Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO, ANÁPOLIS-GO

 

Circular nº 12 - 09/02/2005

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), que a Sagrada Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo esteja no vosso coração: “Na verdade, a paixão de Cristo é suficiente para orientar nossa vida inteira” (Das Conferências de Santo Tomás de Aquino).

Estamos iniciando o Tempo da Quaresma; tempo de muita oração, recolhimento e penitência, coisas que não existem mais nesse mundo moderno e pagão, mas é preciso lembrá-lo (a), porque Deus continua sendo Deus e a nossa alma continua sendo imortal.

Nessa Circular, quero falar-lhe sobre a salvação da alma, sobre esse "negócio" dentre todos o mais importante, e que infelizmente poucos o buscam, e milhares se atrevem em dizer que "isso" já caiu da "moda"; pena que o pecado também não tenha caído.

Que é a alma? Que é essa jóia tão desprezada e desconhecida, que quase ninguém a conhece e não deseja conhecê-la?

"Ela é a parte espiritual do homem, pela qual ele vive, entende e é livre. A alma do homem não morre com o corpo, mas vive eternamente porque é espiritual" (Leo J. Trese, A Fé Explicada, Resumo da Doutrina Crista). A alma, essa jóia preciosa e imortal é criada diretamente por Deus: "A Igreja ensina que cada alma espiritual é diretamente criada por Deus - não é "produzida" pelos pais - e é imortal: ela não perece quando da separação do corpo na morte e se unirá novamente ao corpo na ressurreição final" (Catecismo da Igreja Católica, 366).

Sabemos que a alma é imortal e é criada diretamente por Deus; então é preciso dar-lhe toda a atenção e valorizá-la mais do que todo o ouro do mundo, porque o ouro passará, mas a nossa alma não, porque é imortal.

No momento da morte, a alma se separa do corpo; se ela estiver na graça de Deus, estará salva, mas se estiver em pecado mortal, irá para o inferno para sempre: "No momento da morte só haverá uma pergunta importante: temos graça santificante na alma? Se temos, vamos para o Céu; poderá haver algo para clarificar - ou melhor, limpar - pelo caminho, mas iremos para o Céu, porque teremos capacidade para viver ali. Se não a temos, então não podemos ir para o Céu" (Frank J. Sheed, Teologia para todos,, cap. IX).

Caríssimo (a) benfeitor (a), não entre na correria do mundo, não esqueça da sua alma, ou melhor, não deixe para depois o "negócio" da sua salvação; esse adiamento poderá ser irreparável, porque você não sabe quando o Senhor virá: "Vós também, ficai preparados, porque o Filho do Homem virá numa hora que não pensais" (Lc 12,40).

Milhões de pessoas, de uma maneira errada, colocam a salvação da alma em último lugar, outros tantos nem colocam, porque não acreditam na sua existência. É preciso levar a salvação da alma a sério; não esqueçamos de que a vida é breve e que a morte não manda recado, e que salvá-la é a tarefa mais importante: "O negócio da eterna salvação é, sem dúvida, o mais importante, e, contudo, é aquele de que os cristãos mais se esquecem” (Santo Afonso Maria de Ligório, Preparação para a Morte, Consideração XII, Ponto I). Aquele que brincar com a sua salvação, com certeza se arrependerá amargamente na hora do Juízo.

Aproveite do tempo quaresmal para cuidar melhor de vossa alma, sendo que esse cuidado deverá continuar durante o ano todo. Aquele que não se preocupa com a salvação da alma, com certeza não sente desejo de "voar" para o céu: "Preciso salvar a minha alma, isto é, ganhar o céu, evitar a eternidade do inferno. Não há meio-termo. Salvar a minha alma é o fim da minha criação, da minha Redenção, é o fim da minha vida" (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3).

Não deixe jamais o barulho do mundo desviar o vosso pensamento em relação à salvação da alma; seja convicto (a) sobre essa grande verdade e lute corajosamente para salvá-la: "Preciso salvar-me a todo o custo. Salvar-me, servir a Deus por Nosso Senhor Jesus Cristo, ganhar o céu, é a obra magna de minha vida. Tudo o mais não passa de puerilidade, vaidade, decepção" (idem).

Reze muito e com fervor; aproxime-se da confissão e da Comunhão freqüentemente, faça penitência por amor a Deus e pratique a caridade com reta intenção.

 

Eu vos abençôo e vos guardo no Imaculado Coração de Maria Santíssima, Mar de Felicidade.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Associação de benfeitores São José -
Circular nº 1
2 - 09/02/2005”.

www.filhosdapaixao.org.br/circulares/circulares_03_12.htm

 

  Outras circulares