GUARDAI-VOS DOS FALSOS PROFETAS

(Mt 7, 15)

 

 

"Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos ferozes".

 

 

Edições Theologica comenta: "No Antigo testamento alude-se com frequência aos 'falsos profetas'; é célebre a passagem de Jeremias 23, 9-40. Denuncia-se ali a impiedade desses profetas que 'profetizam por Baal e fazem errar o Meu povo Israel'; que 'vos estão a enganar, vos contam as suas próprias fantasias, não coisa da boca de Deus... Eu não enviei esses profetas e eles foram. Não lhes falei, e eles profetizaram'; que 'desencaminham o Meu povo com as suas mentiras e as suas jactâncias, sendo verdade que Eu não os enviei, nem lhes dei missão alguma, nem fizeram ao Meu povo bem algum".

Na vida da Igreja a figura dos falsos profetas, de que fala Jesus, foi entendida pelos Santos Padres referindo-a aos hereges, que, embora se revistam de um hábito exterior de piedade, todavia o seu coração não tem os sentimentos de Cristo, e eles enganam os que não os conhecem: "O fruto por onde se conhece o homem é a confissão de sua fé. O que, segundo Deus, emite a voz de humildade e da verdadeira confissão, este é uma ovelha. Mas o que, pelo contrário, blasfema contra Deus, é um lobo" (Pseudo-Crisóstomo, Opus Imperfectum in Matthaeum, hom. 19), e:  "Assim, pois, o que se disse aqui dos falsos profetas (que oferecem uma coisa em seu trato e em suas palavras, e demonstram outra em suas obras), deve entender-se especialmente dos hereges, que parece cobrir-se com a castidade e o jejum como com uma veste de piedade, mas que interiormente possuem suas almas envenenadas, e enganam os corações de seus irmãos simples" (São Jerônimo).

Como distinguir os falsos profetas dos verdadeiros? Pelos frutos. As coisas de Deus têm um sabor especial, feito de retidão natural e de inspiração divina: "O que verdadeiramente fala das coisas de Deus semeia fé, esperança, caridade, paz, compreensão; pelo contrário, o falso profeta na Igreja de Deus é o que com a sua pregação e o seu comportamento ou atuação, semeia divisão, ódio, ressentimento, orgulho, sensualidade (cfr Gl 5, 16-25). Mas o fruto mais característico do falso profeta é afastar o povo de Deus do Magistério da Igreja, através do qual ressoa no mundo a doutrina de Cristo. O fim destes enganadores está também assinalado pelo Senhor: a perdição eterna" (Edições Theologica).

Falso profeta, é o sacerdote que para agradar o povo  esconde do mesmo parte da Doutrina Católica (morte, juízo, inferno e paraíso), deixando os fiéis viverem na ignorância: "A Igreja não pode omitir, sem grave mutilação da sua mensagem essencial, uma catequese constante sobre o que a linguagem cristã tradicional designa como os quatro últimos fins do homem: Morte, Juízo, Inferno e Paraíso" (João Paulo II, Exortação Apostólica Reconciliação e Penitência, 02-12-1984).

Falso profeta, é o sacerdote que prega de uma maneira errada e melosa sobre a  misericórdia de Deus, levando o povo a viver tranquilamente no pecado mortal: "Há uma grande propensão nas almas mundanas para recordar a Misericórdia do Senhor. - E assim se animam a continuar em seus desvarios. É verdade que Deus Nosso Senhor é infinitamente misericordioso, mas também é infinitamente justo. E há um julgamento, e Ele é o Juiz" (São Josemaría Escrivá, Caminho, 747), e: "Não merece a misericórdia de Deus, aquele que se serve da mesma para ofendê-lo" (Santo Afonso Maria de Ligório), e também: "Desgraçado daquele que abusa da bondade de Deus para ofendê-lo mais!" (Idem).

