TU SABES QUE TE AMO

(Jo 21, 17)

 

“Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que te amo”.

 

Apesar das três negações do Apóstolo Pedro durante a Paixão, Jesus Cristo confere-lhe agora o Primado prometido: “Jesus Cristo interroga Pedro por três vezes, como se lhe quisesse dar a oportunidade de reparar a sua tripla negação. Pedro já aprendeu, escarmentado com a sua própria miséria: está profundamente convencido de que são inúteis aqueles seus alardes temerários; tem consciência da sua debilidade. Por isso, põe tudo nas mãos de Cristo: Senhor, Tu sabes que eu Te amor” (São Josemaría Escrivá, Amigos de Deus, n.° 267).

Nós também negamos e traímos a Nosso Senhor. Apesar das nossas infidelidades, Jesus Cristo nos perdoa e espera que O amemos de todo o coração: “Ó paciência divina! Se Deus não fosse Deus pareceria injusto pela sua paciência para com o pecador” (Santo Agostinho), e: “Quantas vezes, cristãos, te mostrastes surdo à voz de Deus? Há muito merecias que não te chamasse mais. Deus, entretanto, não cessa de chamar-te, porque deseja que estejas em paz com ele e assim te possas salvar... Quem é aquele que te chama assim? Um Deus de infinita majestade. E quem eras tu senão um verme miserável e vil? E para que te chama? Não pode ser senão para te restituir a vida da graça que tinhas perdido” (Santo Afonso Maria de Ligório).

Católico, não APROVEITEMOS da BONDADE de Nosso Senhor para O OFENDERMOS; mas sim, para DIZER-LHE: TU SABES QUE TE AMO.

Pensemos com sinceridade nas nossas INGRATIDÕES, TRAIÇÕES, NEGAÇÕES e INFIDELIDADES para com Cristo Jesus, e digamos-Lhe com o coração arrependido e com firme propósito de emenda: TU SABES QUE TE AMO.

 

TU SABES QUE TE AMO. Amá-Lo NÃO da boca para fora... mas sim, com as OBRAS e de CORAÇÃO: “Não se pode amar a Deus sem testemunhar-Lhe esse nosso amor com as nossas obras... Amar a Deus com todo o nosso coração é amar somente a Ele, é torná-lo presente em tudo aquilo que amamos... Amar a Deus não consiste somente em dizer-Lhe com a boca: meu Deus, eu te amo. Amar a Deus com todo o coração, com toda a mente e com todas as forças é preferi-Lo a tudo, é estar pronto a perder os bens, a honra, a própria vida a ofendê-Lo. Amar a Deus é não amar nada acima d’Ele, nada que compartilhe com Ele o nosso coração... ” (São João Maria Vianney).

 

TU SABES QUE TE AMO. Amá-Lo NÃO com egoísmo... mas com toda a ALMA e FORÇAS: “Amar a Deus com toda a alma é empregar todas as faculdades e potência em testemunhar que é Ele só o objeto do nosso amor; recordando com a memória os seus benefícios, aprofundando com o entendimento os seus divinos atributos e vivendo unido a Ele pela vontade, pondo de lado todos os outros afetos que não encaminhem para o seu amor. Amar a Deus com todas as forças é aplicar ao seu serviço não só as potências da alma, mas todo o vigor do corpo. É não dar um passo que não se encaminhe a conhecê-Lo; é não fazer obra que não tenha por alvo a sua maior glória, e não proferir palavra que não convenha à sua divina presença, é não usar dos sentidos que não seja para admirar e louvar as maravilhas do seu poder” (Pe. Alexandrino Monteiro).

 

TU SABES QUE TE AMO. Amá-Lo NÃO poupando-nos... mas amá-Lo até MORRER: “Gostaria de amá-Lo tanto... a ponto de morrer por ele” (Bem-aventurada Elisabete da Trindade).

 

TU SABES QUE TE AMO. Amá-Lo VERDADEIRAMENTE... para fazermos nossa MORADA n’Ele e Ele em nós: “Deus é amor! Que frase curta! Sim, a expressão é breve; é frase bem pequena! Mas quão grande peso tem! Deus é amor... quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele. Faze tua morada em Deus e sê tu morada de Deus; permanece em Deus e Deus permanecerá em ti. Fica Deus em ti para conservar-te em si; permanece tu em Deus para não caíres” (Santo Agostinho).

 

TU SABES QUE TE AMO. Amá-Lo NÃO friamente... mas com o coração em chamas: “Amor produz amor: apesar da minha miséria e de estar ainda muito no princípio, jamais quero descuidar de considerar esta verdade e de estimular-me a amar. Quando Vós, ó Senhor, me fizerdes a graça de acender-me no coração este fogo ardente, tudo se me tornará fácil e poderei, em breve, passar às obras, sem nenhum cansaço. Meu Deus, pelo amor que nos tivestes e por vosso divino Filho, que por nosso amor tanto sofreu, dai-me esta chama de que tanto necessito” (Santa Teresa de Jesus).

 

TU SABES QUE TE AMO. São Pedro disse essas palavras com sinceridade. Nada de sentimentalismo e poesia em seu comportamento e coração.

Ele AMOU a Nosso Senhor ao ponto de DERRAMAR o sangue por Ele: “Ele (Nero), portanto, proclamado primeiro inimigo de Deus entre os que mais o foram, levou sua exaltação ao ponto de fazer degolar os Apóstolos. Diz-se efetivamente que, sob seu império, Paulo foi decapitado na mesma Roma e Pedro foi crucificado” (Eusébio de Cesaréia, História Eclesiástica).

Católico, o seu amor para com Deus é VERDADEIRO ou INTERESSEIRO?

 

Pe. Divino Antônio Lopes FP.

Anápolis, 01 de novembro de 2010

 

 

 

 

 

Este texto não pode ser reproduzido sob nenhuma forma; por fotocópia ou outro meio qualquer sem autorização por escrito do autor Pe. Divino Antônio Lopes FP.
Depois de autorizado, é preciso citar:
Pe. Divino Antônio Lopes FP. “Tu sabes que te amo”
www.filhosdapaixao.org.br/escritos/comentarios/escrituras/escritura_0334.htm