FORTALECEI-VOS NO SENHOR

(Ef 6, 10)

 

“Finalmente, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder”.

 

O homem foi criado por Deus, mas não sairá vencedor nas batalhas que enfrentará nesse mundo com as próprias forças: “... ninguém se salvará por sua força” (Sl 32, 17). Ele precisa lembrar com frequência que não é o senhor do mundo. Acima do homem está um Ser Onipotente que pode o que ele não pode, que vê o que ele não vê e que sabe o que ele ignora.

O homem só será grande e forte se buscar forças no Deus Eterno: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4, 13).

As possíveis dificuldades que possam apresentar-se no trabalho apostólico ou na tarefa da própria santificação, não constituem um obstáculo insuperável, pois, apesar da indigência humana, contamos com a fortaleza que Deus nos proporciona. É necessário, pois, que nos deixemos ajudar, que recorramos ao Senhor diante da tentação e do desânimo: “Deus é nosso refúgio e nossa força, um socorro sempre alerta nos perigos” (Sl  46, 2). É preciso reconhecer humildemente a necessidade do auxílio de Deus, porque só com as nossas forças jamais sairemos vencedores: “O orgulhoso confia nas suas forças e por isso cai; mas o humilde, que só confia em Deus, ainda que o assaltem as mais veementes tentações, mantém-se firme e não sucumbe” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Em tudo o que fizermos encontraremos dificuldades. Jamais devemos desviar os olhos para as criaturas, mas sim, devemos fixá-los no Senhor que nos fortalece: “Roguei-te que, no meio das ocupações, procures levantar os teus olhos ao Céu perseverantemente, porque a esperança nos impele a agarrar-nos a essa mão forte que Deus nos estende sem cessar, com o fim de não perdermos o ponto de mira sobrenatural; isto também quando as paixões se levantam e nos acometem para nos aferrolharem no reduto mesquinho do nosso eu, ou quando – com pueril vaidade – nos sentimos o centro do universo. Eu vivo persuadido de que, sem olhar para o alto, sem Jesus, jamais conseguirei nada; e sei que a minha fortaleza, para me vencer e para vencer, nasce de repetir aquele brado: tudo posso n’Aquele que me fortalece, que contém a segura promessa de Deus de não abandonar os seus filhos, se os seus filhos não O abandonarem” (São Josemaría Escrivá).

Deus é poderoso... Deus é nossa força... Ele, qual guerreiro, nos defende: “Deus sai como um herói, como se fosse um guerreiro o seu zelo se inflama, ele ergue o grito de guerra, sim, ele grita, atira-se vitoriosamente sobre os seus inimigos” (Is 42, 13), e: “No Senhor nós esperamos confiantes, porque ele é nosso auxílio e proteção! Por isso o nosso coração se alegra nele, seu santo nome é nossa única esperança” (Sl 32, 20-21).

Católico, não se iluda com as criaturas, elas são falsas e interesseiras. Confie em Deus e busque força n’Ele... Ele te fortalecerá, fará aquilo que não fazem as criaturas: “De fato, só em Deus pode o homem achar sua força” (Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena).

É grande estupidez buscar força no adultério, nos botecos, no carnaval, nas praias, nas drogas, nas noitadas, no barulho de um clube, nas roupas escandalosas... tudo isso, pelo contrário, enfraquece ainda mais o católico tornando-o escravo do Demônio: “Aquele que comete o pecado é do diabo” (1 Jo 3, 8).

É no Deus Eterno que devemos nos fortalecer; fora d’Ele não existe verdadeira força, mas somente fraqueza.

Santa Catarina de Sena escreve: “Ó bondade infinita! E donde vem tanta força na vontade de vossa criatura? De vós, suma e eterna força! Daí vejo que a nossa vontade participa da fortaleza da vossa, porque de vossa vontade nos destes a nossa. Donde se conclui ser forte nossa vontade, na exata medida em que segue a vossa; e fraca, na medida em que da vossa ela se separa. É que criastes nossa vontade à semelhança da vossa, e, assim, estando na vossa, ela é forte... Em nossa vontade, ó Pai eterno, mostrais a fortaleza da vossa: se a um pequenino membro vosso comunicastes tanta fortaleza, qual não será a vossa, que sois Criador e Governador de todas as coisas”.

Se Deus é a nossa força, por que desesperarmos diante de um obstáculo? Confiemos no seu poder: “Deus é minha força e meu canto, a ele devo a salvação. Ele é meu Deus, e o glorifico, o Deus do meu pai, e o exalto. Deus é um guerreiro, Deus é o seu nome!” (Ex 15, 2-3).

Deus nos protege... Ele é nosso escudo. Por que recuarmos diante de uma ameaça feita pelos seguidores das trevas? Lutemos confiantes em Deus: “Deus é minha força e meu escudo, é nele que meu coração confia” (Sl 28, 7).

Tapemos os ouvidos e fechemos os olhos para as zombarias dos inimigos de Deus. Não percamos tempo com eles nem deixemos de iluminar com o nosso bom exemplo. Somos felizes porque Deus é nossa força... e sairemos vitoriosos: “Felizes os homens cuja força está em ti” (Sl 84, 6).

Deixe de pensar em suicídio! Olhe para o alto e veja que existe um Deus que te criou e que cuida de ti. Não cometa tamanha loucura... a salvação não está numa corda... num copo de veneno... numa bala de revólver... mas sim, em Deus: “Só em Deus a minha alma repousa, dele vem a minha salvação; só ele é minha rocha, minha salvação, minha fortaleza, - jamais vacilarei!” (Sl 62, 2-3).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 30 de agosto de 2010

 

 

Bibliografia

 

Sagrada Escritura

São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, 213

Santa Catarina de Sena, Preces e elevações

Pe. Gabriel de Santa Maria Madalena, Intimidade Divina, 296

Santo Afonso Maria de Ligório, A prática do amor a Jesus Cristo, cap. 9

Pe. Alexandrino Monteiro, Raios de Luz

Edições Theologica

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Fortalecei-vos no Senhor”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0299.htm