Falso profeta, é o sacerdote que distorce a Doutrina Católica com a intenção de se tornar agradável aos olhos dos fiéis; esse causa um terrível prejuízo às almas imortais: "Para ser autêntica, a palavra deve ser transmitida 'sem duplicidade e sem nenhuma falsificação, mas manifestando com franqueza a verdade diante de Deus' (2 Cor 4, 2). O presbítero, com uma maturidade responsável, evitará disfarçar, reduzir, distorcer ou diluir o conteúdo da mensagem divina. Com efeito, a sua missão 'não é de ensinar uma sabedoria própria, mas sim de ensinar a palavra de Deus e de convidar insistentemente a todos à conversão e à santidade" (Diretório para o ministério e a vida do presbítero, 45).

Falso profeta, é o sacerdote que promove bailes, forrós, bebedeiras... colocando os fiéis nas garras do mundo inimigo de Deus e das almas imortais: "Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus", e: "Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai" (1 Jo 2, 15), e também: "Se o mundo odeia o cristão, porque tu o amas, a ele que te aborrece, e não preferes seguir a Cristo que te remiu e te ama?" (São Cipriano).

Falso profeta, é o sacerdote que covardemente critica a porta estreita e direciona os fiéis para o caminho largo que conduz ao inferno: "Entrai pela porta estreita, porque largo e espaçoso é o caminho que conduz à perdição. E muitos são os que entram por ele. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho que conduz à Vida. E poucos são os que o encontram" (Mt 7, 13-14), e: "O cristão que se poupa, que calcula para dar a Deus o mínimo indispensável, de modo a não lhe ser traidor, que vive procurando antes fugir da cruz que carregá-la, antes defender-se que renunciar-se, antes salvar a própria vida que sacrificá-la, não é discípulo de Cristo. Se não nos é dado testemunhar nosso amor e nossa fé com o martírio do sangue, devemos, todavia, testemunhá-los abraçando com generoso coração todos os deveres que o seguimento de Cristo impõe, sem recuar perante o sacrifício" (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena), e também: "... Se em algum tempo, meu filho, alguém quiser persuadi-lo - seja ele prelado ou não - a seguir alguma doutrina de liberdades e facilidades, não lhe dê crédito nem a abrace ainda que ele a confirme com milagres. Dê, antes, preferência à penitência e ao maior desapego de todas as coisas; e não busque a Cristo sem cruz" (São João da Cruz).

Falso profeta, é o sacerdote que se preocupa somente em conseguir dinheiro dos fiéis, deixando os mesmos morrerem à mingua: "Diria talvez de si para consigo: 'Que me importa? Que façam o que quiserem; meu sustento está garantido, minha boa fama está salva: leite e lã, isto me basta; que cada um vá por onde puder" (Santo Agostinho), e: "Tua preocupação não é ganhar pessoas, mas dinheiro" (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

Falso profeta, é o sacerdote que mergulha na impureza com familiaridade com mulheres: "Ó homem abominável e infeliz! Não homem, mas animal, que entregas às meretrizes teu corpo, por mim ungido e consagrado, e que fazes coisas ainda piores!" (Santa Catarina de Sena, O Diálogo).

 

SOPÃO INSOSSO E MAL COZIDO

 

Prezado católico, você que ainda tem fé e que luta para ser fiel a Deus e à Santa Doutrina Católica, que não aceitou tomar parte no PANELÃO PAROQUIAL... já percebeu que MILHARES de PARÓQUIAS se ASSEMELHAM a um SOPÃO INSOSSO e MAL COZIDO?

Como? SOPÃO INSOSSO e MAL COZIDO? Sim! Isso mesmo!

São MILHÕES os CATÓLICOS que NÃO VIVEM NADA da DOUTRINA; esses são os "PESCOÇOS de GALO VELHO" que NÃO COZINHAM. Passam dias e dias, semanas e semanas, meses e meses, anos e anos... a vida inteira... e os MESMOS continuam DUROS e SEM SABOR... isto é, NÃO fazem PROGRESSO na VIDA ESPIRITUAL.

Você sabe o porquê de tanta DUREZA e FALTA de SABOR?

É fácil de descobrir!

É porque o COZINHEIRO, isto é, o PADRE da PARÓQUIA, mantém sempre o FOGO BAIXO.

