SE JUDAS ISCARIOTES PUDESSE VINGAR!

(Mt 10, 1-3)

 

“Chamou os doze discípulos... Estes são os nomes dos doze apóstolos... e Judas Iscariores, aquele que o traiu”.

 

Católico, Judas Iscariotes existiu: “Judas, que o estava traindo, estava também com eles” (Jo  18, 5).

Judas, o traidor, não é uma lenda... uma fábula... uma piadinha de esquina... Esse homem foi chamado por Cristo Jesus: “Chamou os doze discípulos... Estes são os nomes dos doze apóstolos... e Judas Iscariotes, aquele que o traiu”.

Quem foi Judas Iscariotes? Um apóstolo de Nosso Senhor: “Naqueles dias, ele foi à montanha para orar e passou a noite inteira em oração a Deus. Depois que amanheceu, chamou os discípulos e dentre eles escolheu doze, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, seu irmão André, Tiago, João, Filipe, Bartolomeu, Mateus, Tomé, Tiago, filho de Alfeu, Simão, chamado Zelota, Judas, filho de Tiago, e JUDAS ISCARIOTES, QUE SE TORNOU UM TRAIDOR” (Lc 6, 12-16).

Quem foi Judas Iscariotes? Um desrespeitoso e ladrão: “Disse, então, Judas Iscariotes, um de seus discípulos, o que o iria trair: ‘Por que não se VENDEU este perfume por trezentos denánios para DÁ-LOS aos pobres?’ Ele disse isso, não porque se  preocupasse com os pobres, mas porque era LADRÃO e, tendo a bolsa comum, roubava o que aí era colocado” (Jo  12, 4-6).

Quem foi Judas Iscariotes? Péssimo apóstolo: “Não vos escolhi, eu, aos Doze? No entanto, um de vós é um diabo! Falava de Judas, filho de Simão Iscariotes. Este, um dos Doze, o haveria de entregar” (Jo 6, 70-71).

Quem foi Judas Iscariotes? Apóstolo traidor: “Então um dos Doze, chamado Judas Iscariotes, foi até os chefes dos sacerdotes e disse: ‘O que me dareis se eu o entregar?’  Fixaram-lhe, então, a quantia de trinta moedas de prata. E a partir disso, ele procurava uma oportunidade para entregá-lo” (Mt 26, 14-16).

Quem foi Judas Iscariotes? Guia dos perseguidores de Jesus Cristo: “À frente estava o chamado Judas, um dos Doze...” (Lc 22, 47).

Quem foi Judas Iscariotes? Um homem falso, frio e ingrato: “O seu traidor dera-lhes um sinal, dizendo: ‘É aquele que eu beijar; prendei-o’. E logo, aproximando-se de Jesus, disse: ‘Salve, Rabi!’ e o beijou” (Mt 26, 48-49).

Quem foi Judas Iscariotes? Apóstolo que abusou da bondade de Jesus Cristo: “Judas se condenou, porque se atreveu a pecar confiando na clemência de Jesus Cristo” (São João Crisóstomo).

Quem foi Judas Iscariotes? Um Apóstolo que não perseverou até o fim: “Muitos começam bem, mas poucos são os que perseveram. Um Saul, um Judas, um Tertuliano, começaram bem, mas acabaram mal, porque não perseveraram como deviam” (São Jerônimo).

Quem foi Judas Iscariotes? Um desesperado e suicida: “O remorso é pena tão angustiosa, mesmo nesta vida, que alguns desgraçados para se livrar de seu peso suicidam-se. Um desses foi Judas que, como é sabido, desesperado, se enforcou” (Santo Afonso Maria de Ligório), e: “Ele, atirando as moedas no Templo, retirou-se e foi enforcar-se” (Mt 27, 5).

Quem foi Judas Iscariotes? Um homem “rejeitado” pelas próprias entranhas: “Ora, este homem adquiriu um terreno com o salário da iniquidade e, caindo de cabeça para baixo, arrebentou pelo meio, derramando-se todas as suas entranhas” (At 1, 18).

