VAIS BEM, MEU IRMÃO?

(2 Sm 20, 9-10)

  

“Joab perguntou a Amasa: ‘Vais bem, meu irmão?’ E, com a mão direita, segurou a barba de Amasa para o beijar. Amasa não percebeu a espada que Joab tinha na mão, e este lha cravou no abdômen, derramando-lhe as entranhas no chão. Não foi preciso dar-lhe um segundo golpe, e Amasa morreu. Joab e seu irmão Abisaí partiram em seguida perseguindo Seba, filho de Bocri”.

 

 

Joab (hebr. yô’ab, “Iahweh é pai”). Nome pessoal. Filho de Sárvia, irmã de Davi, e irmão de Abisaí e Asael (1 Cr 2, 16). É estranho que nunca seja mencionado o nome do pai de Joab.

 

Amasa (hebr. ‘amasa’, significado desconhecido). Filho de Jetra e Abigail, irmã de Davi; foi nomeado comandante do exército de Absalão depois que Joab fugiu com Davi (2 Sm 17, 25).

 

Depois da derrota de seu exército, Amasa persuadiu os homens de Judá a restaurarem sua aliança com Davi (2 Sm 19, 14). Provavelmente em troca dessa demonstração de lealdade e como punição a Joab por sua DESOBEDIÊNCIA ao matar Absalão,  Davi confirmou Amasa no comando do exército e enviou-o para SUFOCAR a revolta de Seba, filho de Bocri (2 Sm 20, 4ss). Em Gabaon, Amasa uniu-se às forças que estavam sob o comando de Abisaí, mas foi MORTO por Joab enquanto se CUMPRIMENTAVAM (2 Sm 20, 9-10).

PIB comenta: “O pérfido Joab trai com um beijo (cfr. Lc 22, 48) o seu primo, porque o rei tinha preferido a ele no cargo de general (2 Sm 19, 4). Eliminado Amasa, Joab retoma efetivamente o comando supremo do exército (vv. 11-16)”, e: “Desde o dia em que Joab teve que ceder  seu posto de general, conservou em seu coração um ódio implacável contra Amasa, alimentando o propósito de eliminá-lo à primeira ocasião propícia” (Frei Luis Arnaldich).

 

Católico, veja onde pode chegar a AÇÃO de uma pessoa FALSA; veja a LOUCURA que um FALSO pode cometer.

Joab, ex-chefe do exército de Davi, era INVEJOSO da crescente fortuna de Amasa junto ao rei. Estava perto da terra de Gabaon, e Amasa vendo vir Joab com alguns soldados, foi-lhe ao encontro. Mas Joab, que vestia uma estreita túnica, ESCONDIA na CINTURA uma ESPADA, feita de modo que pudesse, com um rápido movimento, sair fora da bainha e ferir.

Quando estavam próximos, Joab exclamou: “Vais bem, meu irmão?” E com a mão direita segurou Amasa por baixo do queixo, como para o beijar. Amasa ingenuamente deixou-se beijar, e não prestou atenção à espada que num instante, Joab puxou e lhe enfiou no lado: “... e este lha cravou no abdômen, derramando-lhe as entranhas no chão”.

 

Católico, DESLEAL como Joab, são os HOMENS ESCANDALOSOS: “Aproximam-se com o semblante e com a saudação de um amigo, de um companheiro, mas por sob as vestes têm a arma fatal para matar com crueldade a alma” (Pe. João Colombo).

TRÍPLICE é a ESPADA do ESCANDALOSO: o mau exemplo, a má palavra e o desprezo do bem.

 

1. O mau exemplo

 

Quantas pessoas as modas imorais têm arrastado para o abismo do mal!

A minissaia, roupas transparentes, colantes... são “tarrafas” usadas pelo Demônio para “pescar” muitos homens para o fogo do inferno.

A mulher que usa roupa escandalosa é discípula do Demônio, e corre grande risco de se perder eternamente: “Certamente, uma mulher que veste roupa imoral pode condenar-se. E pode condenar-se, quer pelo pecado que comete ela mesma, quer por que causa a condenação de outras pessoas”(São João Eudes)

O Pe. João Colombo escreve: “É, sobretudo, desastroso o mau exemplo dado por aqueles que, por idade, por natureza, por ofício estão colocados no alto. Se um patrão na loja blasfema, todos os operários tornam-se blasfemadores. Se um adulto se permite uma palavra, um gesto, uma ação obscena entre jovens, estes fatalmente sentir-se-ão atraídos para a lama. E, se o mau exemplo está entre as paredes domésticas, como se salvará a família? Quando os filhos aprendem dos pais a não rezar, a comer carne nos dias de abstinência, a roubar, a brigar, a embriagar-se, quem poderá depois revocá-los ao bom caminho?”