FOGO BAIXO? Sim! FOGO BAIXO do fervor, do entusiasmo, da santidade, do desejo do progresso na vida espiritual... vive preguiçosamente... comodamente. Que desastre!

É porque o COZINHEIRO, isto é, o PADRE da PARÓQUIA, NÃO POSSUI o TEMPERO do zelo pela salvação das almas, da intimidade com Deus através de uma oração fervorosa, da penitência... o mesmo não tem na VIDA ETERNA... os seus olhos estão fixos somente nos BOLSOS dos paroquianos.

Por que esse COZINHEIRO, isto é, o PADRE, possui FOGO BAIXO e pouco TEMPERO?

Católico, você que ainda tem fé sabe o porquê?

É muito simples! MUITOS SACERDOTES nem sabem o que SIGNIFICA ser sacerdote. Estão nas paróquias PREOCUPADOS somente com o BEM-ESTAR PESSOAL e desprezam FURIOSAMENTE as almas imortais.

O ÚNICO TRABALHO desses MERCENÁRIOS é MEXER a PANELA do SOPÃO, mas sem colocar TEMPERO nem AUMENTAR o FOGO; por isso, os FIÉS "PESCOÇOS de GALO VELHO" NÃO COZINHAM. Passam anos e anos... e o COZINHEIRO vê em sua paróquia as mesmas CARAS, os mesmos NARIZES, a mesma CARNE DURA e INSOSSA... isto é, nenhum leigo fez progresso... JUSTAMENTE porque o COZINHEIRO, que é o PADRE da PARÓQUIA não PRESTA, é de última categoria. Que prejuízo para as almas!

 

PAZ POSTIÇA

 

Católico, você que ainda tem fé e acredita na vida eterna, já percebeu a PAZ POSTIÇA que existe entre o COZINHEIRO, isto é, o PADRE IRRESPONSÁVEL e os CATÓLICOS "PESCOÇOS de GALO VELHO?" A AMIZADE entre eles arranca aplausos não só de Satanás, mas do inferno inteiro. Se não mudarem de vida o mais rápido possível, serão cozidos, após a morte, no FOGO do INFERNO.

Católico, como é diferente a vida de um SACERDOTE SANTO da vida de um SACERDOTE MEDÍOCRE.

Quando São João Maria Vianney chegou em A'rs, Vila Francesa, o povo que vivia mergulhado no vício lhe disse: "Deixe-nos em paz com os nossos vícios e não lhe perturbaremos". Mas o Santo, homem zeloso e exemplar disse ao povo: "Jamais aceitarei esse tipo de acordo, vim para fazê-los mudar de vida... quero-os para o céu".

O SACERDOTE MEDÍOCRE, aquele que tem horror à santidade, que está preocupado somente com: carrões, vida cômoda, mordomias, conta bancária gorda, tilintar das moedas na hora do ofertório (terrível distração), familiaridade com leigos (quanta intimidade... resulta até em casamento)... cafezinhos pra lá, almoços pra cá... age completamente diferente de São João Maria Vianney; esse, chega na paróquia e diz ao povo: não vim para mostrar-lhes o caminho do céu, porque nem eu acredito nele; não vim para censurar os seus vícios, porque eu também sou apegado aos meus; não vim para incentivá-los na santidade, porque nem eu quero ser santo... quero sim, que vivam a vida de vocês e que me deixem viver sossegado.

Católico, que TRISTE PAZ! Que PAZ MAIS ASSASSINA! Quantas almas esta PAZ POSTIÇA já levou ao INFERNO! É contra essa FALSA PAZ que Nosso Senhor Jesus Cristo disse: "Não penseis que vim trazer paz à terra. Não vim trazer paz, mas espada. Com efeito, vim contrapor o homem ao seu pai, a filha à sua mãe e a nora à sua sogra" (Mt 10, 34 - 35).

Diante das palavras de Cristo Jesus, o que os PADRES MERCENÁRIOS dirão a Ele no dia do julgamento? Será que pensam comprar a Cristo, Deus Verdadeiro, com essa FALSA PAZ? Pobres infelizes!

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 17 de junho de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Guardai-vos dos falsos profetas"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0155.htm