Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 06 - 14/05/2002

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), que a paz de Cristo Nosso Senhor esteja na sua alma e no seu coração.

Venho através dessa 6a Circular, chamar a sua atenção sobre a brevidade da vida, porque o homem de hoje vive como se Deus não existisse e como se não fosse morrer um dia.

É importante saber, caríssimo (a) benfeitor (a), que tudo passa, e que a vida é breve, como escreve São Jerônimo: "Todos temos de morrer, e nós deslizamos como a água sobre a terra, a qual não volta para trás."

Que é a nossa vida? Ela assemelha-se a um vapor que o ar dispersa e desaparece completamente. Todos sabemos que temos de morrer; não adianta fechar os olhos para essa grande realidade, não adianta fugir ou negar essa doutrina; querendo ou não a morte te visitará um dia, como escreve Santo Afonso Maria de Ligorio: "Muitos, porém, se iludem, imaginando a morte tão afastada que jamais houvesse de chegar".

Caríssimo (a) benfeitor (a), a morte corre velocíssima sobre nós, e nós, a cada instante, corremos para ela, como está em Jó 9,25: "Meus dias correm mais depressa que um atleta…" Por isso, não fique de braços cruzados, mas faça o bem enquanto é tempo, ame a Deus e viva preparado: "Tende os rins cingidos e as lâmpadas acesas. Sede semelhante a homens que esperam seu senhor voltar das núpcias, a fim de lhe abrirem, logo que ele vier e bater. Felizes os servos que o Senhor, à sua chegada, encontrar vigilantes" (Lc 12, 35-37).

Sábio é aquele que imita o exemplo de Santo Efrém. Ele ia muitas vezes, ao cair da tarde, ao cemitério em meditação. Pensativo, de túmulo em túmulo, lia as inscrições daquelas campas: nesta um príncipe da terra, naquela um grande magistrado, naquela outra um rico senhor… todos ali no tranqüilo sono da morte! O santo chamava então um a um em voz alta e ninguém respondia!… Onde aquela língua, continuava o santo, que tanto falou de tudo e de todos?… Onde aqueles ouvidos que se impressionavam ao mais leve chamamento!… Um pouco de pó!… E Santo Efrém voltava para casa mais humilde e mais santo.

Caríssimo (a) benfeitor (a), tudo passa como um relâmpago, só Deus permanece; por isso, é preciso entesourar tesouro no céu enquanto estamos vivos; e aquele que fizer o bem não temerá a morte.

 

Eu te abençôo e te guardo no Sacratíssimo Coração de Jesus, nosso refúgio seguro.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 06 - 14/05/2002
”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_06.htm

 

  Outras circulares