Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 55 – 03-06-2022

 

Aos benfeitores do nosso Instituto!

 

Caríssimos benfeitores, sejamos sempre otimistas… não deixemos que a “fumaça” venenosa do pessimismo entre no nosso coração. Olhemos sempre para Jesus que disse: “Eu estarei sempre convosco” (Mt 28, 28).

 

Com a ajuda do alto podemos tudo! “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13). Apoiados em Deus, nosso Criador, enfrentamos todas as dificuldades que surgem pelo caminho… sem recuarmos. O otimismo nos empurra para frente… “grita” aos nossos ouvidos que apoiados em Deus venceremos: “O otimismo do cristão não se baseia na ausência de dificuldades, de resistência e de erros pessoais, mas em Deus… Com Deus, podemos tudo; vencemos… mesmo quando aparentemente fracassamos” (Pe. Francisco Fernández-Carvajal).

As pessoas pessimistas colecionam fracassos; mas as pessoas otimistas cantam vitórias e correm pelo caminho do sucesso e do progresso. Não deixam de caminhar pelo caminho da luz por causa das opiniões de pessoas fracassadas, invejosas e medíocres. Os fracassados e derrotados “uivam” ao nosso redor tentando atrapalhar o nosso progresso; diante da insistência deles é preciso agarrar nas mãos poderosas de Deus e repetir as palavras de Santa Teresa de Jesus: “Teresa sozinha não pode nada… Teresa e Deus podem tudo” (A. Ruiz, Anedotas teresianas).

O otimista não luta por lutar; mas sim, luta para vencer. Ele não se inclina diante das provações, dificuldades e obstáculos que surgem pelo caminho… nunca se dá por vencido, porque não conta com as próprias forças… mas conta com o poder de Deus que o sustenta sempre. O otimista aproveita cada oportunidade para crescer; enquanto que o pessimista lança as oportunidades por terra e se abraça com a pusilanimidade.

O otimista não se apavora, não treme e não se desespera diante das dificuldades da vida. Ele olha para as provações com esperança de vencê-las… confia no poder de Deus e não se entrega ao desânimo.

Os seguidores de Jesus Cristo, Deus Bendito, não pactuam com o pessimismo; mas sim, são otimistas e batalham pela vitória.

Milhões de pessoas se fazem de coitadinhas para fugirem das provações de cada dia… se colocam como inválidas para não remarem contra a maré. Deus quer que sejamos otimistas, fortes e intrépidos! Deus não nos criou para a “poltronice”, para o monturo… para a cadeira de descanso: “É muito cômodo dizer ‘Não presto; não me corre bem – não nos corre bem – uma só coisa’. – Além de que não é verdade, esse pessimismo encobre uma poltronice muito grande… Há coisas que fazes bem, e coisas que fazes mal. Enche-te de contentamento e de esperança pelas primeiras; e enfrenta – sem desalento – as segundas, para retificar: e correrão bem” (São Josemaría Escrivá, Sulco 68).

Quando surgirem dificuldades pelo caminho, olhemos para Deus e imploremos com humildade a sua força e proteção. Tranquemos a “porta” do coração para o pessimismo! Deus não abandona aquele que luta… que se esforça todos os dias para subir a “montanha” da provação: “A graça de Deus não te falta. Portanto, se correspondes, deves sentir-te seguro. O triunfo depende de ti: a tua fortaleza e o teu ímpeto – unidos a essa graça – são razão mais que suficiente para dar-te o otimismo de quem tem por certa a vitória” (São Josemaría Escrivá, Sulco 80).

O otimista enxerga o sol mesmo em dias de tempestades! Não deixa de brilhar por causa da “poeira” e da “fumaça” lançadas pelas pessoas invejosas e maldosas. Devemos cultivar a “árvore” do otimismo no nosso coração… ele deve ser uma terra boa.

Feliz da pessoa que se apoia em Deus nos momentos difíceis! Com a proteção do Senhor escalaremos as mais altas “montanhas”: “Descarrega teu fardo em Deus e ele cuidará de ti; ele jamais permitirá que o justo tropece” (Sl 55, 23).

Cada pessoa tem problemas para resolver… pequenos e grandes! É impossível alguém vencer as provações sem luta… e luta contínua… trazendo sempre no coração o otimismo dos amigos de Deus: “Não te ordenei: Sê firme e corajoso? Não temas e não te apavores, porque o Senhor teu Deus está contigo por onde quer que andes” (Js 1, 9).

O otimista não empurra o “caminhão” de problemas; mas sim, resolve-os… mesmo que tenha de suar sangue. Ele não reclama da vida; mas vive-a intensamente. Não se desespera diante do “fogo” das dificuldades; mas usa da “água” fria da paciência para resolvê-las. O otimista entrega a sua vida nas mãos de Deus com grande confiança: “Entrega teu caminho a Deus, confia nele, e ele agirá e ele realizará os desejos do teu coração… Descansa em Deus e nele espera” (Sl 37, 5. 7).

Quando a cruz pesar, lembre-se que Jesus Cristo sofreu desde o ventre de Maria Santíssima.

Eu vos abençoo e vos guardo no Coração Santíssimo de Jesus Cristo.

Com respeito e gratidão,

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 55 – 03-06-2022”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_55.htm

 

  Outras circulares