Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS-GO

 

Circular n° 27 – 01-02-2011

 

 

Caríssimo (a) benfeitor (a), deixando para trás aquilo que não agrada a Deus, sejamos seus ESCRAVOS: “Agora libertos do pecado, e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final” (Rm 6, 22).

 

Lembremos continuamente de que a nossa vida aqui na terra é curta... breve... passageira... Nesse vale de lágrimas somos chamados a ser ESCRAVOS de DEUS; mas para ser seus escravos precisamos romper com as trevas, isto é, com aquilo que não Lhe agrada: “Para ser amigo de Jesus é necessário ser inimigo do mundo, do demônio e do pecado” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Será que existe melhor escravidão nesse mundo do que a de ser ESCRAVOS de DEUS? ESCRAVOS do Senhor que morreu na cruz para nos salvar? Que nos libertou das garras do demônio? Que cuida de nós com zelo e carinho? Que nos ama com amor sincero? Não! Não existe melhor escravidão!

Cristo Jesus é o nosso dono, e somos seus ESCRAVOS... sejamos  ESCRAVOS dóceis e obedientes a tão grande Senhor.

Milhões de pessoas gritam pela liberdade, mas a buscam no mundo e no pecado. Será que o mundo pode oferecer a verdadeira liberdade para uma alma imortal? Não! Aquele que serve o mundo torna-se escravo de suas máximas.

Só pode ser livre quem se tornar ESCRAVO de Nosso Senhor Jesus Cristo e que for amarrado com as algemas do amor de um Deus Eterno e Todo-poderoso.

O mundo é muito pequeno e superficial para satisfazer uma alma imortal... somente o Eterno pode satisfazê-la: “Toda a beleza e grandeza encontro em Nosso Senhor. Em troca, no mundo tudo é pequeno, passageiro e nada quero senão Jesus” (Santa Teresa dos Andes).

Caríssimo (a) benfeitor (a), sejamos ESCRAVOS do Deus que nos ama verdadeiramente.

A exemplo de Maria, irmã de Marta, sentemo-nos aos pés do Senhor que é nosso Patrão... fixemos os olhos na Beleza Infinita... permaneçamos imóveis diante de tão Bondoso Senhor... guardemos silêncio aos pés da Sabedoria Eterna... Que nada nesse mundo nos distraia d’Ele; se estamos diante do Deus Imenso, o que nos importa a fumaça e a poeira desse mundo? “Se estou convosco, nada mais me atrai na terra!” (Sl 72, 25).

Sejamos alegres! Só existe alegria em sermos ESCRAVOS de Nosso Senhor, em trabalhar para a sua glória, em consumirmos por Ele, em dedicar cada segundo pelo Senhor que derramou o Seu Preciosíssimo Sangue na cruz para nos salvar.

Como podemos retribuir tão grande amor? Sendo seus ESCRAVOS.

Sejamos seus ESCRAVOS fiéis! Façamos somente aquilo que Ele quer... curvemo-nos diante de sua Santa Vontade... andemos pelo caminho de seus mandamentos... eis a verdadeira liberdade, a mais perfeita ESCRAVIDÃO.

Ser livre consiste em ser ESCRAVO do Deus Eterno.

O escravo abaixa a cabeça diante do patrão e faz somente aquilo que ele ordena e deseja. Sejamos ESCRAVOS perfeitos de Nosso Senhor fazendo somente a sua Santa Vontade: “Nada poderá acontecer que Deus não queira. E tudo quanto ele quer, mesmo que nos pareça mau, é, na verdade, realmente ótimo” (Santo Tomás More).

Caríssimo (a) benfeitor (a), contemple a Nosso Senhor e veja o quanto Ele é grande e poderoso. Diante de tão grande Majestade é impossível negar-Lhe total ESCRAVIDÃO.

Olhemos com amor para o nosso Patrão Eterno. Ele é Mestre, Bom Pastor, Rei, verdadeiro homem, Príncipe da paz, Deus e Senhor, Mediador, Primogênito de todas as criaturas, Servo de Javé, vencedor de Satanás, Vencedor da morte, Sacerdote e vítima, Caminho, Verdade, Vida, fonte de água viva, luz do mundo, ressurreição e vida, verdadeira vide, Cabeça do Corpo místico, Amigo do homem, manso e humilde, Salvador...

E o que é o mundo? O mundo é o pasto de Satanás e os mundanos são o seu gado.

Como é triste ver os mundanos servirem a um senhor tão pobre... se esforçarem para conseguir tão pouco... quanto tempo perdido, tempo que não volta mais: “Se o mundo odeia o cristão, porque tu o amas, a ele que te aborrece, e não preferes seguir a Cristo que te remiu e te ama?” (São Cipriano).

Sejamos ESCRAVOS de Nosso Senhor: “Servi a Cristo, Senhor” (Cl 3, 24).

