economia; recebi amargas repulsas e xingatórios, e dois dias estive doente; mas é porque o meu orgulho não se encontra tão baixo que não se ressinta o coração, contudo, no dia seguinte ia de novo contente. E agora a senhora já sabe que sei pedir esmola, no caso que aí estejam em apuros".

 

Eu te abençôo e te guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus, nosso Amado Senhor.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 03 - 24/01/2001
”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares/circulares_03_03.htm

 

  Outras circulares