NÃO FAREIS ALIANÇA

(Jz 2, 2)

 

“Quanto a vós, não fareis aliança com os habitantes desta terra; antes, destruireis os seus altares. No entanto, não escutastes a minha voz. Por que fizestes isso?”

 

 

 

O Anjo de Deus subiu de Guilgal a Betel e disse: Eu vos fiz subir do Egito e vos trouxe a esta terra que eu tinha prometido por juramento a vossos pais. Eu dissera: Jamais quebrarei a minha aliança convosco (Jz 2, 1). “Quanto a vós, não fareis aliança com os habitantes desta terra; antes, destruireis os seus altares. No entanto, não escutastes a minha voz. Por que fizestes isso?” (Jz 2, 2). Por isso eu digo: não expulsarei estes povos de diante de vós. Serão vossos opressores, e os seus deuses serão uma cilada para vós (Jz 2, 3). Assim que o Anjo do Senhor pronunciou essas palavras a todos os filhos de Israel, o povo começou a clamar e a chorar (Jz 2, 4). Chamaram a este lugar de Boquim, e ali ofereceram sacrifícios a Deus (Jz 2, 5).

 

O povo de Israel, LIBERTADO das GARRAS do faraó, fora PROIBIDO de fazer ALIANÇA com os habitantes de uma certa região: “Quanto a vós, não fareis aliança com os habitantes desta terra...”, antes, deveriam DESTRUIR seus ALTARES. Mas o povo de Israel NÃO OBEDECEU a Deus: “No entanto, não escutastes a minha voz. Por que fizestes isso?”

Católico, você também foi LIBERTADO, não das garras do faraó, mas sim, das GARRAS do DEMÔNIO. Cristo Jesus morreu na cruz para LIBERTÁ-LO: “Ao entregar seu Filho por nossos pecados, Deus manifesta que seu desígnio sobre nós é um desígnio de amor benevolente que antecede a qualquer mérito nosso” (Catecismo da Igreja Católica, 604), e: “Nisto consiste o amor: não fomos nós que amamos a Deus, mas foi Ele quem nos amou e enviou-nos seu Filho como vítima de expiação por nossos pecados” (1 Jo 4, 10), e também: “Deus demonstra seu amor para conosco, pelo fato de Cristo ter morrido por nós quando éramos ainda pecadores” (Rm 5, 8).

Cristo era homem... nasceu de Maria Virgem, tinha um corpo humano em tudo semelhante ao nosso, menos no pecado. Como era homem, representava a humanidade. Seu sacrifício, a paixão e morte tinham alguma coisa da natureza humana em geral porque era homem, e como homem representava a humanidade, reparando os seus crimes. A sua paixão foram os sofrimentos do seu corpo e da sua alma para consertar os estragos do pecado, o mal que havia em nossas almas. Cristo como Deus, como segunda Pessoa da Santíssima Trindade, dá aos sofrimentos do seu corpo um valor infinito, capaz de agradar a Divindade e compensar desta forma os nossos erros. Pois como segunda pessoa Divina é Deus, e tudo o que faz é divino e tem valor divino e infinito, de acordo com a necessidade da reparação de que nós precisávamos.

O pecado de Adão no paraíso, pela desobediência a Deus, roubou-lhe a amizade de Deus, isto é, a vida sobrenatural da graça santificante. Como Adão seria o pai de toda a humanidade, deveria legar a todos seus descendentes a herança dos bens e riquezas espirituais que recebera de Deus. Mas o pecado de Adão tirou-lhe tudo isto. Quando vieram os filhos, não receberam dele a natureza humana enriquecida com os bens da graça, mas tão somente a natureza humana sem a graça santificante e contaminada pelo pecado. O pecado de Adão impedia a humanidade de ir para o céu. Os sacramentos no Novo Testamento são, por disposição de Jesus Cristo, nosso Salvador, os meios providenciais para recuperarmos esta vida sobrenatural.

Se alguém, depois do pecado original, ou depois de livre dele pelo batismo, comete algum pecado mortal, agrava a sua situação. Atrai sobre si muitos males, principalmente de ordem moral. Quem morre em estado de pecado mortal perde a sua alma.

A humanidade em geral, e cada um em particular, em estado de pecado mortal, nada pode fazer por si mesmo para sair desta situação. É como alguém que caiu num poço e não pode sair de lá sem ajuda de outra pessoa que lhe jogue uma corda ou uma escada. Ou é como um doente, que, para recuperar a saúde, precisa de algum alimento conveniente, capaz de restaurar as forças ou de algum remédio que acabe com a doença.

Jesus Cristo, o Filho de Deus feito homem, foi esta pessoa que veio de fora, para trazer à criatura humana a ajuda de que precisava, e não podia encontrar em si mesma. Veio dar esse remédio que nos livra dos males da alma. Com a redenção de Jesus, a humanidade recebeu um auxílio acima das suas forças e possibilidades, o auxílio infinito de Jesus que é Deus e homem. Agora, depois da morte de Cristo, a vida sobrenatural da alma pode ser restabelecida, porque Nosso Senhor nos mereceu a libertação do pecado.

