Instituto Missionário dos Filhos e Filhas da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo e das Dores de Maria Santíssima

 

ASSOCIAÇÃO DE BENFEITORES SÃO JOSÉ

 

CIDADE MISSIONÁRIA DO SANTÍSSIMO CRUCIFIXO – ANÁPOLIS – GO

 

Circular n° 62 – 13-11-2023

 

Aos benfeitores do nosso Instituto!

 

Caríssimos benfeitores, nesta Circular vamos conhecer os sinais para conhecer a inveja e os remédios para combatê-la. É preciso lê-la com atenção!

Os sinais para conhecer a inveja são quatro:

O primeiro sinal é alegrar-se com o mal alheio. Quando sentimos prazer no nosso coração por qualquer insucesso ou fracasso do próximo.

O segundo sinal é entristecer-se com o bem alheio. Às vezes, podemos provar um pouco de tristeza ao constatar que a outros foram confiados cargos mais importantes que a nós.

O terceiro sinal é reprimir os louvores dados aos outros. Quando percebemos que alguém é louvado, dizemos logo: “Sim, tem belas qualidades, mas lhe falta um pouco disto… se tivesse este outro requisito, seria mais perfeito”. Temos o gosto de tirar alguma coisa. Não podendo negar o louvor, fazemo-lo com avareza, com reserva; enfim, procuramos deprimir a pessoa elogiada com algum atenuante. Quanta maldade em tudo isso! E acontece com frequência.

O quarto sinal é detrair do próximo. É o espírito de detração, motivado pela inveja do bem alheio. Não é sempre que difamamos abertamente, mas de maneira velada.

Os remédios para combater a inveja são sete:

O primeiro remédio é sempre a oração. Pedir a Nosso Senhor que nos faça conhecer que somos invejosos e nos dê a graça de vencer-nos.

O segundo remédio é examinar-nos sobre a inveja especialmente na confissão, arrepender-nos e fazer o propósito de usar os meios práticos para nos emendar.

O terceiro remédio, segundo São Bernardo de Claraval, é considerar a inutilidade da inveja. Realmente, é uma tolice invejar os outros. Quem tem, tem; e não lho podemos tirar. Em todo o caso, podemos pedir a Deus que conceda também a nós todas as boas qualidades que descobrimos no próximo.

O quarto remédio é considerar os prejuízos que a inveja causa à alma e ao corpo. A inveja é uma tristeza, uma melancolia e uma espécie de doença de coração: “A inveja não traz nenhum proveito à alma e ao corpo, mas muitos prejuízos” (São Bernardo de Claraval).

O quinto remédio é abater o orgulho, mãe da inveja. Um Padre da Igreja exclama: “Sufoca a mãe e não terás a filha!” Destruindo a causa, destruímos também o efeito. O humilde coloca-se debaixo dos pés de todos e não é invejoso.

O sexto remédio é alegrar-nos com o bem que Deus concedeu a outros, como se fosse nosso. Se não somos capazes de fazer o bem, devemos ao menos alegrar-nos de que haja alguém para suprir as nossas imperfeições e de atrair as bênçãos de Deus.

O sétimo remédio consiste em “desejar e pedir para os outros o bem que desejamos para nós, e mais copioso ainda” (São Bernardo de Claraval).

Que o Deus Eterno e Poderoso expulse do nosso coração a inveja.

Guardo os benfeitores e familiares nos Corações de Jesus e Maria Santíssima.

Com respeito e gratidão,

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP (C)

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP(C).

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP(C). “Circular nº 62 – 13-11-2023”.

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/circulares/benfeitores/circulares_03_62.htm

 

  Outras circulares