LIÇÃO DE HUMILDADE

(Lc 14, 1. 7-14)

 

"1 Certo sábado, ele entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para tomar uma refeição, e eles o espiavam. 7 Em seguida contou uma parábola aos convidados, ao notar como eles escolhiam os primeiros lugares. Disse-lhes: 8 'Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te coloques no primeiro lugar; não aconteça que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado por ele, 9 e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer: 'Cede-lhe o lugar'. Deverás, então, todo envergonhado, ocupar o último lugar. 10 Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar, de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: 'Amigo, vem mais para cima'. E isso será para ti uma glória em presença de todos os convivas. 11 Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado'. 12 Em seguida disse àquele que o convidara: 'Ao dares um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez e te retribuam do mesmo modo. 13 Pelo contrário, quando deres uma festa, chama pobres, estropiados, coxos, cegos; 14 feliz serás, então, porque eles não têm com que te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos".

 

 

Em Lc 14, 1. 7-11 diz: "Certo sábado, ele entrou na casa de um dos chefes dos fariseus para tomar uma refeição, e eles o espiavam. Em seguida contou uma parábola aos convidados, ao notar como eles escolhiam os primeiros lugares. Disse-lhes: 'Quando alguém te convidar para uma festa de casamento, não te coloques no primeiro lugar; não aconteça que alguém mais digno do que tu tenha sido convidado por ele, e quem convidou a ti e a ele venha a te dizer: 'Cede-lhe o lugar'. Deverás, então, todo envergonhado, ocupar o último lugar. Pelo contrário, quando fores convidado, ocupa o último lugar, de modo que, ao chegar quem te convidou, te diga: 'Amigo, vem mais para cima'. E isso será para ti uma glória em presença de todos os convivas. Pois todo aquele que se exalta será humilhado, e quem se humilha será exaltado".

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena comenta: "Cena ridícula, desagradável, entretanto, sempre real. Poderá um lugar tornar o homem maior ou melhor? Entretanto, leva-o sua mesquinhez a disfarçar sua insignificância com a dignidade do lugar. Além do mais, expõe-se facilmente a humilhações, pois, antes ou depois, sempre haverá quem lhe lance em rosto a pretensão. É o que ensina Jesus ao dizer: 'Quando fores convidado. vai sentar-te no último lugar. Porque todo aquele que se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado'. Pode parecer coisa tão elementar! Contudo, a vida de muitos, mesmo cristãos, se reduz, mais ou menos, a corridas aos primeiros lugares! Nem faltam motivos de justificação: em nome de maior bem, do apostolado, e até da glória de Deus! Mas quem tem coragem de se examinar a fundo descobre ser tudo vaidade" (Intimidade Divina, 293).

A humildade é tão necessária para a salvação que Jesus aproveita qualquer circunstância para a pôr em relevo. Aqui serve-se das atitudes que observa entre os assistentes àquele banquete para insistir de novo que no banquete celeste é Deus quem nos designa o lugar: "A consciência da grandeza da dignidade humana - de um modo eminente e inefável, pois fomos, pela ação da graça, constituídos filhos de Deus - é no cristão uma só coisa com a humildade, visto que não são as nossas forças que nos salvam e nos dão a vida, mas o favor divino. É uma verdade que nunca se pode esquecer" (São Josemaría Escrivá, Cristo que passa, n° 133).

Dom Duarte Leopoldo escreve: "Jesus se dirige aos presentes, na intenção de lhes dar uma lição de humildade e de procedimento cristão. Todavia, sempre delicado e prudente, não diz - quando fores convidado a uma refeição - porque a alusão seria por demais transparente, e iria direta ao dono da casa. Não se sabia então o que era a humildade. Jesus mostra aos fariseus as humilhações do orgulho e as vantagens da humildade. No céu, como na terra, os humildes terão sempre o primeiro lugar. Os verdadeiros humildes não se enganam sobre o sentido desta parábola. Chamados ao primeiro lugar no banquete que Deus dá aos seus futuros eleitos, no grande vestíbulo da Igreja, eles vão, de si mesmos, colocar-se no último, onde se acham mais à vontade para cuidar da sua salvação eterna. À hora da morte, virá então dizer-lhe o Pai de família - 'Amigo, assenta-te mais para cima".

São Gregório Magno escreve que isso acontece até entre os membros do clero: "Não passam assim as coisas, até mesmo entre os membros do clero, que querem ser chamados doutores e procuram avidamente os primeiros lugares e os cumprimentos?" (Pastoral., p. I, c. I, P. L., LXXVII, 14). Que coisa mais vergonhosa e ridícula!

Em Lc 14, 12-14 diz: "Em seguida disse àquele que o convidara: 'Ao dares um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez e te retribuam do mesmo modo. Pelo contrário, quando deres uma festa, chama pobres, estropiados, coxos, cegos; feliz serás, então, porque eles não têm com que te retribuir. Serás, porém, recompensado na ressurreição dos justos".

Jesus dá aqui outra lição ao que o convidara: "Ao dares um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem os vizinhos ricos; para que não te convidem por sua vez e te retribuam do mesmo modo".

O Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena escreve: "Inverte Jesus, de todo, a mentalidade corrente. O mundo reserva seus convites para as pessoas que o honram pela dignidade ou das quais pode esperar vantagens: conduta inspirada por vaidade e egoísmo. De maneira oposta há de proceder o discípulo de Cristo: convidar 'pobres, entrevados, coxos e cegos', isto é, gente necessitada de auxílio e incapaz de 'recompensar'. E assim poderá considerar-se não só honrado, mas 'bem-aventurado', porque receberá 'a recompensa na ressurreição dos justos'. Impossível mudarmos a tal ponto nossa mentalidade, a menos que estejamos profundamente convictos de que quaisquer valores terrenos só o são na exata medida em que se ordenam aos eternos! Pois a vida na terra não passa de peregrinação para 'a cidade do Deus vivo, a Jerusalém celestial' onde os justos - os humildes, os caridosos - 'estão inscritos' (Hb 12, 22-23)", e: "O cristão move-se no mundo como uma pessoa corrente; mas o fundamento do convívio com os seus semelhantes não pode ser nem a recompensa humana nem a vanglória; deve buscar, antes de mais, a glória de Deus, sem pretender outra recompensa que a do Céu (cfr Lc 6, 32-34)" (Edições Theologica), e também: "Estas palavras parecem dirigir-se diretamente ao dono da casa. Não era Jesus e seus discípulos desses pobres a quem se referia? Pois bem: '. terás a tua recompensa na ressurreição dos justos'. O conselho que se encerra nestas palavras de Jesus, não se deve tomar precisamente ao pé da letra. Muitos santos o praticaram, é certo, convidando os pobres à sua mesa, refletindo sem dúvida que, onde há lugar para regalo dos ricos, deve também haver caridade para os pobres. Todavia, colocar os pobres à nossa mesa, será acanhá-los talvez em demasia e tirar-lhes a necessária liberdade na refeição; seria mesmo envergonhá-los. O essencial é que eles recebam a nossa caridade, e que tenhamos outra esperança de recompensa além da que nos promete o Salvador para o dia da ressurreição dos justos" (Dom Duarte Leopoldo).

Sejamos católicos sinceros e desinteressados. Façamos o bem a todos sem esperar nada em troca, pratiquemos o bem por amor a Cristo Jesus que tudo vê e que recompensa os justos.

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 31 de agosto de 2007

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Lição de humildade"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0071.htm