Católico, aí está um RESUMO de quem foi Judas Iscariotes.

NÃO se deve olhar para Judas Iscariotes com DESDÉM, ZOMBARIA e DESPREZO, mas sim, é preciso olhar para esse MONSTRO com certa CAUTELA, porque ele está muito “VIVO”... “VIVÍSSIMO”... são MILHÕES os seus seguidores... ele “passeia” sorrateiramente entre nós.

Se ANALIZARMOS com CORAGEM e SINCERIDADE... sem MELOSIDADE e JOGO de CINTURA... chegaremos à conclusão de que os seguidores de Judas Iscariotes estão ultrapassando os seguidores de Nosso Senhor... quem sabe já ultrapassou.

Católico, esse homem NÃO deve ser DESPREZADO, ESQUECIDO, DEIXADO de LADO... mas sim, deve ser ESTUDADO MINUCIOSAMENTE... MEDITADO PROFUNDAMENTE... ser COMPARADO com os católicos de hoje...

Judas Iscariotes está ATUAL... ATUALÍSSIMO... às vezes na sua própria casa.

Hoje, “Judas” está espalhado em todos os lugares: Nas fábricas, nas famílias, na Igreja, nas esquinas, nos ônibus, nos aviões, nas escolas, nas faculdades, no esporte, na política, nos bancos... em todos os lugares existem católicos que ocupam altíssimos cargos... são aplaudidos e elogiados... mas NÃO estão bem com Deus... são TRAIDORES...vivem LONGE do Senhor... TRAMAM contra Cristo e Sua Igreja... contra as almas imortais... contra o bem... são interesseiros...VENDEM o Senhor pelos próprios interesses...por um prato do lentilha...

Católico, como já foi mencionado, Judas está ATUAL... e existem MILHARES de católicos, “JUDAS MODERNOS”, que brincam ANUALMENTE com essa TERRÍVEL CRIATURA... criatura que traiu um Deus.

Com certeza você já ouvir falar ou até já participou da MALHAÇÃO de JUDAS ou QUEIMA de JUDAS; tradição CADUCA, dentre muitas, trazida pelos portugueses e espanhóis para a América Latina. É realizado sempre no Sábado de Aleluia, simbolizando a morte de Judas Iscariotes. Consiste em surrar um BONECO do tamanho de um homem, forrado de serragem, trapos e jornal, pelas ruas de um bairro e atear fogo, normalmente ao meio-dia.

Em Mt 7, 5 diz: “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho...”

Católico, será que um “JUDAS MODERNO” tem MORAL para surrar ou queimar o BONECO de Judas Iscariotes? Não seria isso um SHOW de HIPOCRISIA?

O católico de BATISMO, que vive com um pé” no INFERNO, tem MORAL para surrar o BENECO de Judas? “Quem, sendo muito embora membro da Igreja Católica, não pusesse em prática os seus ensinamentos, este seria membro morto, e, portanto, NÃO SE SALVARIA, porque para a SALVAÇÃO de um adulto REQUEREM-SE NÃO SÓ o BATISMO e a FÉ, mas também as OBRAS conformes à fé” (São Pio X).

Não é ridículo ver o FILHO surrar o próprio PAI?

O católico NÃO-PRATICANTE, que não participa da Santa Missa nem aos domingos, que não confessa, que vive de costas voltadas para os Mandamentos da Lei de Deus e da Santa Igreja... tem MORAL para queimar o BENECO de Judas? “Por conseguinte, dizer-se ‘católico não-praticante’ equivale na verdade a confessar que se está em ESTADO de PECADO, e será necessário prestar contas disso no dia do Juízo” (Edouard Clerc, monge).

Não é uma palhaçada ver o DISCÍPULO queimar o próprio MESTRE?

O católico que VIVE em PECADO MORTAL... mergulhado nas TREVAS... adormecido nas garras do demônio... tem MORAL para surrar o BENECO de Judas? “Membros mortos da Igreja são os fiéis que estão em pecado mortal” (São Pio X).

