PARA NÃO PERECERES!

(Gn 19, 17)

 

“Enquanto o levavam para fora, ele disse: ‘Salva-te, pela tua vida! Não olhes para trás de ti nem te detenhas em nenhum lugar da Planície; foge para a montanha, para não pereceres!”

 

 

           

Raiando a aurora, os Anjos insistiram com Ló, dizendo: “Levanta-te! Toma tua mulher e tuas duas filhas que aqui se encontram, para que não pereças no castigo da cidade” (Gn 19, 15). E como ele hesitasse, os homens o tomaram pela mão, bem como sua mulher e suas duas filhas, pela piedade que Deus tinha dele. Eles o fizeram sair e o deixaram fora da cidade (Gn 19, 16).  

Em Gn 19, 17 diz: “Enquanto o levavam para fora, ele disse: ‘Salva-te, pela tua vida! Não olhes para trás de ti nem te detenhas em nenhum lugar da Planície; foge para a montanha, para não pereceres!”

 

Católico, o Anjo disse para Ló e sua família não PARAREM em nenhum lugar da PLANÍCIE (Gn 19, 17), porque, se PARASSEM, todos pereceriam.

Existe também hoje uma TERRÍVEL PLANÍCIE; aquele que PARAR ou ANDAR por ela PERECERÁ, isto é, morrerá... deixará de existir. Essa PLANÍCIE é o MUNDO, inimigo de Deus e das almas imortais.

Infeliz do católico que SE DETER na PLANÍCIE, isto é, no MUNDO; esse MORRERÁ ESPIRITUALMENTE, porque o MUNDO é um “palhaço assassino” que atrai para MATAR: “Quem não vê que o mundo é um juiz iníquo, favorável aos seus filhos, mas intransigente e severo para os filhos de Deus? Só nos pervertendo com o mundo, poderíamos viver em paz com ele, e impossível é contentar os seus caprichos” (São Francisco de Sales, Introdução à Vida Devota, Parte IV, 1).

Assim como Ló e sua família foram levados para longe da PLANÍCIE, saiamos também nós do meio desse MUNDO inimigo da LUZ e amigo das TREVAS; somente longe dele encontraremos a VERDADIRA SEGURANÇA: “Abandonemos este mundo cego... grite ele quanto quiser, como uma coruja, para inquietar os passarinhos do dia. Sejamos firmes em nossos propósitos, invariáveis em nossas resoluções e a constância mostrará que a nossa devoção é séria e sincera” (Idem).

A PLANÍCIE onde se localizavam Sodoma e Gomorra era um lugar de VÍCIOS, PECADOS, VIOLÊNCIA, DESORDEM... e o MUNDO não é diferente: “O mundo nada tem de bom, de estável. Seus bens não passam de vaidade, decepção, amargura. Suas promessas são estéreis, falsas e pérfidas. Suas honras, seus prazeres, suas amizades geram a escravidão, o pecado e a apostasia” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3), esse terrível inimigo das almas SUFOCA-AS com a “fumaça” dos VÍCIOS: “Todas as delícias e doçuras que a vontade saboreia nas coisas terrenas, comparadas aos gozos e às delícias da união divina, são suma aflição, tormento e amargura” (São João da Cruz, Subida do Monte Carmelo, Livro I, Capítulo IV, 7).

 

Católico, FUJA do MUNDO; AFASTE-SE radicalmente dessa TERRÍVEL “PLANÍCIE”.  

 

1. O mundo foi amaldiçoado por Jesus Cristo: “Ai do mundo por causa dos escândalos” (Mt 18, 7).

2. Ele está todo mergulhado no mal: “... o mundo inteiro está sob o poder do Maligno” (1 Jo 5, 19).

3.  Esse perigoso inimigo é um grande obstáculo à salvação: “O mundo, que penetra até nas famílias cristãs e ainda nas comunidades, pelas visitas que se fazem ou recebem, pelas correspondências, pela leitura dos livros ou dos jornais mundanos, é um grande obstáculo à salvação e perfeição e atiça em nós o fogo da concupiscência; seduz-nos e aterra-nos” (Adolfo Tanquerey, Compêndio de Teologia Ascética e Mística, 211, 1).

4. O mundo é um rio de imundície. Santo Anselmo, arroubado em êxtase, viu, um dia, um imenso rio que arrastava todas as imundícies da terra, de modo que nenhuma cloaca se achou mais nojenta do que aquela. Sobre as negras e espumosas águas da caudal, transportados em rapina, alvejavam muitos cadáveres de homens, rapazes, ricos, pobres, com os ventres túmidos de lodo. Tendo o Santo perguntado o que significava aquela visão, assim lhe foi respondido: “O reino é o mundo, e os afogados sãos os seus amantes”.