Católico, aquele que dá mau exemplo é “satélite” do Demônio; por isso, fuja dessas pessoas como se fossem serpentes venenosas: “Amas a tua salvação? Foge dos maus companheiros” (São Gabriel da Virgem Dolorosa a seu amigo Filippo Giovanetti), e: “Aqueles que querem roubar sua inocência são ladrões, é preciso afugentá-los com gritos. Quem te tentar para um pecado, é ladrão de tua alma, é assassino de tua inocência. Com o ladrão, com o assassino não se brinca; conhecendo-os como tais, em vez de entreter com eles, é preciso gritar por socorro e defender-se até o sangue” (São Bernardo de Claraval).

Assim como Joab se aproximou de Amasa com o semblante de amigo para matá-lo; muitos AMIGOS do DEMÔNIO aproximarão de você com sorrisos e palavras suaves para te matar espiritualmente. Fuji dessas “hienas” malignas, porque elas lhe causarão maior mau, bem maior do que aquele causado por Joab a Amasa.

 

2. A má palavra

 

São milhões as bocas que se assemelham a sepulcros ABERTOS e FEDORENTOS.

Muitos homens, desocupados, se reúnem nas oficinas, botecos, esquinas... e ali contam piadas imorais e cantam cantigas de duplo sentido. O que dirão eles a Deus na hora do julgamento?

Centenas de jovens, bocas imundas,  dizem palavrões em partidas de futebol, jogo de vôlei, passeios... é preciso lembrar-lhes que Deus SABE de tudo.

Milhares de senhoras, mal-educadas, se reúnem à porta das casas, nos jardins, nos clubes... para contarem os podres de suas vidas. Será que se esquecem que existe um Deus que tudo?

Dezenas de crianças, línguas soltas, nos pátios dos colégios, na rua, na própria casa... dizem palavrões e se gabam disso. É preciso lembrá-las de que as crianças também comparecerão diante do Tribunal de Deus.

Católico, mortifique a sua língua falando somente o que EDIFICA: “Eu vos digo que de toda palavra inútil, que os homens disserem, darão contas no Dia do julgamento. Pois por tuas palavras serás justificado e por tuas palavras serás condenado” (Mt 12, 36-37), e: “Não saia dos vossos lábios nenhuma palavra inconveniente, mas, na hora oportuna, a que for boa para edificação, que comunique graça aos que a ouvirem” (Ef  4, 29).

Santo Antônio Maria Claret escreve: “Deves pôr grande cuidado em mortificar a língua, para que não se desmande em palavras vãs, inúteis, de louvor próprio, maldições, blasfêmias ou outras coisas que puderem ser injuriosas a Deus, prejudiciais a ti mesmo ou ao próximo. Aquele que não peca com a língua, diz o Apóstolo São Tiago, é um varão perfeito; e Orígenes, explicando estas palavras, acrescenta que aquele que tem a feliz sorte de livrar-se dos pecados da língua, pode chamar-se verdadeiramente perfeito; e pode presumir-se que facilmente dirigirá e governará seus afetos aquele que conseguiu domar a língua. E realmente a experiência nos ensina que a língua é a universidade de maldades, e que até pessoas muito espirituais caem, pela língua, nos laços de Satanás” (Santo Antônio Maria Claret, Caminho reto e seguro para chegar ao céu).

Católico, assim como Joab se aproximou de Amasa chamando-o de irmão, muitos FALSOS COMPANHEIROS aproximarão de você com beijos e abraços para te apunhalar, não com uma espada de aço, mas sim, com a língua venenosa. Fuji dessas “serpentes” infernais.

 

3. O desprezo do bem

 

O Pe. João Colombo escreve: “Todavia, mais do que com outra coisa, escandaliza-se o próximo com o desprezo satânico da virtude. Quando Jó, empobrecido, sem filhos que o ajudassem, doente, sem mais um leito em que se acomodar, rezava continuamente e achava conforto na resignação à vontade de Deus, aquela sua mulher má, que nem sequer o tolerava em casa, ia lá escarnecê-lo: ‘Bendize a Deus, mas, enquanto isso estoura’ (Jó 2, 9)”.

Com a mesma maldade, os escandalosos procuram desprezar a virtude do próximo.

Muitos adolescentes zombam daqueles que ainda vão à Santa Missa aos domingos, dizendo-lhes que são carolas.

Milhões de moças escarnecem daquelas que usam roupas decentes, dizendo que se assemelham a beatas antipáticas.

Milhares de rapazes criticam o namoro respeitoso daqueles que temem a Deus, dizendo que são puritanos amargos.

Centenas de senhores ridicularizam aqueles que são justos em seus negócios, dizendo que esses são estúpidos e que jamais crescerão na vida.

Dezenas de senhoras xingam aquelas que são fiéis aos esposos, dizendo que essas não passam de santinhas fingidas.

Assim como Joab se aproximou de Amasa e o MATOU COVARDEMENTE,  muitos aproximarão de você para criticá-lo, para te desviar do bom caminho que leva ao céu. Fuji desses “leões” devoradores.

 

Católico, CUIDADO com essas pessoas que aproximam de você com voz de “sereia” e com “sorriso” de hiena. Muitas delas são discípulas de Joab.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 20 de agosto de 2008

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Vais bem, irmão?"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0204.htm