O "CARA" LÁ DE CIMA?

(Os 12, 5)

 

"Senhor é o seu nome".

 

 

Hoje, infelizmente, muitos cantores, artistas e outros ídolos de pano, dirigem-se a Deus, como se Nosso Senhor fosse um animal irracional, chamando-O de CARA: o "CARA" lá de cima.

O "CARA" lá de cima? Será que existe uma expressão mais desrespeitosa e repugnante do que essa para se referir a Deus? Será que esses infelizes sabem o que significa a palavra CARA?

O Dicionário Michaelis define CARA da seguinte maneira: s.f. 1. Parte anterior da cabeça; rosto, face. 2. Expressão do rosto; fisionomia, semblante. 3. Audácia, atrevimento, ousadia. 4. Face da moeda, oposta à coroa, geralmente com uma efígie. S. m. Gíria: Tratamento INCIVIL que se dá a uma pessoa; indivíduo.

Quem usa da gíria para chamar Deus de CARA, só pode ser uma pessoa baixa e leviana, por mais que seja aclamada de "rainha" ou "rei": "Gíria s.f. 1. Linguagem especial usada por certos grupos sociais pertencentes a uma classe ou a uma profissão. 2. Linguagem usada pelos gatunos, malandros e outras pessoas de hábitos duvidosos" (Dicionário Michaelis).

Chamar alguém de CARA é tratá-lo com INCIVILIDADE.

INCIVIL significa descortês e grosseiro.

Será que essas pessoas atrevidas, insolentes e petulantes gostariam de ser chamadas de CARA? Teriam, elas, a coragem de chamar os seus pais, patrões, autoridades civis, etc., de CARA? Claro que não!

Esses são tratados com respeito: Senhores, Digníssimos, Ilustríssimos, Meretíssimos, etc; enquanto que o Deus todo-poderoso, criador do céu e da terra é chamado de CARA. Quanta maldade! Quanto atrevimento! Quanta petulância! Quanta arrogância! Quanto satanismo!

Jamais permitamos que Deus, Nosso Senhor, seja chamado de CARA.

 

 

NOMES de Deus:

 

  1. Adonai: "Por respeito à santidade de Deus, o povo de Israel não pronuncia seu nome. Na leitura da Sagrada Escritura, o nome revelado é substituído pelo título divino 'Senhor' ('Adonai', em grego 'Kýrios'). É com esse título que será aclamada a divindade de Jesus: 'Jesus é Senhor" (Catecismo da Igreja Católica, 209).

  2. YHWH: "Ao revelar seu nome misterioso de Iahweh, 'Eu sou Aquele que é' ou 'Eu sou Aquele que sou' ou também 'Eu sou Quem sou', Deus declara quem Ele é e com que nome se deve chamá-lo. Esse nome divino é misterioso como Deus é mistério. Ele é ao mesmo tempo um nome revelado e como que a recusa de um nome, e é por isso mesmo que exprime da melhor forma a realidade de Deus como ele é, infinitamente acima de tudo o que podemos compreender ou dizer: ele é o 'Deus escondido' (Is 45, 15), seu nome é inefável (Cf. Jz 13, 18), e ele é o Deus que se faz próximo dos homens" (Catecismo da Igreja Católica, 206).

 

NOMES de Cristo:

 

  1. Advogado: "... nosso advogado junto do Pai" (1Jo 2, 1).

  2. Amém: "Assim fala o Amém" (Ap 3, 14).

  3. Anunciador do Reino: "O Reino dos céus foi inaugurado na terra por Cristo. 'Manifesta-se lucidamente aos homens na palavra, nas obras e na presença de Cristo. A Igreja é o germe e o começo deste Reino. Suas chaves são confiadas a Pedro" (Catecismo da Igreja Católica, 567).

  4. Cabeça do povo de Deus. Cabeça do corpo: "As imagens tiradas do Antigo Testamento constituem variações de uma idéia de fundo, a do 'Povo de Deus'. No Novo Testamento, todas essas imagens encontram um novo centro pelo fato de Cristo tornar-se 'a Cabeça' deste povo, que é, então, seu Corpo" (Catecismo da Igreja Católica, 753).

  5. Caminho para o Pai: "O coração assim decidido a se converter aprende a orar na fé. A fé é uma adesão filial a Deus, acima daquilo que sentimos e compreendemos. Tornou-se possível porque o Filho bem-amado nos abre as portas para o Pai. Este pode pedir-nos que 'procuremos' e 'batamos', uma vez que Ele mesmo é a porta e o caminho" (Catecismo da Igreja Católica, 2609).

  6. Centro da Escritura: "Pois, por mais diferentes que sejam os livros que a compõem, a Escritura é una em razão da unidade do projeto de Deus, do qual Cristo Jesus é o centro e o coração, aberto depois de sua Páscoa" (Catecismo da Igreja Católica, 112).