Católico, Nosso Senhor morreu na cruz para te SALVAR, mas MUITOS não querem se salvar: “Jesus Cristo morreu por todos, mas nem todos se salvam porque nem todos O reconhecem, nem todos seguem a sua lei, nem todos se servem dos meios de santificação que nos deixou” (São Pio X, Catecismo Maior, 112).

O povo de Israel fora PROIBIDO de fazer ALIANÇA com os habitantes de um acerta região.

O católico também não deve fazer “ALIANÇA”, isto é, AMIZADE, com as pessoas de uma “certa região” chamada MUNDO.

É vontade de Deus que o católico seja SANTO, e é impossível se SANTIFICAR SEGUINDO o MUNDO e suas MÁXIMAS.

O MUNDO é uma “região” perigosíssima; não é possível colocar num mesmo coração ELE e Deus: “Não ameis o mundo nem o que há no mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai” (1 Jo 2, 15), e: “Adúlteros, não sabeis que a amizade com o mundo é inimizade com Deus? Assim, todo aquele que quer ser amigo do mundo torna-se inimigo de Deus” (Tg 4, 4), e também: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo e minha escolha vos separou do mundo, o mundo, por isso, vos odeia” (Jo 15, 18-19).

Católico, Cristo Jesus te libertou das GARRAS de Satanás, por isso, NÃO PISE o SANGUE do Redentor, mas ABANDONE essa “região” perigosa que é o MUNDO e afaste-se de seus HABITANTES, que são os mundanos.

Não seja INGRATO! Não tape os ouvidos para a VOZ do Senhor que te livrou das garras do maligno.

Além de não se misturar com os habitantes daquela região, o povo de Israel deveria destruir seus altares, isto é, os altares dos ídolos: “... antes, destruireis os seus altares”.

Católico, você não foi criado por Deus para seguir o MUNDO e suas MÁXIMAS, mas sim, para DESTRUIR seus “ALTARES”.

O MUNDO é uma “região” terrivelmente IDÓLATRA; ele VIRA as “costas” para o Deus Eterno e presta culto àquilo que PASSA: “O mundo nada tem de bom e de estável. Seus bens não passam de vaidade, decepção e amargura. Suas promessas são estáveis, falsas e pérfidas. Suas honras, seus prazeres, suas amizades geram a escravidão, o pecado e a apostasia” (São Pedro Julião Eymard, A Divina Eucaristia, Vol. 3), e: “A sabedoria do mundo não é senão falsidade e mentira. É falsa em seu princípio, falsa nas suas virtudes e falsa nos seus vícios... A sabedoria do mundo é falsa em suas virtudes. Ela só se humilha para se exaltar; finge calar-se para que melhor a ouçam; mostra não se  importar com as coisas para as obter; sofre as injúrias por não poder vingar-se; é paciente, esperando ocasião de se irritar, caridosa quando lhe convêm, religiosa quando é um meio de agradar aos outros; é em tudo falsidade e hipocrisia” (M. Hamon).

O MUNDO, inimigo de Deus, do Santo Evangelho e das almas imortais, CONSTRÓI INÚMEROS ALTARES aos seus ÍDOLOS e prestam-lhes “CULTO” dia e noite. Ele Constrói ALTARES para os deuses: dinheiro, sexo, vaidade, imoralidade, poder...

Católico, PISE decididamente sobre esses deuses... DESTRUA seus altares... ARREMESSA esses deuses pelo chão... REDUZA-OS a cacos... Não SIRVA o MUNDO e seus ÍDOLOS, mas ADORE ao Deus verdadeiro.

 

Como é triste ver católicos desprezarem o Deus Eterno, para se rastejarem pelas sarjetas fedorentas do MUNDO. Deus, no dia do Juízo, perguntará para esses ingratos: “Por que fizestes isso?”

 

Como é repugnante encontrar membros da Santa Igreja Católica cantarolando músicas imorais pelas ruas de uma cidade. Sentem vergonha de Deus, mas servem ao MUNDO com fidelidade. Nosso Senhor que sabe de tudo, no dia do Juízo, perguntará para esses infiéis: “Por que fizestes isso?”

 

Como é vergonhoso ver adolescentes, moças e senhoras usando roupas escandalosas. Essas zombam do que é certo e exaltam a baixeza. O Deus Altíssimo, no dia do Juízo, perguntará para essas impudicas: “Por que fizestes isso?”

 

Católico, são milhares os ALTARES levantados pelo MUNDO inimigo da SANTIDADE; não se CURVE diante de nenhum deles, mas DESTRUA-OS.

Não abandone o Deus que te criou e que cuida de você, para SERVIR aos ÍDOLOS de PANO. O que essa FUMAÇA levada pelo vento pode lhe oferecer? Somente tristeza, angústia e vazio.

 

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 22 de setembro de 2008

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.

 

Depois de autorizado, é preciso citar:

Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Não fareis aliança”

www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0225.htm