A Palavra de Deus não ordena que sirvamos o mundo, o demônio e a carne... mas sim, ordena que sirvamos a Cristo, somente a Nosso Senhor, nada fora d’Ele.

Encanta-nos a ESCRAVIDÃO de Santa Maria Madalena para com Nosso Senhor: “Levaram o meu Senhor” (Jo 20, 13).

Ela não diz: “Levaram o Senhor”, mas sim: “Levaram o meu Senhor”.

Levaram o Senhor da sua alma, do seu coração, da sua vida... o Senhor que encheu a sua alma da verdadeira paz e da mais pura alegria.

O amor de Santa Maria Madalena para com o Senhor é autêntico... é uma ESCRAVA fiel. Ela não quer ficar longe do Senhor que fez brilhar em sua alma mergulhada na escuridão a verdadeira luz... luz que expulsa as trevas... luz que consola... luz que fortalece.

Ela é de Cristo, é sua ESCRAVA, e ninguém ocupará o seu coração além d’Ele.

Santa Maria Madalena não chama o mundo a quem serviu durante muitos anos de senhor, e nenhum daqueles senhores com quem se prostituiu; mas sim, chama a Cristo Jesus de Senhor... Senhor a quem serve com alegria e amor... Senhor a quem ama apaixonadamente.

Ela viveu muitos anos na amargura e na tristeza; agora encontrou o Senhor onde sua alma descansa... encontrou o Eterno onde sua alma imortal repousa... não quer mais saber das trevas nem das coisas criadas; ela, agora, não é mais escrava do pecado, mas sim, ESCRAVA do Deus Eterno... da Alegria Infinita... da verdadeira paz. O príncipe das trevas não encontra mais lugar em seu coração, mas somente o príncipe da paz (Is 9, 5).

Feliz Maria Madalena que pisou no que passa e se agarrou no Eterno; que virou o rosto para as trevas e escancarou o coração para a luz; que abandonou os senhores da terra para seguir fielmente o Senhor do céu... que deixou o limitado para seguir o Altíssimo... que desprezou o fraco para servir o Todo-poderoso... que lançou fora o prazer para se unir à verdadeira Alegria... que disse não à feiúra desse mundo para mergulhar na Formosura.

Maria Madalena é a ESCRAVA de Cristo Jesus... está presa pelas algemas de seu amor e fechada na prisão de seu Misericordioso Coração... é sua ESCRAVA, ESCRAVA que não deseja a liberdade porque já vive livre... livre porque serve o seu Senhor e não ao pecado... servir a Cristo é reinar, é viver a verdadeira liberdade, é andar por esse mundo com o coração no céu...

Caríssimo (a) benfeitor (a), que o nosso coração arda de amor por Cristo como ardia o coração de Santa Maria Madalena... que O busquemos continuamente chamando-O de meu Senhor... Senhor que cuida de nós, que nos dá o verdadeiro repouso, que nos consola nas dificuldades e nos prende com as algemas do seu amor.

Ele é o Senhor Infinito; por que havemos de buscar descanso nas coisas passageiras da terra? O que a terra tão pobre do seu amor nos poderá oferecer?

Ele é o Deus Bondoso; abandoná-Lo para repousar no coração do homem cheio do espinho da falsidade e do veneno do interesse é grande loucura. O que se pode encontrar no coração do homem? Somente inquietação... jamais o verdadeiro repouso.

Nosso Senhor é o Rei do universo; por que deixar um Rei tão poderoso e rico para ser escravo de um mundo tão limitado e cheio de vícios? Somente um louco e estúpido tomaria tal decisão.

Jesus Cristo é a Beleza Eterna; é grande ignorância se distanciar d’Ele para buscar a fealdade oferecida pelo mundo. O que o mundo oferece é fumaça e pó comparando com a sua beleza.

Ele é Pleníssimo; infeliz daquele que O abandona para buscar paz no vazio das criaturas.

Maria Madalena, a ESCRAVA de Jesus, recebeu “asas” d’Ele para “voar” livremente no caminho da santidade... abandonou as amarras da terra para “voar” para o cume da perfeição.

Caríssimo (a) benfeitor (a), que o ano de 2011 seja de crescimento na nossa vida espiritual... não paremos na metade do caminho... não voltemos... pelo contrário; façamos grande progresso: “Na caminhada para Deus quem não avança, sempre retrocede arrastado pela correnteza de nossa natureza corrompida” (Santo Agostinho).

Sejamos ESCRAVOS do bem... ESCRAVOS de Cristo Jesus: “Servi ao Senhor com toda a humildade...” (At 20, 19).

Eu te abençôo e te guardo no Santíssimo Coração de Nosso Senhor.

 

Agradecido,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Obs: Leia e medite demoradamente essas passagens bíblicas: Levítico 19, 2; Mateus 5, 48; 1 Tessalonicenses 4, 3.7; Hebreus 10, 26-39; Hebreus 13, 14.

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Circular nº 27 - 01/02/2011”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_27.htm

 

  Outras circulares