  7. Centro da vida cristã: "Cristo é o centro de toda a vida cristã. O vínculo com Ele está em primeiro lugar, na frente de todos os outros vínculos, familiares ou sociais" (Catecismo da Igreja Católica, 1618).

  8. Centro do mundo angélico: "Quando o Filho do homem vier em sua glória com todos os seus anjos..." (Mt 25, 31).

  9. Coração da catequese: "No centro da catequese encontramos essencial-mente uma Pessoa, a de Jesus de Nazaré, Filho único do Pai..." (Catecismo da Igreja Católica, 426).

  10. Cordeiro de Deus: "Eis o cordeiro de Deus" (Jo 1, 29).

  11. Cristo: "Cristo vem da tradução grega do termo hebraico 'Messias', que quer dizer 'ungido'. Só se torna o nome próprio de Jesus porque este leva à perfeição a missão divina que significa" (Catecismo da Igreja Católica, 436).

  12. Enviado por Deus: "Quando, porém, chegou a plenitude do tempo, enviou Deus seu Filho, nascido de uma mulher, nascido sob a Lei, para remir os que estavam sob a Lei, a fim de que recebêssemos a adoção filial" (Gl 4, 4-5).

  13. Exemplo - modelo: "Por sua submissão a Maria e José, assim como por seu humilde trabalho durante longos anos em Nazaré, Jesus nos dá o exemplo da santidade na vida cotidiana da família e do trabalho" (Catecismo da Igreja Católica, 564), e: "O Bom Pastor será o modelo e a 'forma' do múnus pastoral do bispo" (Catecismo da Igreja Católica, 896).

  14. Filho de Davi: "Numerosos judeus e até certos pagãos que compartilhavam a esperança deles reconheceram em Jesus os traços fundamentais do 'Filho de Davi' messiânico, prometido por Deus a Israel" (Catecismo da Igreja Católica, 439).

  15. Filho de Deus: "Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo" (Mt 16, 16).

  16. Filho do Homem: "O Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar sua vida em resgate pela multidão" (Mt 20, 28).

  17. Fim da Lei: "Porque a finalidade da lei é Cristo, para a justificação de todo o que crê" (Rm 10, 4).

  18. Fonte da esperança: "A esperança cristã se manifesta desde o início da pregação de Jesus no anúncio das bem-aventuranças" (Catecismo da Igreja Católica, 1820).

  19. Fonte da graça: "Cristo é a fonte desta graça" (Catecismo da Igreja Católica, 1642).

  20. Fonte da pregação e da evangelização: Deus "quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade" (1 Tm 2, 4).

  21. Intercessor, mediador, caminho para Deus: "Muitas vezes e de modos diversos falou Deus, outrora, aos pais pelos profetas; agora, nestes dias que são os últimos, falou-nos por meio do Filho" (Hb 1, 1-2).

  22. Jesus: "Jesus quer dizer, em hebraico, 'Deus salva" (Catecismo da Igreja Católica, 430).

  23. Juiz: "Cada homem, em sua alma imortal, recebe sua retribuição eterna a partir de sua morte, em um Juízo Particular feito por Cristo, juiz dos vivos e dos mortos" (Catecismo da Igreja Católica, 430).

  24. Libertador do homem do pecado: "Onde avultou o pecado, a graça superabundou" (Rm 5, 20).

  25. Luz dos povos, dos homens: "Em Cristo, os batizados são 'a luz do mundo" (Catecismo da Igreja Católica, 1243).

  26. Mediador verdadeiro e único: "O Mediador único, Cristo, constituiu e incessantemente sustenta aqui na terra sua santa Igreja, comunidade de fé, esperança e caridade, como um 'todo' visível pelo qual difunde a verdade e a graça a todos" (Catecismo da Igreja Católica, 771).

  27. Médico das almas e dos corpos: "O senhor Jesus Cristo, médico de nossas almas e de nossos corpos..." (Catecismo da Igreja Católica, 1421).

  28. Messias: "Atestam que Jesus é o Messias anunciado" (Catecismo da Igreja Católica, 547).

  29. Mestre de oração: "Estando em certo lugar, orando, ao terminar, um de seus discípulos pediu-lhe: Senhor, ensina-nos a orar" (Lc 11, 1).