5. Esse mentiroso promete bens, mas dá somente os males: “Ó mundo, tu prometes todos os bens, e não dás senão males; asseguras vida, e trazes morte; anunciais alegria, e concedes amargura; ofereces flores, mas são flores desbotadas que murcharão sem deixar fruto. Ai de quem confia em ti! Feliz de quem te contesta! Ainda mais feliz de quem pode deixar-te sem trazer ferida!” (Santo Agostinho, Sermão 30).

6. “Propriamente falando, o mundo é o gado de Satanás: Satanás é o seu pastor e príncipe” (Pe. João Colombo).

7. Ele se revolta com os que fazem o bem: “Aquele que teme o mundo jamais cumprirá coisa digna de Deus: porque a obra de Deus não se pode fazer sem que o mundo se revolte!” (Santo Inácio de Loyola).

Católico, se o MUNDO é essa PLANÍCIE PERIGOSA para a sua alma, FUJA do mesmo sem OLHAR para TRÁS (Gn 19, 17) “Se o mundo odeia o cristão, por que tu o amas, a ele que te aborrece, e não preferes seguir a Cristo que te remiu e te ama?” (São Cipriano).

 

O Anjo NÃO ORDENOU que Ló e sua família ficassem ao lado da PLANÍCIE, nem em algum lugar reservado dentro da mesma; mas ORDENOU que SUBISSEM a uma MONTANHA (Gn 19, 17).

Católico, NÃO CORTE a AMIZADE com o MUNDO pela metade, com pouca vontade, mais ou menos, ficando sobre o muro, com desculpas para olhar para trás... mas seja RADICAL, isto é, SUBA a “MONTANHA”, fuja, afaste-se, pise... sobre o lixo que é PROMOVIDO pelo MUNDO inimigo de Deus e de sua alma imortal: “O mundo está condenado ao eterno choro, ao passo que os que, pelo desprezo do mundo, seguiram a Cristo, depois das lágrimas do exílio, verão a sua tristeza convertida em alegria!” (Pe. Alexandrino Monteiro).

Católico, quando Paulo, irmão de Santo Estanislau Kostka o convidava para participar das coisas do mundo, ele lhe dizia: “Eu nasci para as coisas do alto”.

Você também foi CRIADO por Deus para as coisas do alto, para VIVER na “MONTANHA”, por isso, FUJA do MUNDO.

O Anjo disse a Ló: “... foge para a montanha, para não pereceres!” (Gn 19, 17). Está claro que só é possível viver na GRAÇA SANTIFANTE, se afastando do MUNDO inimigo das VITTUDES: “Amas a tua salvação? Foge dos maus companheiros. Amas a tua salvação? Foge dos teatros: Ah! Que infelizmente é verdade, e eu o sei por experiência, como é quase impossível entrar neles com a graça de Deus e deles sair sem havê-la perdido ou posto em grande perigo! Amas a tua salvação? Foge das conversações, pois que em tais lugares tudo conjura contra a nossa alma. Foge finalmente dos maus livros, pois que é indizível o mal que eles podem fazer ao coração de todos, mas especialmente ao coração de um jovem. Dize-me: podia eu usar de mais divertimentos e de mais passatempos do que os de que usei no século? Pois bem: que me resta deles agora? A ti confesso-o: só me resta amargura” (São Gabriel da Virgem Dolorosa, Carta a seu amigo Filippo Giovannetti).

Os santos se salvaram porque VIVERAM na “MONTANHA”, longe do MUNDO; escolheram um ÚNICO AMOR. O mundo e a santidade não cabem no mesmo coração: “Ninguém pode ter na vida dois amores ao mesmo tempo. Se uma pessoa ama o mundo, não consegue amar a Deus, porque um amor se opõe muito ao outro” (Santa Catarina de Sena, Carta 155).

Católico, aquele que vive na PLANÍCIE do MUNDO recebe como recompensa: AMARGURA, TRISTEZA, VAZIO, FRUSTRAÇÃO, REVOLTA... e quem VIVE na “MONTANHA”, isto é, longe do MUNDO e PERTO de Deus, vive MERGULHADO na ALEGRIA, PAZ, SEGURANÇA... “Contigo, nada mais me agrada na terra... Quanto a mim, estar junto de Deus é o meu bem! Em Deus coloquei o meu abrigo...” (Sl 73, 25. 28), e: “Vi que a felicidade no mundo não existe, sempre seu trato me deixa um vazio que Nosso Senhor enche por completo quando estou com Ele na igreja” (Santa Teresa dos Andes, Carta 20), e também: “Estar sem Jesus é terrível inferno; estar com Jesus é doce Paraíso” (Tomás de Kempis, Imitação de Cristo, Livro II, Capítulo VIII, 2).

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 04 de setembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. "Para não pereceres!"

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0217.htm