Não é uma estupidez ver “JUDAS” surrar o BONECO de Judas?

Sábado Santo não é dia para essas TRADIÇÕES CADUCAS, para esse SHOW de HIPOCRISIA... mas sim, é dia de MEDITAÇÃO e SILÊNCIO: “Que está acontecendo hoje? Grande silêncio na terra. Grande silêncio e por isso solidão. Grande silêncio porque o Rei está dormindo...” (De antiga Homilia no grande Sábado Santo).

Católico, PENSOU SE JUDAS ISCARIOTES PUDESSE VINGAR? Se ele pudesse JOGAR no ROSTO dos “JUDAS MODERNOS” todas as SUAS TRAIÇÕES?

Se Judas Iscariotes pudesse SURRAR todos os CATÓLICOS TRAIDORES, seria preciso DESMATAR toda a floresta amazônica para arranjar milhões de PORRETES.

Se ele pudesse QUEIMAR todos os “JUDAS MODERNOS” que trazem na testa somente o rótulo de católico, seria preciso REUNIR todos os vulcões do mundo.

É RIDÍCULO ver “JUDAS” brincando com Judas.

Católico, JÁ PENSOU se Judas Iscariotes pudesse GRITAR no rosto de cada CATÓLICO TRAIDOR os itens que se seguem:

1. O que você está fazendo do BATISMO que recebeu... da PRIMEIRA COMUNHÃO e da CRISMA?

É assim que age um FILHO de Deus e SOLDADO de Cristo?

2. Você é um LADRÃO, porque serve o mundo ao invés de servir ao seu Salvador... todo esse tempo perdido com o mundo está sendo roubado de Deus.

3. Você é um DESRESPEITOSO e AVARENTO, porque usa dos seus bens para saciar sua vaidade... e nega ajudar as obras de Deus.

4. Quantas vezes você já GUIOU os inimigos da Santa Igreja para apunhalá-la pelas costas!

5. Quantas vezes FINGIU ser fiel a Jesus Cristo, mas escondidamente, ajudou aprovar leis contrárias aos Dez Mandamentos!

6. Quantas vezes você VENDEU o seu Salvador por um momento de prazer!

7. Já tentou o SUICÍDIO por várias vezes!

Católico, ao invés de participar HIPOCRITAMENTE dessa TRADIÇÃO CADUCA de SURRAR e QUEIMAR o BONECO de Judas Iscariotes, aproveite esse tempo para FAZER com SINCERIDADE uma COMPARAÇÃO da sua vida com a dele.

Será que você é realmente fiel a Nosso Senhor Jesus Cristo?

Cuidado! Não brinque com algo tão sério!

Leia com atenção: “A queda de Judas representa para nós uma ADVERTÊNCIA... Com efeito, causa vertigem pensar que um homem bom, escolhido e preparado por Deus para realizar uma grande missão, um homem que conviveu intimamente com o próprio Jesus e que tinha todas as condições para ser fiel até o fim e muito santo, tenha caído tão fundo. Essa advertência torna-se ainda mais forte, se nos lembrarmos de que não foi só Judas que traiu. Os outros Apóstolos também traíram o Senhor, embora de outro modo, e até o próprio Pedro, o Príncipe dos Apóstolos, traiu Cristo. Ele que tinha recebido a missão de ser a rocha incomovível sobre a qual se deveria edificar a Igreja ao longo dos séculos, negou covardemente o Senhor. Judas e Pedro. Duas histórias que nos colocam diante do mistério do mal, dos abismos de maldade que existem no coração de todo o ser humano. Sem dúvida, uma ADVERTÊNCIA IMPORTANTE” (Otto Hophan).

Rezemos com fervor: “Ó Senhor, serei certamente salvo se perseverar até o fim, mas há ser virtuosa esta perseverança para merecer a salvação; de Vós me vem a virtude que me salva; sois Vós que me fazeis perseverar até obter a salvação” (Santo Agostinho).

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 13 de outubro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Se Judas Iscariotes pudesse vingar!”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0332.htm