  30. Mestre que ensina: "Toda a vida de Cristo foi um contínuo ensinamento" (Catecismo da Igreja Católica, 561).

  31. Mistério da salvação: "Cristo mesmo é o mistério da salvação" (Catecismo da Igreja Católica, 774).

  32. Modelo de amor: "Cristo morreu por nosso amor" (Rm 5, 10).

  33. Modelo de pureza: "Cristo é o modelo da castidade" (Catecismo da Igreja Católica, 2394).

  34. Nossa paz: "Príncipe da paz" (Is 9, 5).

  35. Novo Adão: "... pois ele é o Novo Adão" (Catecismo da Igreja Católica, 504).

  36. Palavra única da Sagrada Escritura: "Por meio de todas as palavras da Sagrada Escritura, Deus pronuncia uma só Palavra, seu Verbo único, no qual se expressa por inteiro" (Catecismo da Igreja Católica, 102).

  37. Pão da vida: "Cristo designa-se como o pão da vida, descido do Céu" (Catecismo da Igreja Católica, 1338).

  38. Pastor dos homens: "Ele é também a grei, da qual o próprio Deus pronunciou que seria o pastor" (Catecismo da Igreja Católica, 754).

  39. Primogênito da humanidade: "O primogênito entre muitos irmãos" (Rm 8, 29).

  40. Profeta: "Jesus Cristo é aquele que o Pai ungiu com o Espírito Santo e o constituiu 'Sacerdote, Profeta e Rei" (Catecismo da Igreja Católica, 783).

  41. Realização da vontade do Pai: "Eis-me aqui, eu vim, ó Deus, para fazer a tua vontade" (Hb 10, 7).

  42. Realização das Escrituras: "Todas as escrituras (a Lei, os Profetas e os Salmos) se realizam em Cristo" (Catecismo da Igreja Católica, 2763).

  43. Reconciliação de Deus com o mundo: "Ora, é no Cristo que o céu e a terra são reconciliados" (Catecismo da Igreja Católica, 2795).

  44. Redentor: "Veio dar a sua vida em resgate por muitos" (Mt 20, 28).

  45. Rei: "Cristo, Rei e Senhor do universo" (Catecismo da Igreja Católica, 786).

  46. Ressurreição e vida: "Eu sou a ressurreição e a vida" (Jo 11, 25).

  47. Revelação de Deus: "Crede em Deus, crede também em mim" (Jo 14, 1).

  48. Revelação do Pai: "Ao enviar, na plenitude dos tempos, seu Filho único e o Espírito de Amor, Deus revela seu segredo mais íntimo" (Catecismo da Igreja Católica, 221).

  49. Sacerdote: "Jesus Cristo é aquele que o Pai ungiu com o Espírito Santo e o constituiu 'Sacerdote, Profeta e Rei" (Catecismo da Igreja Católica, 783).

  50. Salvador: "Tu o chamarás com o nome de Jesus, pois ele salvará seu povo de seus pecados" (Mt 1, 21).

  51. Santificação dos homens: "... sois em Cristo Jesus, que se tornou para nós santificação" (1 Cor 1, 30).

  52. Senhor: "Confessar que Jesus é Senhor é o específico da fé cristã" (Catecismo da Igreja Católica, 202).

  53. Servo: "... Jesus é ao mesmo tempo o Servo Sofredor" (Catecismo da Igreja Católica, 608).

  54. Templo de Deus: "Cristo é o verdadeiro templo de Deus" (Catecismo da Igreja Católica, 1197).

  55. Ungido: "Deus o ungiu com o Espírito Santo e o poder" (At 10, 38).

  56. Verbo: "No início estava junto de Deus" (Jo 1, 1).

  57. Verdade: "É a verdade" (Jo 14, 6).

  58. Vida: "É a vida" (Jo 14, 6).

  59. Videira: "Eu sou a videira" (Jo 15, 5).

  60. Vivente: "Estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos" (Ap 1, 18).

 

NOMES do Espírito Santo:

 

  1. Consolador: "... mas esse mesmo Espírito, que revela o pecado, é o Consolador" (Catecismo da Igreja Católica, 1433).

  2. Espírito criador: "Tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele é antes de tudo e tudo nele subsiste" (Cl 1, 16-17).

  3. Espírito de verdade: "... e conduz à verdade plena" (Jo 16, 13).

  4. Espírito Santo, nome próprio: "Espírito Santo, este é o nome próprio daquele que adoramos e glorificamos com o Pai e o Filho" (Catecismo da Igreja Católica, 691).

  5. Fonte de bondade: "O Espírito criador, a fonte de todo bem" (Catecismo da Igreja Católica, 291).

  6. Paráclito: "Jesus o denomina o Paráclito" (Catecismo da Igreja Católica, 292).

  7. Vivificador: "Ele é o doador da vida" (Catecismo da Igreja Católica, 291).

Católico, observe-se que CARA não consta na relação dos NOMES de Deus.

Que o Senhor Deus tenha misericórdia desses atrevidos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 24 de maio de 2007

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "O 'cara' lá de cima?"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0019.htm